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Tópico: Que dump valve escolher para motor tdi?

  1. #1
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    Smile Que dump valve escolher para motor tdi?

    Boas,

    Sou novato nisto, portanto se disser alguma bacorada, não liguem.

    Tenho um Fiat Grande Punto Sport Serie1 (destes novos) que tem um motor multijet (tdi) de 90 CV com dupla árvore de cames á cabeça, 16 válvulas, turbo de geometria variavel e intercooler.

    Gostava de colocar uma dump valve (ou valvula de wastegate - salvo erro).

    Qual aconselhavam e porquê?

    Thanks.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
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    Oi...

    Wastgate é a válvula responsável por a turbina não atingir rotações demasiado elevadas ao ponto de poder haver estragos...

    Dump-valve serve para evitar o vácuo criado entre a borboleta de admissão e o turbo...como os carros a gasoleo nao possuem borboleta de admissão nao serve pa nada...só serve pa fazer barulho
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  3. #3
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    Boas. Com dump num diesel vais aumentar o lag do turbo. penso eu de que.....
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  4. #4
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    Citação Mensagem Original de MitraShark Ver Post
    Boas. Com dump num diesel vais aumentar o lag do turbo. penso eu de que.....
    Pois... como disse sou novato nisso. O que é o lag do turbo?


    Pessoal,

    Visto que são 2 coisas diferentes, qual delas vale a pena colocar e que diferenças é que vou sentir no carro com cada uma delas?

  5. #5
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    LOL...Wastegate TODOS os turbo-compressores trazem de origem para o turbo nao partir...

    DUMP-VALVE é a valvula responsavel pela descarga da depressao criada na admissao...mas no caso dos DIESEL só ganhas o barulho...

    E em 90% dos casos começa-se a acender a luz do motor pk a centralina fica baralhada

    Turbo-Lag é o intervalo de tempo que o turbo demora a ser accionado...nao sei se aumenta o turbo-lag mas k nao ganhas potencia é verdade
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  6. #6
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    Thanks

    Só perguntando é que se aprende. Assim vou desistir dessa ideia, pois so is estragar.

    Thanks

  7. #7
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    Nao tens de quê

    Mas se é pelo barulho, mete...e tu próprio vais xegar à conclusao

    Cumps
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  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    Nao tens de quê

    Mas se é pelo barulho, mete...e tu próprio vais xegar à conclusao

    Cumps
    O som até é engraçado, mas não vale a pena arranjar probs no carro so por o barulho ser bacano... Acho bacano o som...

  9. #9
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    [QUOTE=Lopez;158159]LOL...Wastegate TODOS os turbo-compressores trazem de origem para o turbo nao partir...
    QUOTE]

    TODOS?... pensava k akeles c uma valvula do Pierburg so tinham variador de geometria... onde ta a wastegate nesses? tens fotos disso?

  10. #10
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    fotos nao tenho...

    mas a wastgate é uma válvula que está dentro da turbina (escape) k é actuada por um selonoide (uma cena dourada tipo cilindrica) que abre e fecha conforme a pressão criada dentro da voluta do compressor...

    Quando vires um turbo, tem uma cena dourado é o selonoide que abre e fecha a wastgate...tem um veio até à voluta da turbina que faz o "desvio" dos gases de escape para o turbo nao atingir rotações prejudiciais ao mm

    Cumps
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  11. #11
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    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    fotos nao tenho...

    mas a wastgate é uma válvula que está dentro da turbina (escape) k é actuada por um selonoide (uma cena dourada tipo cilindrica) que abre e fecha conforme a pressão criada dentro da voluta do compressor...

    Quando vires um turbo, tem uma cena dourado é o selonoide que abre e fecha a wastgate...tem um veio até à voluta da turbina que faz o "desvio" dos gases de escape para o turbo nao atingir rotações prejudiciais ao mm

    Cumps
    estas mt enganado.

    1)
    Wastegate interna- porta q abre e fecha e direcciona os gases directamente para o escape sem passar pela turbina. Esta sim tem a valvula metalica (cena dourada) q encolhe/estica um veio mediante e actuada por pressao ou vacuo suficientes para vencer a força duma mola interna.

    Solenoide - valvula electrica para impedir/permitir passagem de vacuo/pressao/oleo/gasolina/etc

    Geometria - alhetas que fecham e abrem permitindo regular velocidade/caudal de gases de escape (este sistema NAO tem wastegate OK? a pressao maxima e regulada pela quantidade de gasoleo injectada)

    Nao costumo esclarecer nada neste forum mas hoje apeteceu-me
    Última edição por Xaimitu; 20-03-2008 às 04:18.

  12. #12
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    O barulho de uma dump num carro a gasolina é diferente de num carro a diesel

  13. #13
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    Olha, esquece isso...só perdes...é bonito só ouvir o "psssssssttttt" mas o lag do turbo...eskece lá isso...
    ...na estrada, que os anjos olhem por mim, e pelos que me são mt queridos...!

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