Desculpa lá Lino mas se for especifico passa de certeza, não é passa, é tem que passar, mas onde é que ouviram dizer que tem que ser tudo da marca, mesmo as peças da marca são de outras marcas, agora têm é que ser especificas para o vosso veiculo
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Desculpa lá Lino mas se for especifico passa de certeza, não é passa, é tem que passar, mas onde é que ouviram dizer que tem que ser tudo da marca, mesmo as peças da marca são de outras marcas, agora têm é que ser especificas para o vosso veiculo
Luis, do dever ao ser vai longo caminho.
O problema que se coloca n é em termos de especificidade - adequação da peça ao carro - mas sim em termos de homologação - resultado geral no carro após colocação da peça, especifica ou não, e consequente adequação à lei em vigor para circulação em via pública.
Abraços
A questao e que nao vejo em lado nenhum a menção a dita associacao...a DGV nunca falou nela nem tao pouco a referiu como parte integrante de alguma coisa...nem tao pouco num processo de legalizacao ou de alteracao do "estado de coisas"...Citação:
Mensagem Original de Amarelo
Quererá isto dizer algo!? :?:
Mas é isso mesmo Raggs, têm que estar homologados, então mas cabe na cabeça de alguem colocar uma peça que não esteja homologada (não necessariamente pela marca) e depois querer que a mesma passe nos IPO e demais. Atenção que as peças homologadoas não têm que o ser pela marca das viaturas e por isso é que elas se batem que se as colocarmos perdem a garantia (é mais um truquezito das marcas). Pois a Hella, a Valeo, Bosch e outras marcas (estas mais conceituadas) fazem as peças para as marcas e outras em linha branca e não é por isso que não as podemos por, um filtro de ar tens dezenas de marcas para o teu carro (se calhar) é só escolheres o que queres (especifico, claro). Tanto que o IPO vê apenas as alterações à funcionalidade e segurança dos veiculos o que até certo é para isso que os criaram. Agora que falta qualquer coisa na lei se calhar um ponto ou uma virgula, não sei, como dizem alguns amigos meus da BT era quase porem-se à saidas dos stands e pimba vai de carimbar...
Se tudo isso q dizes no inicio fosse tão linear...então podemos dizer que estamos quase todos legais...Citação:
Mensagem Original de LUIS SARTA
Contra o "homologado" temos o "alterações estruturais e funcionais"
Abraço
Mas é que estamos mesmo, por isso é muita gente que vai aos IPO B, sai de lá com os carritos na mesma como entraram, não se livrando de pagar a multa que lhe meteram de 250 aerios (claro que a podem sempre impugnar) e tambem de como dissse um Eng. da DGV (ou lá o que ele era) que se um outro agente o mandasse no mesmo dia outra vez para lá, tinha mesmo que lá ir, enfim PORTUGAL no seu melhor... Até me faz lembrar uma musica que a alguns não lhe trás qualguer memoria mas que tinha o seguinte refrão: "Quero ver Portugal na CEE.." :lol: :lol: :lol:
Por acaso estás enganado, IPO B tem validade e salvo que alteres o veiculo depois da inspecção e se não tiver anotações em falta não te podem mandar fazer outra vez. Se o fizerem podes apresentar queixa (o mesmo se passa quando tens um farol fundido, vidro frontal rachado etc :wink: )Citação:
Mensagem Original de LUIS SARTA
Olhe que não, olhe que não... Por acaso quando de lá sais dão-te algum papel com certificação, não dão.. Então o que pode impedir um agente de te mandar para lá outra vez. Atenção que eu estou a dizer com conhecimento de causa, um amigo meu com um Corsa comercial com algumas alterações (Lexus, mala lisa, Ponteira, saias, e xoques) foi mandado para uma IPO B e saiu de lá com 00000 anotações e os 4 Eng. é que lhe fizeram este comentário depois de o terem verificado e depois de terem dito para ele fazer a inspecção obrigatoria que faltava um mês e assim ficava logo despachado. Portanto como sias de lá sem qualquer papelito, porque não seres enviado para lá novamente?!
Mete piada que eu fiz e recebi papel :wink: no meu diz valido até o veiculo ser alterado, mas o meu carro está homologado como veiculo de competição por isso pode ser um caso diferente do que apanhar multa e ser obrigado a fazer para ter os documentos de volta 8)Citação:
Mensagem Original de LUIS SARTA
O meu carro foi a IPO B com rebaixamento à pala de Eibach e Bilstein e passou...mas ninguem anotou que la foi rebaixado e q esta OK, apenas se fechou os olhos pq o gajo da IPO era mto correcto como pessoa. Ele mesmo disse - se não for algo exagerado e passar aqui, tudo bem. Mas chumbou-me por gases, pré-tensor do cinto, erro na matricula e triangulo desactualizado...Acho q fez mto bem, so nao faz bem é pagar duas vezes 84€ mas enfim.Citação:
Mensagem Original de smokeme
Ora ai está, eu tb tive um Saxo 1.5 D, com mala lisa, matricula no xoques, Lexus, sem fechaduras, ponteira cromada, suspensão Koni e outras paneleirices e chumbou por ter um parafuso do apoio do traingulo despertado o homenzito até me chamou ao fosso para ver, no final reinspecção que paguei de bom grado, ou seja só chumbou poruqe não estava conforme as normaas de segurança. :wink:
pah, queres tu conhecer melhor a IPO do Montijo que eu??? se eu te digo que o meu lá chumba é pk chumba! mas num outro bem perto passa com zero anotações... não sei como queres inventar com a suspensão, mas penso que seja obvio que se os amortecedores estão lá sem adaptações e as molas tb, é pk são para aquele carro, penso eu de que...Citação:
Mensagem Original de LUIS SARTA
Abraço
Lino
Só me estás a dar razão...o carro não chumbou pelas alterações mas também não saiu de la com as ditas homologadas... O q vale por dizer q hoje vais a IPO e amanhã o policia que te manda parar diz q fizeste as alterações 1hora antes de ele te mandar parar e pronto...Citação:
Mensagem Original de LUIS SARTA
Amarelo até acho que já falaste isto noutro post, mas que autoridade e conhecimentos é que tem um "mero" agente de autoridade para mandar apreender uma viatura por "achar" que a mesma não está legal é que, que eu saiba o facto teria que ser comunicado à DSV e então se faria a inspecção, mas como no nosso país é o come e cala, isto é o que dá viver muitos anos numa ditadura, as nossas mentes ainda não assimilaram que já não estamos na mesma mas sim numa comunidade
bom, eu votei na suspensao e jantes pelos seguintes motivos.
1º porque acho que se justifica e deve estar comprovado que um carro rebaixado, mesmo que mantenha tudo o resto de origem ganha muita estabilidade...
em 2º é as jantes, se bem que aqui é discutivel, pois as marcas ja emitem as dimensoes maximas para cada carro, a unica coisa discutives qui pode ser o preço, que em média sao 40eur para a homolegaçao junto da marca da medida e depois legalizaçao da dgv dao uns 30€...
por ultimo uma das coisas que eu gostava mesmo de ver legislado era as peliculas para os vidros... nao custava nada legislarem isto... :wink:
Eu agora vou encomendar um Compressor TTE para o meu Lexus, ou seja, vou sobre-alimentar o carro, o qual ficará com mais 33% de potência, sendo isto um produto vendido pela parte de extras da Toyota, a TTE. Agora vamos a ver uma coisa: os travões que tenho no meu carro são exactamente iguais, mas mesmo exactamente iguais aos do Lexus IS300, Lexus GS300 e Lexus GS430, ou seja, utiliza travões iguais a carros mais pesados e mais potentes. Será que vou andar legal? Ou será que evito de me preocupar porque os senhores agentes da autoridade nunca viram um Lexus na vida e olham para o que está debaixo do capot e está bom? Ou embirram por o motor ser esquisito? E os meus faróis traseiros, ditos faróis LEXUS? E a grelha TRD que tenho à frente, que é outra divisão de extras da Toyota? E o radiador de óleo que vou meter, também é ilegal? E agora também por acaso vou meter discos ranhurados, também são ilegais?
Outra ainda, ando a vender material para carros, ando a vender material ilegal?
Este país tem tanto funcionário publico não sei para quê! Têm a casa mal arrumada mas é, ou como se diz quando uma pessoa está com os copos: VINHO MAL ARRUMADO!
Ah e já agora, se me mandarem parar por causa do compressor, e se me mandarem a uma inspecção B, podem crer que deixo lá todas as despesas inerentes a terem-me mandado para lá sem razão, isto se não me apreenderem o carro, porque se apreenderem, isso já entra um advogado na coisa.
Abraço!
Boas...
Tou de acordo com a susp. e jantes.. mas por exemplo dou prioridade aos travões.. talx porque o meu carro é mau a travar...
A primeira coisa que faria no meu carro se melhorace as performances do meu carro era a nivel de travagem.. ou alteraria o sistema de travagem á frente, ou adicionaria discos atrás.. o meu carro tem abs mas não tem meio termo.. de travar e "agarrar".. ou vai de abs ou n vai!!
Cumps
Finalmente alguem que pensa como eu, usar a lei contra a lei :lol:Citação:
Mensagem Original de Bito
Muitos policias nunca viram certos carros e por isso nem sabem para o que estão a olhar, dai a razão de não comprar carros considerados de tuning pois já os sabem de cor :wink:
E então as barras que se compram para por no tejadilho do carro para transportar mala e outras cagadas, como é que aquilo foi "amolgado" como é que alguem pode andar com aquilo em cima do carro carregado e não tendo limite de velocidade imposto por lei,será que aquela merd@ não tem arestas agressivas, aquilo não cai, numa estrada a 120km/h se aquilo vem projectado para cima de alguém... Mas não os aleirons é que são perigosos... :wink:
Partindo do princípio que o tuning está com uma fama péssima devido a todos os problemas que têm aparecido e com uma bela ajuda da comunicação social, vai ser muito difícil contrariar a tendência do pensamento nacional. A única maneira de combatermos esta inércia tendenciosa é usando o mesmo argumento que os ignorantes usam contra nós: segurança. Por este ponto de vista poderemos vingar apenas com suspenção e travagem nesta fase inicial. Mas mesmo assim vai ser preciso muita calma e paciência para convencer a comunidade que estas alterações não são aplicadas com vista a infrigir o código da estrada e muito menos para pôr em perigo os outros. Aqueles que embarcarem nessa luta vão ter uma tarefa difícil pela frente que não conseguem vencer sozinhos, vão precisar da mobilização geral através de acções inéditas directamente no terreno e isso só nós vamos poder fazer desde que haja unidade para tal. Concentrações pacíficas e ordeiras, acções de publicidade, etc.....
Vai ser difícil, mas é possível se nos empenharmos em lutar pelo que gostamos. Contem comigo.