Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 52

Tópico: sobre arvore de cames

  1. #1
    SDI
    SDI está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    10

    Padrão sobre arvore de cames

    Ola gostava de saber uma opiniao tenho um ibiza sdi de 68cv ja tenho repro no carro mas gostava de dar mais um pouco de vida eu pensei em meter uma arvore de cames ou outra bomba injectora e bicos com mais debito mas o que me dizem sobre a arvore de cames ja agora qual a ideal para la sabem de alguma casa que faça isso queria mais informaçoes pois nao sei se a minha pode ser trabalhada ou se leva uma diferente desde ja o meu obrigado

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Boas! A tua questao é mto tecnica mas espero ajudar qq coisa!

    Tens turbo no ibiza? Geralmente os carros sobre-alimentados têm os ressaltos das cames diferentes! Se o teu é aspirado não vais notar grandes diferenças se meteres outras cames, porque a arvore de cames só diz respeito ao tempor de admissão e escape!

    Como nao tens turbo para acelerar estes 2 tempos de trabalho, nao te interessa outras cames! Podes ter + potencia a alta rotação mas perdes em binario...ou seja, tapas a cabeças mas destapas os pés

    Conselho: turbina isso

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2003
    Localização
    pinheiro
    Mensagens
    121

    Padrão

    eu discordo.
    a arvore de cames seja em que motor for é a alma do mesmo, pois é o que faz o enchimento dos cilindros

    bem essa dos ressaltos... queres dizer graduação talves? pois os ressaltos nada dizem é a penas o levantamento de valvulas

    respondendo ao topico, a cam resulta mas não faz milagres

    tsch
    turbo powered ...
    e xpto

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    A arvore de cames é k faz o enchimento???...

    Entao sou eu que nunca abri motores na vida...

    As valvulas apenas deixam entrar o ar que combinado com o combustivel, origina a combustao! O ar entra porque (no caso dos aspirados) o embolo provoca uma depressao quando no ciclo termico se dá o 1. tempo de trabalho k é a admissao!!
    No caso dos turbinados é a pressao de sobrealimentação que determina a quantidade de ar que entra no cilindro...

    As valvulas, neste caso os ressaltos (arvore de cames ou veio de excentricos ou veio de ressaltos it´s the same) têm outra configuração! São + longos e pontiagudos...

    É a alma do motor?? Eu penso que seja a compressao...mas isso sou eu...pk tens um elemento liquido e outro gasoso e pretendes produzir trabalho o elemento fundamental no motor é a eficiencia da combustao!

    cumps

  5. #5
    TXP Senior Avatar de Blue_Tdi
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Com as Gatas
    Mensagens
    631

    Padrão

    eu não ia ja para as cames....

    se queres potencia, começa por meter um turbo

    tens ai um bom motor para mexer....

    mas deixa as cames para depois de teres 200cv's

  6. #6
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    tal como klk motor, s as cames tiverem mais levantamento e/ou duração e/ou cruzamento consegue-se um melhor enchimento das câmaras... o k acompanhado do mapeamento vai dar mais cavalos... geralmente em regimes mais elevados...

    só k num diesel aspirado nnc s pode esperar mto... mas k há melhoras, isso há...

    XAD + XADT

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2003
    Localização
    pinheiro
    Mensagens
    121

    Padrão

    bem eu de motores não percebo nada,

    ora então vamos la ; não é a valvula que faz o enchimento ?
    volto a discordar na minha terra é a cam que cordena o enchimemento mas ...
    bem entao arranja la um motor comprime o que quizeres usa a taxa de compressão que se julgue correcta e usa uma cam com levamento de 1mm
    e ve la onde estão os cavalos...

    como é obvio o motor é 1 conjunto de peças , mas o que controla o
    enchimento é a cam , de que te serve teres 1 turbo do tamanho de 1 comboio se a valvula não levanta ? ou se o tempo de enchimento é diminuto ?

    a alteração da taxa de compressão modifica bastante a potencia de 1 motor, mas se for muito elevada aumenta demasiado a temperatura
    das admissões, e ao que me parece o calor não é um bom aliado da potencia

    tsch
    JC
    turbo powered ...
    e xpto

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Entao nao podes utilizar uma cam de 1mm de abertura? Desde que entre a quantidade de ar suficiente para a combustão é na boa!

    Tens que arranjar uma maneira de colocar lá a massa de ar suficiente para fazer a combustao do combustivel, ou seja, sobre-alimentação!!!

    A cam coordenada a entrada e saida do ar/gases de escape, nao é por causa delas que o ar entra...elas só deixam entrar/sair o ar que o embolo (através da depressao) "chupa" para a camara de combustao!

    Cumps

    p.s. Has-de ver a abertura das válvulas dum F1 e dp fala cmg

  9. #9
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    cm 1mm d lift só deve ser preciso vávulas maiores k os pistons pa encher bem... ou então umas 20 por cilindro...

    e sim... é por depressão k entra... por alguma coisa são motores Aspirados... mas se tiveres mais lift e duração consegues meter mais ar e mais limpo... até pk a inércia dos gases queimado a sair ajuda aos da admissao a entrar... pra isso existe o cruzamento...

    e os F1 n tem nd a ver cm a discussao daki... a n ser k o teu carro abra as vávulas por acção pneumatica... o k sinceramente n me parece...

    XAD + XADT

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Pode nao ser por acção pneumática mas pode ser por acção hidráulica se for um VTEC, ou um VVT-i, etc, etc, que têm abertura variavel de valvulas! Isso agora...

    Podes ter a válvula de admissão 5/10mm aberta que o ar que vai entra é sempre o mesmo...a quantidade de ar vai ser aquela que o curso do embolo consigo "deprimir" para si...se tiveres um motor turbinado o tempo de abertura da válvula reduz drasticamente dai dizer que nao sao as valvulas que mandam! Influenciam mas nao mto...

    O cruzamento de válvulas faz-se para libertar + rapidamente os gases de escape...no caso dos sobrealimentados o tempo de cruzamento tb é reduzido drasticamente!

    Conclusão : é melhor por um turbo e deixar as cam para ultimo

  11. #11
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    V-TEC tem abertura d válvulas hidráulica?? LOL
    onde ek tu aterraste? ek n vi o teu para-quedas...

    só uma dica... antes d vires postar o k ker k seja... ao menos vai ler klk coisa sobre o assunto... ek o v-tec é activado por meio hidraulico... mas as valvulas continuam a abrir por meio mecânico...

    se começares por LER COISAS DAKI e procurares um pco mais, pode ser k aprendas alguma coisa... e ai sim, dp ja podes explicar...

    XAD + XADT

  12. #12
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Wherever i may roam
    Mensagens
    3.521

    Wink

    Vocês estão a discutir coisas técnicas muito engraçadas!

    Mantenham essa boa discussão e não entrem numa "fria" s.f.f...

    Senão será mais um tópico deitado á rua!

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
    Fiat 124 Special T
    Fiat Coupe 20VT
    BMW M4

  13. #13
    Member Average
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Mensagens
    58

    Padrão

    hey...sou novo aki...mas axo k a valvula de admissao d um cilindro ker esteja aberta 1, 2mm ou k for, como o cilindro e enxido d ar pla sucçao do movimento descendente do piston(aspiraçao) o ar k entra e semp o msm...
    axo k n tras mt ganhos em motores aspirados uma substituicao da arvore cames...

    tenho uma seat igual...mas ha semp akele problema, ek um home k estuda..n tem guito pa mt

  14. #14
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Entra sempre o mesmo volume, pq não entra mais nada para o cilindro e o piston desce o mesmo curso.. O problema é que se o ar entrar com dificuldade (devido ao lift curto ou à duração - em ângulo - da abertura das válvulas), entra com pouca densidade ou seja, pouco oxigénio, o que faz com que não permita queimar tanto combustível e consequentemente não gera tanto binário/potência.

    Nos aspirados (ou nos turbinados muito mexidos) é que realmente faz diferença, porque o facto do binário subir para os regimes elevados faz com que seja produzida mais potencia. Num motor turbo que não seja para ganhar MUITA potência, normalmente basta ter mais binário aos mesmos regimes que anteriormente.
    Última edição por Cap; 21-03-2007 às 18:41.

  15. #15
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    "V-TEC tem abertura d válvulas hidráulica?? LOL
    onde ek tu aterraste? ek n vi o teu para-quedas..."

    Até te fazia um desenho e explicava-te ao pormenor como funciona o VTEC e o I-VTEC! Mas pelos vistos és piloto de F16 e nao vieste aki para ajudar o rapaz mas sim só armado em bom...th k começar a ir à tua oficina arranjar os carros dos meus clientes...porque pelos vistos ando a acabar Eng. Mecânica mas nao percebo nada disto

    "só uma dica... antes d vires postar o k ker k seja... ao menos vai ler klk coisa sobre o assunto... ek o v-tec é activado por meio hidraulico... mas as valvulas continuam a abrir por meio mecânico"...Correcto...onde está a duvida?

    "s começares por LER COISAS DAKI e procurares um pco mais, pode ser k aprendas alguma coisa... e ai sim, dp ja podes explicar..." SIM...até morrer tenho muito para aprender...e vou ler com muita atenção os posts que escreves para APRENDER mto ctg...pois parece k sabes tudo...até me admira pk ainda não fizeste um motor e registaste a patente
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  16. #16
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    man... n tenho oficina... e a minha Engª é outra... mas acredita k, pelo menos nas unis k conheco, há mt aluno inscrito em mecânica k foi a tantas aulas disso kto eu...

    quanto à parte do n ajudar... eu axo k n disse nd d errado... disse k s ele arranjar umas cames mais "puxadas" consegue ter mais potência (vai aparecer mais tarde, mas está lá)... e se pediram dicas pa cames num aspirado, n percebo pk é k o conselho é meter turbo...

    mas lá está... o estudante de engenharia mecânica n sou eu... tb n tenho intenções d algum dia o ser... e deixo as dúvidas do SDI para serem esclarecidas por kem sabe... talvez por alguem k teja inscrito na ordem...

    XAD + XADT

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2003
    Localização
    pinheiro
    Mensagens
    121

    Padrão

    bem de certa forma esta tudo certo, e ate explicam bem o cruzamento
    pois é ai mesmo que esta a ciencia da cam

    para encher melhor e ajudar os pistons , a cam tem no cruzamento o tempo de abertura no qual quando a V.escape abre a de admissão tambem
    esta a abrir ao mesmo tempo , com este processo o vacum criado pela saida de gases de escape , " chupa " ar na admissão
    naturalmente que este "tempo" é o que faz diferença nas cams

    existem 1000 maneiras de ganhar potencia

    daqui a pouco estao como o fumarentos ,que a 3 anos atras quando eu dizia para montarem cams nos TDi´s , diziam que não precisava
    agora afinal ate ganham 20cavalos com elas...
    era os turbos , o turbo é que da!!!

    tsch
    turbo powered ...
    e xpto

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2003
    Localização
    pinheiro
    Mensagens
    121

    Padrão

    LASKIN

    o enchimento, traduz-se em Fluxo (CFM ) o que interessa é o CFM
    a cabeça é que deixa passar o CFM , dependendo da cam, valvulas,angulos
    o trabalho, a ciencia , o segredo , é sempre no conjunto da cabeça
    podemos inventar o que quizermos...
    mas o CFM é sempre o mesmo
    se tens 100 CFM na cabeça e trabalhares a cabeça para teres 200CFM
    tens um rendimento brutal, que não consegues com outra coisa
    eficiencia volumetrica é que nos interessa

    se conseguires criar na cabeça de motor, admissão ou saida escape
    tipo cowsworth , vais ter muitos cavalos

    exemplo : saxo cup so com trabalho de cabeça sem mais nada da 40cv
    o resto sem trabalho de cabeça da quanto ?
    o trabalho de cabeça + cams da cerca de 60cv
    o turbo ou nitro tambem os da, a questão é so os custos
    podes ter 210 a 220 cv com muitos €€€ atmosferico, tambem os podes ter com Turbo e poucos €€€
    tsch
    turbo powered ...
    e xpto

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Isso é tudo verdade...

    Mas quando a rotação se torna mto elevada (nos a gasoleo >4000rpm e a gasolina >6000rpm) a curva de potencia começa a descer, porque o tempo de encher a camara de combustao com ar não é suficiente...

    Por isso inventaram os sistemas de admissão variavel (VTEC, Twinport, VVTi, etc)

    E no caso de nao serem aspirados, ou seja turbinados, o tempo de admissao e escape (e cruzamento de valvulas) é mto menor pk o ar entra a sair a uma pressao superior à Patm.

    Por isso ganhar tantos cavalos em motores aspirados custa-me a acreditar...pode ser verdade, atenção, mas sou mto ceptico

    Cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  20. #20
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    cabrões de cima
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    Isso é tudo verdade...

    Mas quando a rotação se torna mto elevada (nos a gasoleo >4000rpm e a gasolina >6000rpm) a curva de potencia começa a descer, porque o tempo de encher a camara de combustao com ar não é suficiente...

    Por isso inventaram os sistemas de admissão variavel (VTEC, Twinport, VVTi, etc)

    E no caso de nao serem aspirados, ou seja turbinados, o tempo de admissao e escape (e cruzamento de valvulas) é mto menor pk o ar entra a sair a uma pressao superior à Patm.

    Por isso ganhar tantos cavalos em motores aspirados custa-me a acreditar...pode ser verdade, atenção, mas sou mto ceptico

    Cumps

    belo topico pena ter morrido....

    são estes topicos que ajudam muita gente hoje em dia a ter preparações quase ao nivel da competição em motores do dia a dia....

    abraço aos intervenientes

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. arvore de cames
    Por Lucyfer69gmb no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 4
    Última Resp.: 20-09-2011, 21:41
  2. Arvore de cames
    Por Deco no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 26-01-2011, 01:13
  3. [vendo] Arvore Cames
    Por armageddon no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 24-12-2010, 01:31
  4. ComPro Arvore de cames Tdi 150
    Por LeonTDI+150 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 9
    Última Resp.: 17-09-2009, 15:12
  5. Arvore de Cames
    Por Dream Boy no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 18-06-2007, 12:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •