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  • 1 Escrito por Danyy24

Tópico: Renault Laguna II Break 1.6 16v 2001

  1. #1
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    Padrão Renault Laguna II Break 1.6 16v 2001

    Comprei o veículo mencionado em título, por ser uma boa e económica solução (compra barata) para utilização familiar. Um excelente upgrade, tendo em conta que o carro anterior era um Ford Fiesta de 94. Bastante mais potência, bastante mais binário, bastante mais conforto, segurança e prazer de condução.

    No entanto, rapidamente comecei a notar uma grande falta de potência e de binário, notável principalmente quando é necessário uma ultrapassagem mais rápida, e em subidas mais íngremes, onde o motor luta severamente com a embraiagem para conseguir ultrapassá-las. Tal dever-se-á a potência e binário baixos para o peso da carroçaria.

    Desde então, venho procurando formas de tentar conseguir um pouco mais de potência e binário.

    Uma das soluções, mais fácil e rápida, será a aplicação de um filtro de ar K&N, por exemplo, o que trará um pouco mais de potência, mas presumo que o binário não se altere.

    Achei interessantes as soluções de Chiptuning; já pensei até em trocar o motor por um 2.0, mas isso acarreta provavelmente maiores custos (montagem, legalização, etc.), ou montagem de um turbo (não sei se será viável).

    Pergunta: na vossa opinião, qual será a melhor forma de resolver a falta de potência do motor do meu carro, sem gastar tanto €€€ como a trocar de carro.

    Agradeço desde já a vossa ajuda

  2. #2
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    honestamente, mesmo q mudes admissão e escape... nunca ganharas nem notarás grandes diferenças...
    podes sempre reduzir peso o mais possivel ao carro, masa melhor opção é swap de motor ou troca de carro...
    hhvilar gosta disto.
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  3. #3
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    Obrigado Danyy24.

    Eu pensei em trocar o motor pelo 2.0T mas, percebendo pouco ou quase nada de mecânica, penso que não será só sacar o antigo e meter o novo, possivelmente terão que ser feitos alguns ajustes, tornando a troca bastante dispendiosa. Além de que não será nada fácil arranjar o dito motor.

    Com chiptuning "garantem-me" um ganho entre 10 e 15 cv, com repro 13 cv e mais 13% de binário. Se assim for penso ser um bom investimento, uma vez que eu só preciso de um pouco mais de binário.

    Alguém que já tenha trocado motor? Que já tenha feito repro ou chiptuning em motor atmosférico? Compensa?... Há alguma esperança, ou tenho mesmo que trocar de carro? :-/

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de hhvilar Ver Post
    Obrigado Danyy24.

    Eu pensei em trocar o motor pelo 2.0T mas, percebendo pouco ou quase nada de mecânica, penso que não será só sacar o antigo e meter o novo, possivelmente terão que ser feitos alguns ajustes, tornando a troca bastante dispendiosa. Além de que não será nada fácil arranjar o dito motor.

    Com chiptuning "garantem-me" um ganho entre 10 e 15 cv, com repro 13 cv e mais 13% de binário. Se assim for penso ser um bom investimento, uma vez que eu só preciso de um pouco mais de binário.

    Alguém que já tenha trocado motor? Que já tenha feito repro ou chiptuning em motor atmosférico? Compensa?... Há alguma esperança, ou tenho mesmo que trocar de carro? :-/
    trocar o motor é de facto muito dispendioso, tornando assim o bom negocio, num negocio muito mau...

    Repro/chip se der + 6cv já é mt e fiabilidade cai exponencialmente
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

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    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

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