Resultados 1 a 20 de 20

Tópico: Mudar Oleo numa A4 1.9TDI

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão Mudar Oleo numa A4 1.9TDI

    Ja tinha postado aki a perguntar qd deveria mudar o oleo , se a kente ou a frio...
    Fikei convencido k teria de ser a kente para o oleo sair melhor.

    Cmo estou de ferias de manha sai e fiz cerca de 50kms e parei o carro ja a pensar em deixar arrefecer para mudar o oleo mais tarde!
    Deixei o carro parado cerca de 8h e dps colokei o a trabalhar e meti o na garagem... tempo suficiente para o oleo fluir dentro do motor e ganhar alguma temperatura!

    Preparei o local:

    A garrafeira ca de casa da mto jeito

    Parei o carro em cima da garrafeira e fui tirando a carnage...

    Sendo de origem (tem 253mil kms) o estado nao podia ser mto melhor k isto! A entrada de ar do centro partiu a mto tempo e algumas partes tem fisuras!

    Fui entao ver a temperatura do oleo do motor no climatronic:

    A esta temperatura ja nao estava preocupado em me keimar ao tirar o oleo!

    Agora cm o motor a vista foi so retirar o bujao cm uma chave 19.
    1º desapertei cm a chave dps qd axei k tava quase a sair cm a mao... nesta altura colokei um garrafao de 5L de agua logo por baixo para k nao saise nada por fora.O garrafao seria suficiente mas para nao ter problema tinha um balde perto nao foxe ter uma surpresa



    Deixei entao pousado no chao a pingar enquanto fui tentar dar um jeito a carnage e aos seus "buracos"


    Dps de deixar pai 30mins a pingar decidi tentar uma ideia k tinha ... inclinar o carro para o lado de saida do oleo...



    Enqt inclinava foi saindo bastante oleo... cerca de 15cc... fikei feliz pois a minha ideia ate funciou
    Nesta altura devia ter posto o carro cerca de 10secs a trabalhar para sair o oleo do filtro e o restante do motor... mas tive um pouco de receio e fikei me por aki!

    Nesta altura peguei o oleo e fui tb trocar a anilha do bujao k tinha comprado na semana anterior.



    A anilha e em cobre e e comprimida contra esta parte no bujao do motor:


    Dps de cerca de 1h a pingar , desci o carro do "macaco" e verifikei se nao saia mais...


    Fechei entao e atestei cm 3.5L de BP Visco 7000 Sport!
    Saiu cerca de 3L de dentro do motor...


    Agora foi so por a carnage de volta no sitio e deixar vir ao de cima o "sucateiro" k ha em mim (LOL)...



    A cinta e para a parte central na descer os cerca de 3cm k desce por tar partida...



    A fita de aluminio tapa mto bem os buracos e serve para o efeito!

    No dia seguinte fui verificar o nivel do oleo e tava cheio

    Agora e so deixar andar e daki a 20mil muda se outra vez!

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  2. #2
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Belverde - Amora
    Mensagens
    29

    Padrão

    Tb costumo mudar o oleo em casa, pois sai barato e não é nada complicado.

    Em relação a protecção do carter compra um kit porreiro de fibra e fibra isso nos sitios em que esta partida ou com buracos, eu fiz isso e ficou muito porreiro.

    So uma pergunta onde costumas por o oleo usado, eu ainda tenho o meu ca em casa, nem sei aonde o hei de por...

    Andem com calma e principalmente
    dentro das localidades...

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PlayGhost
    Tb costumo mudar o oleo em casa, pois sai barato e não é nada complicado.

    Em relação a protecção do carter compra um kit porreiro de fibra e fibra isso nos sitios em que esta partida ou com buracos, eu fiz isso e ficou muito porreiro.

    So uma pergunta onde costumas por o oleo usado, eu ainda tenho o meu ca em casa, nem sei aonde o hei de por...
    Tb pensei nisso da fibra... mas nao encontrei!

    O oleo podes smp ir aos Kartodromos k tem la um deposito para "oleo keimado" ou penso k existe outros sitios...

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão mudança de óleo

    Olá.

    Fixe a mudança de óleo caseira, desde que filtros e óleos usados vão para o local correcto. Qualquer bomba de gasolina aceita pelo menos óleo usado, está estipulado por lei - mas aki entre nós: se fizerem cara estranha quando uma pessoa entra com a garrafa loja a dentro, é melhor n deixar na mão deles, n vão estes atirar pela mata das traseiras ou no esgoto

    Podes dar à chave e manter o motor ao rallenti 1 ou 2 minutos, para sacar ainda mais óleo do circuito - isto à parte ou em substituição de levantar o carro num lado. N faz mal desde que mantenhas o rallenti e NUNCA aceleres.

    Bons trabalhos.
    Abraço ao Fórum

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    9

    Padrão

    Só uma pequena pergunta
    Tb trocas-te o filtro do oleo???

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de A4_Avant
    Só uma pequena pergunta
    Tb trocas-te o filtro do oleo???
    Nop!
    So mudo o filtro mudança sim , mudança nao! Cerca de 40mil kms...
    A meu ver o filtro do oleo e mto importante em motores pouco rodados...cmo nao e o caso do meu , nao mudo ao mesmo tempo k o oleo!

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    9

    Padrão

    Nop!
    So mudo o filtro mudança sim , mudança nao! Cerca de 40mil kms...
    A meu ver o filtro do oleo e mto importante em motores pouco rodados...cmo nao e o caso do meu , nao mudo ao mesmo tempo k o oleo!
    Se fores a qq oficina e disseres q só trocas o filtro do oleo de 40 em 40 mil KM eles dizem-te que tu es louco pq os filtros são para ser trocados no maximo de 20mil em 20mil km é considerado o seu tempo de vida util
    só se faz isso q tu taz a dizer qd os intervalos de mudança de oleo são muito curtos por exemplo 5000/5000 é q o filtro vai ganhando muitas imporezas e deixa de filtrar o oleo como deve ser.
    espero q não leves a mal nada do q eu disse mas é que o filtro é um componete tão importante como o oleo
    fica bem e muitos km´s

  8. #8
    Detalhista Senior Avatar de yamaha
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    bobadela
    Mensagens
    643

    Padrão

    a a4 do meu irmao eh de 98 tem 138 mil kms eu mudo oleo e os filtros de 10 em 10 mil kms

    ou tenho q fazer 20 em 20 mil kms ?

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    27

    Padrão

    Eu cá mudava de 10 em 10k máximo e filtro fora, claro é que o filtro fica cheio e tem uma vávula que depois permite a lixarada andar a circular no motor
    The slowest Opel Tigra in the World

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    humm , eu so gostava de saber de onde vem o lixo... mas ok!
    Eu tenho 250 mil kms e tenho o carro saudavel e smp foi tratado assim...
    Na tou preocupado e e assim k trato dos carros!
    Se voces se sentem melhor a mudar mais cedo ,td bem!
    Tb dizem k os oleos nao duram mais de 20mil kms e eu nnc mudo antes...
    Mas se eu mudaxe de 10 em 10mil e filtro tb , cada 2 meses tinha de ir a oficina

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão

    Olá.

    O Lixo vem de locais como: água que o interior do cartér desenvolve nas paredes, limalha do bloco, mistura com os gases de escape que saem pelo respiradouro (CCV).

    Acho que n é grave para uma Audi mudar filtro de óleo 40 em 40 mil a menos que o fabricante diga que deves mudar de 15 em 15 mil ou algo do género, ou seja num intervalo considerávelmente menor.

    Fico com a ideia de que mudas rigorosamente o óleo de 20 em 20K km. Se assim é, acho muitissimo bem, e já que andas mt com o carro n há mesmo prob. Se fosse um carro que estivesse mt tempo parado convinha n só mudar filtro, mas também óleo (mesmo antes de chegar ao intervalo) pois o lixo que desenvolve é maior.
    A não ser que esse lixo seja preciso para tapar fugas nos O'rings.

    Estava a ver as imagens de novo, será que vi bem? Akela junta do cartér já merecia um trato não?


    Abraço ao Fórum

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PernaLonga
    Olá.

    O Lixo vem de locais como: água que o interior do cartér desenvolve nas paredes, limalha do bloco, mistura com os gases de escape que saem pelo respiradouro (CCV).

    Acho que n é grave para uma Audi mudar filtro de óleo 40 em 40 mil a menos que o fabricante diga que deves mudar de 15 em 15 mil ou algo do género, ou seja num intervalo considerávelmente menor.

    Fico com a ideia de que mudas rigorosamente o óleo de 20 em 20K km. Se assim é, acho muitissimo bem, e já que andas mt com o carro n há mesmo prob. Se fosse um carro que estivesse mt tempo parado convinha n só mudar filtro, mas também óleo (mesmo antes de chegar ao intervalo) pois o lixo que desenvolve é maior.
    A não ser que esse lixo seja preciso para tapar fugas nos O'rings.

    Estava a ver as imagens de novo, será que vi bem? Akela junta do cartér já merecia um trato não?


    Abraço ao Fórum
    K tem a junta do carter? Em k foto?

    Qt ao filtro , axo k limalhas num motor cm 260mil kms deve ser um caso raro... nao sei...

    Os meus filtros fazem smp 40mil kms mas se dizes k de fabrica aconselham 15mil fico preocupado...
    Agr aos 270 mil muda outra vez oleo , filtro oleo , filtro gasoleo e ar....
    O filtro de oleo vem dos 230mil e os de ar e gasoleo dos 245mil

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão

    Olá.

    Nesta foto dá a impressão de que a junta do cartér está a babar óleo (à direita). Pode ser somente brilho do flash.


    Eu n digo que o carro muda de 15 em 15... n conheço a Audi em rigorosamente nada. Apenas disse que acho bem a forma como mudas o óleo ao carro, desde que esses intervalor sejam mais ou menos coincidentes com o que o fabricante diz. Os ¨15 em 15¨ são um exemplo dispar entre o que o fabricante diz e o que porventura praticas (40em40).

    Francamente : o teu carro deve estar bem estimado, 240K km é ¨uma boa fruta¨ num carro que aparentemente está de boa saúde.

    C ya
    Abraço ao Fórum

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PernaLonga
    Olá.

    Nesta foto dá a impressão de que a junta do cartér está a babar óleo (à direita). Pode ser somente brilho do flash.


    Eu n digo que o carro muda de 15 em 15... n conheço a Audi em rigorosamente nada. Apenas disse que acho bem a forma como mudas o óleo ao carro, desde que esses intervalor sejam mais ou menos coincidentes com o que o fabricante diz. Os ¨15 em 15¨ são um exemplo dispar entre o que o fabricante diz e o que porventura praticas (40em40).

    Francamente : o teu carro deve estar bem estimado, 240K km é ¨uma boa fruta¨ num carro que aparentemente está de boa saúde.

    C ya
    Abraço ao Fórum
    Tem oleo sim... mas foi duma fuga num tubo da direcçao k tive dos 220 aos 243 mil kms... dps o motor foi limpo mas ficou smp qq coisa!

    Ate ao fim do ano ainda mudo outra vez de oleo e o filtro.... e o turbo vai ter uma revisao e dps de IC lavado td revisto no motor vai ser Muito Bem chipado

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão

    Força nisso.

  16. #16
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    5

    Padrão

    boas, eu reparei que consegues ver a temp. do oleo do motor no climatronic, eu tenho um leon e gostava que me disseses se no meu tambem da, um abraço
    LEON FR POWER

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FUSCA
    boas, eu reparei que consegues ver a temp. do oleo do motor no climatronic, eu tenho um leon e gostava que me disseses se no meu tambem da, um abraço
    Sabes aceder ao menu? Carregar no botao do carro(de recirculaçao de ar) e no de enviar ar po vidro ao mesmo tempo... dps no menu 49 ou 51 tens a temp:

    49. Temperatura do liquido do radiador
    ..
    51. Temperatura do motor °C

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

  18. #18
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    5

    Padrão

    obrigado, uma abraço
    LEON FR POWER

  19. #19
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Porto - Bragança
    Mensagens
    20

    Padrão

    Disseste que só lhe meteste 3,5L?

    Como sabes, vou mudar o oleo do meu A4, e o mecanico disse-me que com filtro de oleo levava 4,5L...

    Tens recomendações para mudanças de oleos, quando o novo oleo é completamente diferente?

    ouvi dizer que ha um produto, um tal de "OilFlash" para estas situações...
    Sabes alguma coisa disso?

    Thanks

  20. #20
    Senior Member Super user Avatar de Artur Costa
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.239

    Padrão

    Nas especificaçoes vem 3.5L! Provavelmente ate tens razao disso do filtro mas eu cmo nao tirei o filtro nem o oleo todo de dentro n sei bem!
    Sei k cm 3.5L ficou xeio e no nivel ideal e normalmente qd vou a Audi levo 4L de oleo pa eles mudarem e volta smp um pouco!
    Mas se vais tirar o filtro e mto simples , tiras o oleo todo , e dps metes so 3.5L , vais ver o nivel na vareta e vais pondo mais ate tar xeio!

    Cumps
    Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
    BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )

Tópicos Similares

  1. Mudar o oleo... á namorada! :)
    Por fermamar no fórum TOLices
    Respostas: 3
    Última Resp.: 12-06-2011, 12:33
  2. Problema numa VW Sharan - piston picado e turbo com oleo
    Por Athyla no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 8
    Última Resp.: 07-01-2009, 20:20
  3. Mudar oleo
    Por NoOne_ no fórum Manutenção
    Respostas: 3
    Última Resp.: 31-03-2007, 12:51
  4. Mudar oleo caixa de velocidade peugeot 306
    Por rmf no fórum Manutenção
    Respostas: 1
    Última Resp.: 13-08-2006, 01:13
  5. Mudar filtro do oleo
    Por Linhares no fórum Do It Yourself
    Respostas: 4
    Última Resp.: 26-09-2004, 14:06

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •