Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Preciso de conselhos/cavalos!!!

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    SMF
    Mensagens
    100

    Padrão Preciso de conselhos/cavalos!!!

    Boas, sou novo nestas andanças, e ando a descobrir isto de alterar motores e tal...
    Tenho um Mazda 323F 1.5 16V de 1996 com 90cv, e gostava de saber por onde posso começar a procurar uns cavalitos extra. Quais as modificações mais simples por onde posso começar, e que potência posso ganhar com isso? Quanto me poderá custar?

    Obrigado

  2. #2
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    boas, bem vindo!

    seria mais facil sabendo quanto queres gastar porque varia mto conforme o orçamento. Ganhar potencia a sério faz-se mas gastas dinheiro portanto convem dizeres quanto estás disposto a gastar e depois surgirão ideias.

    se é para ter so um som desportivo e 1 ou outro cavalinho basta ires para modificaçoes a nivel de escape e admissao.. mas isso nao vai fazer do teu motor um motor mto mais esperto.

    abraço
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    SMF
    Mensagens
    100

    Padrão

    mhm...compreendo.
    Eu próprio não sei o que espero destas alterações...não faço ideia que aumento se podem atingir. Quanto a orçamento, não tenho nenhum. Mas como podem imaginar, nos dias de hoje as coisas não estão fáceis para (quase) ninguém. Não queria gastar muito, pelo menos não de uma vez...Mas falemos aí nums 200 ou 300 euros para começar...Será que chega???

  4. #4
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Citação Mensagem Original de cddlima
    mhm...compreendo.
    Eu próprio não sei o que espero destas alterações...não faço ideia que aumento se podem atingir. Quanto a orçamento, não tenho nenhum. Mas como podem imaginar, nos dias de hoje as coisas não estão fáceis para (quase) ninguém. Não queria gastar muito, pelo menos não de uma vez...Mas falemos aí nums 200 ou 300 euros para começar...Será que chega???
    com essa verba so tratas da linha de escape e eventualmente colectores mas ja é mto apertado. ja teras alguma melhoria mas nada de outro mundo.

    em relaçao aos aumentos de potencia que falas podes ir até 180 cv's de uma forma +/- segura CASO fosses para potencia deste genero teria que ser feito um trabalho a nivel de dinamica, travagem...e etc.. para comportar a potencia extra.

    como ja percebi que tás apertado será secalhar melhor ires evoluindo na dinamica e travagem numa primeira fase... nao perdes nada e ficas ja pronto para potencia extra.

    isto é tudo uma questao de gerir verbas. eu por exemplo fiz um emprestimo quando decidi mexer no meu motor e estou ainda a pagar prestaçoes desse emprestimo. pude logo comprar todo o material de uma só vez e estou a pagar isto tudo ás prestaçoes. é uma das formas.. mas cada um..

    abraço
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    SMF
    Mensagens
    100

    Padrão

    estou a ver...qual seria a melhor forma de ir buscar uns 20cv? tudo o que eu possa vir a fazer, terá de ser com tempo, daí a minha preferência por começar com um aumento de potência. Depois, logo começarei a parte dinãmica, por forma a não "desiquilibrar" o carro. Não me interessa criar um um monstro de potência sem estabilidade e segurança.
    Abraço e, obrigado

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Bemvindo ao TOL

    Se fosse a ti começava, como ja foi dito, pela segurança, ex. rebaixamento, travões, etc..
    Depois seguia com as alterações de motor, filtro kn de caixa por exemplo com entrada de ar no parachoques, etc etc..
    Acho que estas coisas são as coisas essenciais..

    Depois disso, se o teu orçamento deixar, começava então então com colectores + linha de escape completa..

    Cumps de Vale de Cambra
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Jardel GTvti
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Cabeceiras de Basto
    Mensagens
    224

    Padrão

    cv nao faltam é precizo é saber metelos....

    ar + gota = potencia

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    19

    Padrão

    De certa forma até entendo o pessoal sugerir-te que comeces pela segurança activa.

    Se estás interessado em por isso a andar, podes faze-lo a gastar o dobro do que tencionas investir agora. Ora bem, quanto a travagem, basta veres se o teu carro resiste bem à fadiga e tem potência de travagem suficiente. Há certos carros em que não precisas de mexer na travagem, mas sinceramente não conheço o 323 de forma a poder falar dele. Antes de partir para as molas de suspensão, eu que se vai ao conjunto jante/pneu. Que medida tens? Há uma grande diferença entre 185-60/14 para 195-50/15, portanto investe numas jantes que gostes com uns Pneus dessa medida (se for o equivalente). Depois disso, podes pensar nas molas, e pelo que sei sem mudar os amortecedores não convem passar dos -30mm, embora com -40mm ainda funcione, mas começa a ser possível que a suspensão perca tempo de vida.

    Quanto tiveres o carro a curvar como deve ser (não quer dizer que não o tenhas já), compras um filtro de ar renovável de caixa, ou então um filtro de admissão directa, não sei nesse carro o que é que funciona melhor, mas suponho que seja o de caixa com um tubo a "forçar" o ar da frente do carro. Há dois motivos pelos quais se põe um tubo a puxar o ar de fora do vão do motor, o primeiro é o facto de a altas velocidades o ar ser forçado a entrar para a admissão, coisa que não acontece com o filtro na posição normal (ou com filtros de admissão directa), o outro é a temperatura do ar que vai para o motor. Como provavelmente sabes, o ar varia o seu volume (e consequentemente a densidade, dado que a massa não se altera) com a temperatura a que se encontra. Quanto mais aumentas a temperatura, mais espaço o mesmo ar ocupa. Ora, se tens uma certa quantidade de particulas de O2, e N no ar, e as vais meter dentro do motor, quanto menos espaço houver entre estas particulas (quanto mais denso for o ar, ou seja, quanto menos volume tiver para a mesma massa), mais particulas vais conseguir fazer entrar para o motor. Sendo que precisas de ar para o carro trabalhar, e como alguém disse, quanto mais ar (quanto mais particulas dessas) e mais gota, mais potência, fazer com que o ar entre o mais frio possível para o motor, vai fazer com que o carro tenha um melhor rendimento.

    Depois disto, podes pensar em trocar os colectores, usando um colectores 4-2-1, ou mesmo 4-1 se possível. Têm quatro tubos no início, um para cada cilindro, juntam-se numa primeira fase 2 a 2, para depois se juntarem os 2 que sobram à entrada do elemento de escape (catalisador, panela central, o que quer que seja).

    Não sou a pessoa mais indicada para te dizer que material meter no carro, mas sei que os filtros KN são bons. Vais ter de esperar que alguém te diga onde saber os preços dos colectores, e onde os comprar.

    Espero ter ajudado.

    Já agora:

    Filtro de ar: 50€ tops
    Colectores: desde 200 a 500€
    Cumprimentos,
    João Raimundo.

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    SMF
    Mensagens
    100

    Padrão

    muito obrigado pelas dicas. Relativamente às dimensões dos meus pneumáticos (Goodyear Eagle F1 195/50 R15), penso que se encontram dentro aconselhável, visto que quando alterei as dimensões, tratei imediatamente de legalizar a situação, o que me levou ao concessionário requerer documentação a comprovar que o carro pode utilizar estas dimensões.
    Ao nível da travagem, tenho de ser sincero e dizer que não tem grande resistência a travagens longas, mas poderá ter a ver com desgaste dos calços ou discos (pois tem alguma vibração em travagens mais fortes), mas como assisti sempre o carro na marca, se não trocaram, deve ser porque não necessita. Agora suspensões é que está na hora de trocar, e pelo que tenho lido por aqui, devo procurar algo na gama Bilstein, tenho de me informar melhor acerca de modelo adequado e preços. Por último a potência. Já reparei que não há milagres, e para se aumentar potência, tenho de gastar muitos €. Penso que para já irei informar-me melhor acerca de filtros de ar, pois penso que poderá ser algo simples de se fazer e não é caro, apesar de também não alterar grande coisa (pelo que percebi), em relação à"gota", gostaria de saber mais acerca disso, e saber se também é de fácil instalação, pois não me agrada a ideia de brincar muito aos mecãnicos, sempre gostei de ter o carro bem tratado, e sinceramente, tenho receio de estragar alguma coisa com alterações acerca das quais nada sei.
    De qualquer forma, vivo a aprender, é um gosto que tenho, e com tempo vou-me apercebendo de como funcionam estas coisas.
    Muito obrigado pelas dicas João Raimundo, como sou novo nestas coisas, a tua explicação mais técnica e concreta ajudou a entender um pouco mais.
    Abraço

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    19

    Padrão

    Boas.

    Não agradeças, quando vim para cá alguém fez o mesmo comigo, e não foi há muito tempo.

    A medida está óptima, mais largo do que isso ia ser muito caro, e não ia ser a brutal diferença no comportamento. Incrivelmente é uma diferença muito grande dessa medida para outras em jante de 14'', mas se tivesses 195-45/16 talvez não notasses quase nada em curva. Quanto ao modelo do pneu, pessoalmente não sou grande adepto dos EF1, mas se tanta gente usa devem ser bons. De qualquer das maneiras, quando mudares isso consulta os Potenza RE720, se não tiveres nada contra pode ser que gostes do preço, mas são manteiga, penso que se gastam mais depressa do que os Eagle F1.

    O filtros de ar renováveis, têm a particularidade de durarem praticamente para sempre. Quando compras o filtro ele vem oleado. Pelo que li aqui, existem filtros com camadas sobrepostas de uma fibra, ou então filtros compostos por micromalha metálica. Em qualquer dos casos, o óleo que vem no filtro é que faz a filtragem propriamente dita, sendo que as particulas ficam em suspensão no mesmo. Quanto o filtro estiver sujo, tira-lo do carro, e com um dos kits de limpeza (15€) do mercado, limpa-lo e volta a ficar novo. Comercialmente, vão dizer-te que o filtro aguenta 80 Mil km sem ser lavado, o meu K&N publicita exactamente isso na caixa, mas a verdade é que ao fim de 30 Mil o carro já não anda como em condições normais. Sugiro portanto que se efectuares a troca, guardes o filtro de papel para quando tens o filtro renovavel em lavagem, poderes andar com o carro.

    Estou a pensar, e embora não seja grande adepto de cabos de vela xpto, podes mudar as velas ao carro. Nos Honda, recomendam as velas de origem, no caso do teu Mazda não faço ideia, mas devo dizer que embora muita gente use velas desportivas, sejam Brisk, Splitfire, ou outras marcas, a maior diferença entre as velas é a posição e número de polos, e a folga inicial da vela. Elas vão aumentando a folga com o tempo, e têm uma diferença de tipo 2mm de novas para velhas. Uso NGK V-line, que têm o polo ventral com perfil em V (http://www.autoreview.ru/new_site/ye...ngk/200/13.jpg), sendo que essas têm apenas um polo, havendo outras com 2, ou 3 (Peugeot 206). Estes layouts das velas, são optimizados para melhorar o ciclo de explosão, e muitas vezes só experimentando consegues obter o melhor aumento de potência.

    Quanto a travagem do carro, a vibração que sentes vem provavelmente dum ligeiro empeno dos discos, praticamente impossível não ter se fizeres travagens fortes a altas velocidades. Recomento o uso do discos Brembo normais (sem ranhuras nem furos), e de pastilhas de travão EBC Green Stuff DP2884, não faço ideia de quanto custam para o teu carro, mas vou tentar saber e mando-te PM.

    Não acho que seja rentável fazeres uma alteração que envolva mudança de pinças, discos, pastilhas, aplicação de discos atrás, mudança de bomba dos travões, mudança de repartidor de travagem, filtro xpto, injectores novos, pistões, bielas e cambota de competição, aplicação de turbo ou compressor, colectores, supressão de catalisador de panela central e panela final desportiva, porque com isto ias gastar tanto ou mais dinheiro do que o que o carro vale, e para isso mais valia pensar numa mudança integral do motor, usando por exemplo o 1.8 V6 do MX-3, se possível.

    Digo isto porque muita gente te pode vir a dizer para mudares já os colectores de escape, e depois meteres uma linha de escape de 55mm.

    Não acho que seja esse o caminho, num futuro próximo.
    Cumprimentos,
    João Raimundo.

Tópicos Similares

  1. Conselhos
    Por rp4you2 no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 1
    Última Resp.: 20-08-2008, 08:40
  2. people do TOL, preciso de ajuda e conselhos
    Por speedy_31 no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 8
    Última Resp.: 23-10-2007, 08:53
  3. Conselhos
    Por mlg no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 8
    Última Resp.: 12-05-2007, 19:38
  4. Preciso de uns conselhos
    Por bpotier no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 31-03-2007, 21:07
  5. Conselhos wanted
    Por AtitudeJim no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 1
    Última Resp.: 26-03-2006, 15:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •