Sei que já é um assunto batido mas nunca é demais lembrar e fazer referência.
O meu carro (PD100), durante o periodo de garantia fez as revisoes na origem, notava algum consumo de oleo mas nao liguei, pois sabia que eles beberem um bocadito. Agora à dias qd fui fazer a revisao ao meu mecanico ao reparar na etiqueta e no livro de serviço vi que o oleo que eles tinham assinalado nao cumpria a norma 505.01 (serviço normal), mas o mal ja tava feito e nao havia nada a fazer...
O espanto foi quando depois da revisão e do uso do óleo correcto o trabalhar do carro era totalmente diferente tanto a quente como a frio, e isto é bem notorio porque os motores PD são algo barulhentos. Outra das coisas que surpreendeu foi a viscosidade do oleo que de lá saiu, oleo esse com ~12500km que parecia mais água que outra coisa...
Foram tambem mudados todos os filtros, o de gasoleo ja sem gasoleo pesava o dobro do novo... o de ar idem aspas, e o de habitáculo nem se fala...
Pra concluir e pq isto ja vai longo, convem reflectir sobre os km que se faz com os mesmos filtros e óleo pq isso do serviço long life é muito bonito mas...

Cumps!