Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Problemas medidor massa ar

  1. #1
    Steev_106 Novato
    Data de Inscrição
    May 2008
    Mensagens
    21

    Padrão Problemas medidor massa ar

    Boas companheiros,

    Recentemente, ao tentar remover um pequeno objecto do medidor de massa de ar do meu nissan 100 nx, parti um dos dois filamento existentes no medidor. Como o meu carro é um pouco invulgar, não tem sido nada facil encontrar a peça. Ja pesquisei a wikipedia e ao que pude apurar, tambem o Almera N15 e o Primera P10, vêm equipados com o motor Ga16De e por conseguinte com a referida peça da Marca hitachi e a referência afh45m-46 3420. O problema é que ninguem me consegue arranjar a peça, somente o corpo de injecção completo. Informaram-me que existe uma forma de enganar a centralina com uma resistência, fazendo com que a mesma receba sempre a informação de que a entrada de ar é uma "X". Gostaria que alguèm entendido no assunto, preferência que tenha testado o referido método, me informe como é o processo.
    Agradecia uma informação.

    Cumpz
    Bruno
    Nissan 100NX 1.6 16V
    Peugeot 106 1.1i swap 1,6gti (RIP)

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de steev_106 Ver Post
    Boas companheiros,

    Recentemente, ao tentar remover um pequeno objecto do medidor de massa de ar do meu nissan 100 nx, parti um dos dois filamento existentes no medidor. Como o meu carro é um pouco invulgar, não tem sido nada facil encontrar a peça. Ja pesquisei a wikipedia e ao que pude apurar, tambem o Almera N15 e o Primera P10, vêm equipados com o motor Ga16De e por conseguinte com a referida peça da Marca hitachi e a referência afh45m-46 3420. O problema é que ninguem me consegue arranjar a peça, somente o corpo de injecção completo. Informaram-me que existe uma forma de enganar a centralina com uma resistência, fazendo com que a mesma receba sempre a informação de que a entrada de ar é uma "X". Gostaria que alguèm entendido no assunto, preferência que tenha testado o referido método, me informe como é o processo.
    Agradecia uma informação.

    Cumpz
    Bruno
    Enganar engana, mas o pior é que o carro ficar uma bela duma bosta.
    O que se passa é que o filamento é aquecido e o ar que passa arrefece o filamento. A resistencia que a centralina vê é directamente dependente da temperatura do filamento.

  3. #3
    Steev_106 Novato
    Data de Inscrição
    May 2008
    Mensagens
    21

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Enganar engana, mas o pior é que o carro ficar uma bela duma bosta.
    O que se passa é que o filamento é aquecido e o ar que passa arrefece o filamento. A resistencia que a centralina vê é directamente dependente da temperatura do filamento.


    Mas fazes uma ideia do processo pra enganar a centralina? Ja me informaram os pros e os contras e é a melhor opção neste momento visto que não existe o medidor pro meu carro sem ser na marca, onde so vendem o corpo de injecção completo por 1108.82 + iva. lol


    Cumpz
    Nissan 100NX 1.6 16V
    Peugeot 106 1.1i swap 1,6gti (RIP)

  4. #4
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de steev_106 Ver Post
    Mas fazes uma ideia do processo pra enganar a centralina? Ja me informaram os pros e os contras e é a melhor opção neste momento visto que não existe o medidor pro meu carro sem ser na marca, onde so vendem o corpo de injecção completo por 1108.82 + iva. lol


    Cumpz

    Sei de casos em que na repro conseguem desligar o medidor massa ar, a desvantagem é excesso de fumo e aumento do consumo pois o valor do merdidor esta sempre no maximo.
    cumps

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Maf

    Citação Mensagem Original de steev_106 Ver Post
    Mas fazes uma ideia do processo pra enganar a centralina? Ja me informaram os pros e os contras e é a melhor opção neste momento visto que não existe o medidor pro meu carro sem ser na marca, onde so vendem o corpo de injecção completo por 1108.82 + iva. lol


    Cumpz
    Acho esse valor um pouco estranho, já para não dizer uma exorbitancia. Mas adiante, cá para mim querem ficar ricos dum dia para o outro com o seu problema.

    Procura saber da existencia do que precisa nas sucatas. Em Espanha há um supermercado de peças usadas. Nem sequer precisa de lá ir, basta fazer a encomenda pela net (aposto que os valores nem sequer se aproximam nem um pouco aos que lhe deram).

    Se porventura conhecer um forum que seja especializado no modelo do seu carro, eventualmente poderá ter alguém que o consiga ajudar.

    Em relação a enganar a centralina ... é uma muito má ideia.

    Tem a pressão atmosferica e a temperatura do ar a influenciar directamente os resultados da MAF, ou seja, os valores que a centralina vê. Se fixar os valores com uma resistencia fixa a fazer a vez do medidor de massa de ar, a centralina nunca irá conseguir comandar minimamente o motor.

    Como já referi, a centralina faz passar uma corrente continua no filamento, de modo a que este chega a uma determinada temperatura. Na realidade, faz passar uma corrente durante um determinado tempo e depois vê a resistencia que o filamento apresenta. Ao longo dum determinado tempo, o filamento vai baixando a sua resistencia, pois vai arrefecendo com a passagem do ar. É essa resistencia que indica a quantidade de ar que o motor está a receber.

    Assim, temos uma quantidade de fio que tem um determinado comprimento e secção, que é feito dum determinado metal, e que tem uma determinada resistencia a determinada temperatura.

  6. #6
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jun 2010
    Mensagens
    49

    Padrão

    Acho estranho nao haver esse medidor de massa de ar à venda nem mesmo de outra marca como a bosch ou pierburg. Por vezes a entrada é identica e da para adaptar.

  7. #7
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jun 2010
    Mensagens
    1

    Padrão

    Boa noite.

    A peça em questão custa 124 euros, portes incluidos. Made in USA.
    Compativel com:

    NISSAN - SUNNY III (N14) 1.4 i 90-95, ENGINE CODE GA14DE ou GA14DS


    NISSAN - 100 NX (B13) 1.6, 90-94 ENGINE CODE GA14DS

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de EC PROM
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.254

    Padrão




    Ve se é isto que precisas

    Dá para:
    Nissan 100 NX B13 1,6 , Bj. 90-95

    Nissan Sunny 1,6

    Nissan Almera 1,6

    Nissan Primera 1,6
    PREPARAÇÕES EC PROM MOTORSPORT
    AUDI A3 90CV- 1XX CV 4XX NM A CARREGAR
    MERCEDES SPORTCOUP 143CV- 2XX CV 5XX NM

Tópicos Similares

  1. Medidor Massa de Ar
    Por ruirito no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 15-04-2011, 13:52
  2. [Compro]Medidor de Massa de Ar - 6k2
    Por Tom_Sawyer no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 02-06-2010, 11:38
  3. Medidor massa de ar!
    Por _MAXI_G40 no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 5
    Última Resp.: 26-09-2008, 14:08
  4. medidor de massa de ar
    Por ghost1 no fórum Do It Yourself
    Respostas: 3
    Última Resp.: 08-09-2004, 00:05

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •