Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: pequena ajuda com SUSPENÇÃO XANTIA.

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    sintra (lisboa) (portugal)
    Mensagens
    470

    Padrão pequena ajuda com SUSPENÇÃO XANTIA.

    VIVA.

    pessoal é assim , um colega meu comprou á 3 DIAS UM CITROEN XANTIA, 1900 de 1998.

    o carro tem 240 000km, mas o meu colega acha que o carro está muito saltitão á frente, e acha que é a suspenção, e está a penssar mudar as bolas da frente.

    o que é que acham ???

    é mesmo das bolas ????

    é dificil mudar as bolas ??

    pode-se fazer isso em casa sem problemas ???

    pessoal entendido deem a vossa opnião e ajudem aqui, o que se deve fazer ???

    acham que conceguimos fazer a troca das bolas cá em casa ???

    como é que se fáz a muda .

    desde já obrigado pelas ajudas.

    obrigado.
    frescahumberto.

    MAIL: telemoveis2001@yahoo.com.br

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Mudar as esferas

    Citação Mensagem Original de frescahumberto Ver Post
    VIVA.

    pessoal é assim , um colega meu comprou á 3 DIAS UM CITROEN XANTIA, 1900 de 1998.

    o carro tem 240 000km, mas o meu colega acha que o carro está muito saltitão á frente, e acha que é a suspenção, e está a penssar mudar as bolas da frente.

    o que é que acham ???

    é mesmo das bolas ????

    é dificil mudar as bolas ??

    pode-se fazer isso em casa sem problemas ???

    pessoal entendido deem a vossa opnião e ajudem aqui, o que se deve fazer ???

    acham que conceguimos fazer a troca das bolas cá em casa ???

    como é que se fáz a muda .

    desde já obrigado pelas ajudas.

    obrigado.
    Por natureza, carros com suspensão hidráulica, são o supra-sumo do conforto. É como uma cama de água com rodas, um baloiço andante, ou não tivesse o seu irmão mais velho DS suspensão quase igualzinha. A tradição começou com o 2 CV.

    Penso que tem uma alavanca para alterar o nível do carro ao solo.

    Mudar as bolas é fácil. Arrear completamente o carro (baixar a altura do carro). Com uma ferramenta para sacar filtros de óleo, desapertar a esfera. As esferas consegue-as comprar cá fora pelo preço da uva mijona. Depois é meter o óleo das esferas a nível. Para saber como fazer exactamente é ver no manual, acho que tem que levantar o carro e meter óleo.

    A minha duvida é se será das esferas o problema. Já viu a pressão dos pneus ? Anda com o nível (altura) do carro correcto ?

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    sintra (lisboa) (portugal)
    Mensagens
    470

    Padrão ajuda com xantia

    viva.

    sim o carro anda no nivel correcto (a meio), os pneus estão bons, tudo me parece bem , mas o carro a fazer curvas apertadas a serta velocidade parace um poco mais saltitão e parece que quer fugir , e mesmo em estrada sinuosa , a andar a direito , o carro parece muito mole á frente , e difrenca da mulesa da frente para tráz é grande.
    os niveis de oleo estão bons.

    eu pessoalmente não acho que o carro esteja tão mau , mas o meu colega acha que sim , mesmo sem nunca ter conduzido nenhum, eu já lhe disse que aquilo spostamente é normal, mas ele diz que não .

    agora diz-me uma coisa , ao tirar as esferas não vái esborretear tudo de oleo ???

    é um trabalho que se fáz com limpesa ou seja é limpo sem escorrer oleos para fora ??

    as esferas são secas por dentro ???

    se souberes tenta especificar-me como é o procedimento para a troca das esferas ok .

    obrigado pela ajuda.
    frescahumberto.

    MAIL: telemoveis2001@yahoo.com.br

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Padrão

    Citação Mensagem Original de frescahumberto Ver Post
    viva.

    sim o carro anda no nivel correcto (a meio), os pneus estão bons, tudo me parece bem , mas o carro a fazer curvas apertadas a serta velocidade parace um poco mais saltitão e parece que quer fugir , e mesmo em estrada sinuosa , a andar a direito , o carro parece muito mole á frente , e difrenca da mulesa da frente para tráz é grande.
    os niveis de oleo estão bons.

    eu pessoalmente não acho que o carro esteja tão mau , mas o meu colega acha que sim , mesmo sem nunca ter conduzido nenhum, eu já lhe disse que aquilo spostamente é normal, mas ele diz que não .

    agora diz-me uma coisa , ao tirar as esferas não vái esborretear tudo de oleo ???

    é um trabalho que se fáz com limpesa ou seja é limpo sem escorrer oleos para fora ??

    as esferas são secas por dentro ???

    se souberes tenta especificar-me como é o procedimento para a troca das esferas ok .

    obrigado pela ajuda.
    Meter o carro no nível mais baixo possível. Verificar no manual, pois posso estar a dizer asneira. No entanto, pode deixar o carro baixar por ele (dois dias devem chegar para ele baixar tudo). Assim, não vai haver pressão no óleo da suspensão, uma vez que ele está apoiado nos batentes da suspensão.

    Quanto ao saltitar da frente, pode realmente ser a ou a esfera central da frente ou uma das esferas das rodas da frente.

    Penso que esse modelo tenha a suspensão traseira direccional. Quando vira, as rodas detrás também viram de modo a virar melhor e não entrar em derrapagem.

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    sintra (lisboa) (portugal)
    Mensagens
    470

    Padrão ajuda com xantia

    viva.

    onde é que está situada a bola sentral ???

    como lá posso chegar ???

    e já agora como é que vejo quial das 3 bolas está marada ????

    obrigado pela ajuda.
    frescahumberto.

    MAIL: telemoveis2001@yahoo.com.br

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Suspensão hidraulica - esferas

    Citação Mensagem Original de frescahumberto Ver Post
    viva.

    onde é que está situada a bola sentral ???

    como lá posso chegar ???

    e já agora como é que vejo quial das 3 bolas está marada ????

    obrigado pela ajuda.
    Veja estes videos
    http://www.youtube.com/watch?v=I-XRCRINOB4
    http://www.youtube.com/watch?v=nYtgE...eature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=ywvLa...eature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=oLmQA...eature=related

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    sintra (lisboa) (portugal)
    Mensagens
    470

    Padrão ajuda com xantia

    viva.

    obrigado pelos videos , mas está tudo em inglês, e eu perco muita coisa.

    quer dizer e resumindo, sem entender tudo em condições tenho medo de mecher no carro ou seja fico na mesma.

    se aqui hover alguem que já tenha feito e tenha alguma experiencia agradecia, uma ajudinha.

    como descubro qual das esferas está marada ???

    como faço a subtituição da mesma em casa, sem ter problemas.

    obrigado.
    frescahumberto.

    MAIL: telemoveis2001@yahoo.com.br

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Mensagens
    9

    Padrão dica sobre suspencao

    boas vou dar o meu parcer,esses carros sao muito suaves a molejar nem duros nem moles cada tipo de carro tem a sua afinao de fabrica depende do modelo do carro ,isso é facil de ver se tem alguma esfera avariada para isso tira-se fora mete-se na maquina e ve-se a pressao delas na propia esfera diz a pressao dela .pode estar só descarregada e da para carregar se precisar de nova aconcelho-te de origem falo por experiencia propia da concorrencia fonciona na mesma mas quem conhecer bem o carro nao é a mesma coisa falo em estabelidade nao tem nada a ver,lanço-te uma dica para ver se esta alguma arrebentada basta desapertala e ela deita muito oleo se nao estiver so deita um pouco cuase nada.mas aconcelho ires a um entendido nesses carros sai-te mais barato porque sabem naquilo que estao a mexer ,parece uma suspencao facil de trabalhar mas é complexa,espero ter ajudado .

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    boas alguém sabe onde é que na zona centro, penso que é em Coimbra se carrega as esferas a bom preço ?!

  10. #10
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Nov 2015
    Mensagens
    3

    Padrão

    Boas! Com bastante atraso porque sou novo no fórum mas mesmo assim para quem possa servir:
    Se o carro saltita, é porque as esferas estão gastas! Mas um aspecto que retira as dúvidas é que normalmente, quando as esferas estão gastas, o carro além de saltitar, fica duro e a suspensão tende a ficar elevada. Mudar as bolas não é difícil mas requer algum conhecimento. Podes fazê-lo usando uma chave para filtros. Mas antes de retirar as esferas deves retirar a pressão no circuito de suspensão, arreando o carro à sua posição mais reduzida "colocar a alavanca da suspensão no mínimo, 1.ª posição". Contudo como disse é preciso algum conhecimento, pois por vezes depois de substituídas é necessário "OBRIGÁ-LO" a erguer!

  11. #11
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Nov 2015
    Mensagens
    3

    Padrão

    Bola Central na parte frontal do motor mais ou menos ao centro próximo ao cárter. Visível e de fácil acesso.

  12. #12
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Nov 2015
    Mensagens
    3

    Padrão

    Se a suspensão estiver macia (podes por exemplo pressionar o carro sobre o capô, fazendo-o subir e descer), é porque os balões dos amortecedores estão bem.

  13. #13
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jan 2016
    Mensagens
    1

    Padrão

    Boas tardes, precisava que alguém deixasse aqui uma pequena explicação acerca das esferas do xantia no meu caso é um xantia activa 2.0 HDi 110cv.
    Ao final de quantos km +\- é necessário trocar as esferas?
    No caso de compra das esferas, qual é a diferença entre umas esferas originais e outras? Duram mais? O amortecimento é diferente?
    Qual o preço das esferas+/-?
    Visto q o carro é de 1999 será espectável existirem esferas à venda durante os próximos anos?

Tópicos Similares

  1. ajuda suspençao
    Por bmw05 no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 5
    Última Resp.: 31-01-2010, 17:27
  2. pequena ajuda de MATEMATICA URGENTE.
    Por frescahumberto no fórum TOLices
    Respostas: 38
    Última Resp.: 28-09-2009, 17:58
  3. Uma pequena ajuda...
    Por the-answer no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 05-01-2008, 18:53
  4. uma pequena ajuda.
    Por MrVoyager no fórum TOLices
    Respostas: 2
    Última Resp.: 25-07-2007, 17:46
  5. Pequena GRANDE ajuda
    Por Number-One no fórum Geral Tuning
    Respostas: 2
    Última Resp.: 07-11-2006, 16:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •