Conheço o método de funcionamento das boxes da RaceChip. Ligam ao sensor de pressão de gasóleo da rampa de common-rail e através da pressão actual e da variação da mesma "calcula" um valor a enviar à centralina para obter uma pressão diferente (maior ou menor, para mais potência ou mais economia). Basicamente "engana" a centralina de forma a obter mais potência.
As novas boxes da S.C. (Toyota), segundo me disseram num concessionário, foram desenvolvidas pela Toyota e são afinadas cá em Portugal. Duvido que tenham sido desenvolvidas pela Toyota, mas pronto. Segundo informação do mesmo concessionário, estas boxes ligam à centralina e controlam vários parametros, incluindo a pressão do turbo (que no caso da minha Avensis 2.2 D4D 150cv, é um dos parametros que precisa de ser alterado para conseguir mais potência sem demasiado fumo). Pediram-me 860€ já com IVA e montagem incluída e vão-me emprestar uma durante 2 dias para testes.
Por experiência própria, já tive uma box que usa o mesmo principio de funcionamento das da RaceChip e aquilo funciona mesmo. O único inconveniente é que em determinados zonas de rotação há alturas em que deita fumo mesmo sem estarmos a acelerar muito. Isto pode não acontecer nas racechip, porque tudo depende da capacidade dos mapas detectarem a posição do acelerador e consequente necessidade de injectar mais ou menos gasóleo. Estou a pensar mandar vir uma destas boxes se não ficar satisfeito com a da Toyota (por 860€ tem mesmo que ser 5*)
Cumps,