Boas, tenho um E36 318i com motovelintador acopolado com a bomba de água... a minha questão é, se a 90º com o motor desligado conseguem-no rodar e com o motor ligado conseguem no parar.
porque acabei de queimar a junta da cabeça, e estive a estudar o ventilador acho estranho, em alguns carros não se consegue parar e no eu consigo, agora dúvido que seja o viscoso.
cumps
Boas,
a ventoinha tem um viscoso que trabalha consoante o aquecimento que o carro tem variando tambem com a rotação do motor. Para alem dessa ventuinha tem uma outra electrica igual ás que qq carro tem.
quando desligo o motor do meu carro a ventoinha para, agora com o carro a trabalhar nunca tentei para-la, ainda que deva de ser possivel.
O problema pode estar simplesmente na bomba de agua ou então no diferencial viscoso da ventoinha que por vezes falha, acho que na bmw ou numa bosch car service fazem o diagnostico facilmente
1ab
Dá aqui uma vista de olhos:
http://bmwfans.info/parts/catalog/E3...browse/engine/
pois o viscoso também parece-me falhar, mas é uma questão de experimentar num que esteja bom. é que queimar a junta de uma hora para outra sem haver fugas no sistema, não vejo outra razão.
bom site mesmo, dá imaneso jeito e as imagens são as mesmas da BMW
Viva caro amigo.
A resposta á sua pergunta é «nim» !
O ventilador de arrefecimento do seu carro, possui um nucleo de (cerina) um derivado da cera, que com o calor expande e torna o veio da élice solidário com o veio da bomba de água, pode tambem ser por acoplamento termico e pressão de óleo, se eventualmente for de acoplamento electromagnético a resposta já será sim.
Caso seja de acoplamento electromagnético normalmente os scaner de diagnóstico identificam o problema, se não for o caso, como me parece, terá de ser um humano a fazer o diagnóstico.
Até breve
A.Botas
QUe confusão que para aqui vai!!
Bem, quase todos os BMW possuem uma ventoinha de refrigeração accionada por correia mas com o nucleo em silicone.
A chamada viscosa.
O que se passa, é que consoante o motor aquece, e por termocondutividade, o silicone aquece, tornando-se mais espeso, fazendo com que as alhetas que circulam dentro do silicone praticamente parem, fazendo a ventoinha girar com mais força.
Isto mantem a temperatura dentro do habitaculo do motor constante.
Se com o carro a 90º consegues parar a ventoinha, significa que o nucleo viscoso entregou a alma ao criador.
Existem maneiras de recuperar com um silicone da Toyota, se quiseres explico-te por PM.
Se conseguias parar a ventoinha, simplesmente sobreaqueceu o carro e a junta foi-se...
Só há o accionamento electrico, nos carros com ar-condicionado, pois é um auxiliar ao radiador do AC.
Nesses casos, a ventoinha electrica entra em acção quando atinge os 95º...
Se precisares de mais esclarecimentos, é só dizeres...
'95 BMW E36 318Tds Touring
e se eu prendê-lo a 100% mecanicamente??
noto muito nos consumos? o carro demorará muito mais tempo a aquecer?
O problema em prender a ventoinha à viscosa é que a viscosa é em aluminio e o parafuso do ventilador é em aço.
Logo, vai ser complicado para soldar.
Pior, é que vai ficar completamente desequilibrado.
Nem quero imaginar como vai ficar o teu carro quando passares as 3000rpm.
'95 BMW E36 318Tds Touring
Pois...
Onde vi a comentarem foi num série 7 E32, ele meteu dois pingos de solda no parafuso, coisa minúscula mesmo mas o suficiente para prender a ventoinha.
Segundo o homem falou, aquilo quanto mais subia de rotação mais o carro tremia, e que às 3000rpm ficava mesmo insuportável.
Mas se queres resolver isso definitivamente, instala uma ventoinha eléctrica.
Nada de especial a nível de montagem e nunca mais tens problemas com a viscosa.
Assim que tiver t€mpo, o meu iS vai levar exactamente o mesmo.
'95 BMW E36 318Tds Touring
Sei que é de rir, mas o que normalmente se usa, é uma ventoinha do sistema de ar-condicionado, montada onde estava a viscosa e valvula termica a 80º que te deve custar para ai uma fortuna tipo 3€...
Depois é só um fusivel para ai de 5amp, ligação à caixa de fusiveis e tá pronto...
'95 BMW E36 318Tds Touring