Gostaria que alguem me explica-se como se faz. ja tive a tentar desmontar os tambores mas nao sei como se desmontam, se alguem me poder ajudar adradeço. O carro em kestao é um 106 xsi mk1.
Obrigado a todos os q ajudarem.
Abraços.
Tiras as jantes.
Desapertas os tambores e alivias os sangradores.
Sacas fora os tambores e cuidado com as molas ao tirares as cintas (que não voem para longe e decora a posição).
Ajudei?
Qualquer coisa apita.
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
O que eu nao sei mesmo é desmontar os tabores, o resto sei fazer....
alguem me sabe dizer como se desmontam os tambores deste carro?
queres fazer um swap de tambor pra disco?
eu fiz no meu civic e foi bastante simples... mas mm assim deve ser diferente do teu peugeot... mas aki vai:
1º retirar jante :p
2º na zona central do tambot tens tipo uma tampa, com a ajuda de uma chave de fendas tenta tira-la (é dificil, mas da, utilizando o metodo de alavanca)
3º quando essa tampa saltar fora, vais ter uma porca grande :p a vista, desaperta-a (ja nao sei a medida da chave que se usa, mas aconselho-te a usar um roquete e um tudo como estençao de cabo... essas porcas costumam tar mt bem apertadas...)
4º quando essa porca saltar fora do sitio, agaras na parte do tambor que gira ( parte que esta virada pra ti, onde tem os pernos k apertam a jante) e puxas para ti.
5º ja com essa parte fora, has de reparar em quatro parafusos que estao entre o sistema de travagem ( pastilhas) desaperta-os e ai ja deves ter o bloco todo solto ( tirando o cabo do travao de mao).
isto pra desmontar completamente o cubo...
agora se quiseres so desmontar as bombas, é parar antes do 5º passo e dar uma vista de olhos onde ta apertado a bomba...
espero ter ajudado.
Última edição por toxyk; 01-04-2008 às 21:05.
ai ja é uma beka mais chato... mas nao complicado...
chegas a esses quatro parafusos, desaperta-os...
- tens de ir desapertar os cabos do travao de mao (dentro do carro, mm no manipulo de mao) pra dp os trocarem por aqueles que vêm com o sistema de discos ( de tambor pros discos estes mudam de feitio).
- tens agora que desapertar quatro parafusos que estao na parte de traz
do cubo, do lado do amortecedor ( estes parafusos estao a apertar o rolamento do cubo ao braço e se nao me engano sao parafusos torx em medida T49 ou T50).
- agora agara no rolamento/apoio disco, do sistema de disco e montas no sentido inverso do que fizes-te ate agora...
que é: - montar esse rolamento
-aplicar o disco e apertar
- colocar a bomba do disco e apertar ( dois parafusos)
- apertar aquele parafuso gigante
- nao esquecer de colocar as proteçoes dos discos ( ja nao me lembro se é antes de colocar o disco ou dp... teras de ver por ti proprio.
- passar os cabos do travao de mao ate ao interior do carro
- trocar o sistema de oleo pelo que vem com os discos
- em grande modo é isto, ja nao tenho os passos todos na tola, mas tu consegues na boa, tudo tem a sua logica de montagem, nao da pra passar um passo antes do outro, tirando as proteçoes dos discos :P.
boa sorte
Ps- esquecia me... o sistema de discos deve conter: discos, bombas, cabos de travao de mao, tudos do oleo, proteçoes de disco, rolamento/apoio ( peça que aperta ao braço e onde vai apertar a bomba) e todos os parafusos que he sao devidos.
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Última edição por toxyk; 03-04-2008 às 11:16.