Resultados 1 a 19 de 19

Tópico: ventilador bmw

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão ventilador bmw

    Boas, tenho um E36 318i com motovelintador acopolado com a bomba de água... a minha questão é, se a 90º com o motor desligado conseguem-no rodar e com o motor ligado conseguem no parar.

    porque acabei de queimar a junta da cabeça, e estive a estudar o ventilador acho estranho, em alguns carros não se consegue parar e no eu consigo, agora dúvido que seja o viscoso.

    cumps

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    Boas, tenho um E36 318i com motovelintador acopolado com a bomba de água... a minha questão é, se a 90º com o motor desligado conseguem-no rodar e com o motor ligado conseguem no parar.

    porque acabei de queimar a junta da cabeça, e estive a estudar o ventilador acho estranho, em alguns carros não se consegue parar e no eu consigo, agora dúvido que seja o viscoso.

    cumps
    A ventoinha é mecânica e trabalha através duma correia ?

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    A ventoinha é mecânica e trabalha através duma correia ?
    se está acopolada à bomba de água sim, é

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    se está acopolada à bomba de água sim, é
    Acho isso estranho ... de qualquer forma é melhor perguntar a quem conheça esse modelo

    Pelas minhas contas, quando pára a ventoinha, pára também a bomba de àgua. Ora, se isso acontece, deixa de haver circulação da àgua e tem mesmo que haver sobre aquecimento do motor

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de David318IS
    Data de Inscrição
    Jun 2007
    Localização
    St. Iria de Azoia
    Mensagens
    225

    Padrão

    Boas,

    a ventoinha tem um viscoso que trabalha consoante o aquecimento que o carro tem variando tambem com a rotação do motor. Para alem dessa ventuinha tem uma outra electrica igual ás que qq carro tem.

    quando desligo o motor do meu carro a ventoinha para, agora com o carro a trabalhar nunca tentei para-la, ainda que deva de ser possivel.

    O problema pode estar simplesmente na bomba de agua ou então no diferencial viscoso da ventoinha que por vezes falha, acho que na bmw ou numa bosch car service fazem o diagnostico facilmente

    1ab

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de David318IS
    Data de Inscrição
    Jun 2007
    Localização
    St. Iria de Azoia
    Mensagens
    225

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    pois o viscoso também parece-me falhar, mas é uma questão de experimentar num que esteja bom. é que queimar a junta de uma hora para outra sem haver fugas no sistema, não vejo outra razão.

    bom site mesmo, dá imaneso jeito e as imagens são as mesmas da BMW

  8. #8
    Botas&Botas Average 2 Avatar de Botas&Botas
    Data de Inscrição
    Apr 2009
    Localização
    Portugal
    Mensagens
    139

    Padrão Motoventilador

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    Boas, tenho um E36 318i com motovelintador acopolado com a bomba de água... a minha questão é, se a 90º com o motor desligado conseguem-no rodar e com o motor ligado conseguem no parar.
    cumps
    Viva caro amigo.

    A resposta á sua pergunta é «nim» !

    O ventilador de arrefecimento do seu carro, possui um nucleo de (cerina) um derivado da cera, que com o calor expande e torna o veio da élice solidário com o veio da bomba de água, pode tambem ser por acoplamento termico e pressão de óleo, se eventualmente for de acoplamento electromagnético a resposta já será sim.

    Caso seja de acoplamento electromagnético normalmente os scaner de diagnóstico identificam o problema, se não for o caso, como me parece, terá de ser um humano a fazer o diagnóstico.

    Até breve

    A.Botas

  9. #9
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    QUe confusão que para aqui vai!!

    Bem, quase todos os BMW possuem uma ventoinha de refrigeração accionada por correia mas com o nucleo em silicone.
    A chamada viscosa.
    O que se passa, é que consoante o motor aquece, e por termocondutividade, o silicone aquece, tornando-se mais espeso, fazendo com que as alhetas que circulam dentro do silicone praticamente parem, fazendo a ventoinha girar com mais força.
    Isto mantem a temperatura dentro do habitaculo do motor constante.

    Se com o carro a 90º consegues parar a ventoinha, significa que o nucleo viscoso entregou a alma ao criador.
    Existem maneiras de recuperar com um silicone da Toyota, se quiseres explico-te por PM.

    Se conseguias parar a ventoinha, simplesmente sobreaqueceu o carro e a junta foi-se...

    Só há o accionamento electrico, nos carros com ar-condicionado, pois é um auxiliar ao radiador do AC.
    Nesses casos, a ventoinha electrica entra em acção quando atinge os 95º...

    Se precisares de mais esclarecimentos, é só dizeres...
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    e se eu prendê-lo a 100% mecanicamente??
    noto muito nos consumos? o carro demorará muito mais tempo a aquecer?

  11. #11
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    e se eu prendê-lo a 100% mecanicamente??
    noto muito nos consumos? o carro demorará muito mais tempo a aquecer?
    O problema em prender a ventoinha à viscosa é que a viscosa é em aluminio e o parafuso do ventilador é em aço.
    Logo, vai ser complicado para soldar.
    Pior, é que vai ficar completamente desequilibrado.
    Nem quero imaginar como vai ficar o teu carro quando passares as 3000rpm.
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    O problema em prender a ventoinha à viscosa é que a viscosa é em aluminio e o parafuso do ventilador é em aço.
    Logo, vai ser complicado para soldar.
    Pior, é que vai ficar completamente desequilibrado.
    Nem quero imaginar como vai ficar o teu carro quando passares as 3000rpm.
    prêndelo com ele no sítio, em vez de soldar, fura-se e põe-se quantos pernos forem precisos.

    mas isso das 3000 estas a falar por causa do desequilíbrio?

  13. #13
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    prêndelo com ele no sítio, em vez de soldar, fura-se e põe-se quantos pernos forem precisos.

    mas isso das 3000 estas a falar por causa do desequilíbrio?
    Pois...
    Onde vi a comentarem foi num série 7 E32, ele meteu dois pingos de solda no parafuso, coisa minúscula mesmo mas o suficiente para prender a ventoinha.
    Segundo o homem falou, aquilo quanto mais subia de rotação mais o carro tremia, e que às 3000rpm ficava mesmo insuportável.

    Mas se queres resolver isso definitivamente, instala uma ventoinha eléctrica.
    Nada de especial a nível de montagem e nunca mais tens problemas com a viscosa.

    Assim que tiver t€mpo, o meu iS vai levar exactamente o mesmo.
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Pois...
    Onde vi a comentarem foi num série 7 E32, ele meteu dois pingos de solda no parafuso, coisa minúscula mesmo mas o suficiente para prender a ventoinha.
    Segundo o homem falou, aquilo quanto mais subia de rotação mais o carro tremia, e que às 3000rpm ficava mesmo insuportável.

    Mas se queres resolver isso definitivamente, instala uma ventoinha eléctrica.
    Nada de especial a nível de montagem e nunca mais tens problemas com a viscosa.

    Assim que tiver t€mpo, o meu iS vai levar exactamente o mesmo.
    sim sim, não é nada de especial a nivel de montagem, bem pensado, até pode-se arranjar numa sucata...

  15. #15
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    sim sim, não é nada de especial a nivel de montagem, bem pensado, até pode-se arranjar numa sucata...
    Sei que é de rir, mas o que normalmente se usa, é uma ventoinha do sistema de ar-condicionado, montada onde estava a viscosa e valvula termica a 80º que te deve custar para ai uma fortuna tipo 3€...

    Depois é só um fusivel para ai de 5amp, ligação à caixa de fusiveis e tá pronto...
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Sei que é de rir, mas o que normalmente se usa, é uma ventoinha do sistema de ar-condicionado, montada onde estava a viscosa e valvula termica a 80º que te deve custar para ai uma fortuna tipo 3€...

    Depois é só um fusivel para ai de 5amp, ligação à caixa de fusiveis e tá pronto...
    e essa válvula termica pões onde? visto que o corpo do termostato nem vem com a furação para tal.

  17. #17
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    e essa válvula termica pões onde? visto que o corpo do termostato nem vem com a furação para tal.
    Um adaptador num dos tubos de saida de agua do motor para o radiador.
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de leobxb
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    3.157

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Um adaptador num dos tubos de saida de agua do motor para o radiador.
    ok então, obrigadão pela dica. pois se calhar vou fazer mesmo isso... eu acho um grande atraso de vida andar com o viscoso, tira potência ao motor, estraga-se... bah, quando eu montar isso vou-te consultar, mais pormenorizadamente ok?

  19. #19
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de leobxb Ver Post
    ok então, obrigadão pela dica. pois se calhar vou fazer mesmo isso... eu acho um grande atraso de vida andar com o viscoso, tira potência ao motor, estraga-se... bah, quando eu montar isso vou-te consultar, mais pormenorizadamente ok?
    Estás à vontade pois eu vou fazer o mesmo no meu!
    '95 BMW E36 318Tds Touring

Tópicos Similares

  1. Respostas: 2
    Última Resp.: 10-01-2011, 00:25
  2. Consumo do ventilador
    Por striker_ no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 1
    Última Resp.: 10-11-2009, 09:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •