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Tópico: Mais Pressão de turbo, mais fumo...???

  1. #1
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    Padrão Mais Pressão de turbo, mais fumo...???

    Boas,

    Ultimamente tenho andado um bocado afastado do fórum, mas o bichinho das mod's continua sempre presente...

    Nas ultimas semanas tenho andado a fazer uns testes ao "eterno" problema dos turbos, embora o terceiro se esteja a portar bem, em termos de fiabilidade (pelo menos ainda não partiu ).

    Testes feitos:
    - 1.5bar de pressão constante (picos até 1.8bar): andamento esquisito e muito (mesmo preto) fumo...

    - 1.3 bar de pressão constante (picos até 1.5 bar): andamento relativamente agradável e muito menos fumo do que na situação anterior...

    Para quem não sabe, o carro tem o seguinte:
    - vnt20 hibrido
    - linha escape 55mm interior (45mm do turbo até ao flexível), com a carcaça do catalisador e panela final feita por medida.
    - race 520 (a bomba penso que tem embolo de 11mm de origem)
    - chip by Vilauto
    - intercooler muito pequeno


    Agradeço comentários!
    António Monteiro
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  2. #2
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    O fumo por mais que pareça estranho na primeira situação por ter mais pressão, tens aqui dois factores que podem infuenciar :

    1º com maior pressão talvez com um IC maior apaga.se mais esse fumo!!!

    2º ja que sentes o carro mais "esquezito" tanto o aquecimento que manda para a admissão devido ao excesso de calor que o turbo emana a fazer 1.8 bars como a pressão dada na altura menos correta pois poderá n entrar turbo ao mesmo tempo que entra gasoleo...

    Mas isto são só suposições nada disto que eu disse poderá ser o problema real do teu carro, mas certamente que um IC de maiores dimensões fará toda a diferença
    MB power no smoke no funPUNTO JTD F-VERMINATOR MB

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  3. #3
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    Conforme ja falamos e tambem ja foi dito no teu caso aposto no IC pq é pequeno de mais e pouco eficiente(suponho).
    E pelo facto de a geometria estar mais fechada para fazer mais pressao tb limita o escoamento de gazes e pode provocar algumas perdas.

    Cmo se porta cmo mta pressao num dia frio cm intakes baixos?

    Abraço
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  4. #4
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    Boas,

    Efectivamente, tudo aponta para que tenha a ver mesmo com o intercooler.

    No entanto, o facto de estarem lá fora 2 ou 3 graus apenas, não influencia notóriamente o comportamento do carro, nem o fumo preto.

    Passa-se o seguinte:
    Andei algumas semanas a fazer cerca de 1.5bar estáveis e reparava que havia muito fumo, tanto em altas como em baixas (mas muito mais em baixas).
    Estou a usar uma "torneira" daquelas que atrasa a abertura da geometria.
    Para os tais 1.5bar, pelas 2000rpm (com o pé quase no fundo) fazia cerca de 1.0bar.

    Para os 1.3bar (com o pé quase no fundo), faz 1.2bar pelas 2000rpm, havendo um pico até aos 1.5, ficando constante nos 1.3bar.

    Conclusão:
    No primeiro caso, para os 1.5bar e, na tentativa de evitar um pico na ordem dos 2.0bar, eu deixava a geometria abrir mais cedo, o que levava a uma pressão em baixas, ligeiramente inferior ao segundo caso.
    O fumo preto é, sem dúvida alguma, MUITO MENOS e mais claro (há situações em que nem se vê nenhum...)
    Depreendo que tenha a ver com oas tais 0,2bar a mais, pelas 2000rpm.
    Notto é uma ligeira trepidação (nem trepidação chega a ser), pelo facto da geometria estar muito fechada!


    Outra coisa:
    A teoria da temperatura do ar a entrar na admissão não sei se estará muito correcta, no meu caso.
    Se eu der uma voltinha em andamento normal (até o carro aquecer um bocado) e depois começar a puxar, vejo como o carro se porta.
    Se depois de uma valente escáfia (turbo e afins, bem quentinhos), verificar o andamento do carro e comparar com a situação anterior, não noto perdas.
    Com tudo mais quente, devia notar-se...

    Ainda gostava de poder experimentar sem o intercooler (um tubo directo do turbo à admissão...
    Estou com a impressão que não teria perdas em relação ao uso do intercooler, ou então estou errado!
    Última edição por ClioDti; 13-01-2007 às 22:29.
    António Monteiro
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  5. #5
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    Tó se tirasses o ic não ia ser temperatura a mais,para esse motor.O ic é pequeno mas esta a fazer algum efeito,pouco mas esta.

    com o vnt20 devias era ter um IC maior, se não me engano ja aumentas-te o diametro da linha de escape, portanto ai é preciso AGORA um IC maior, para dissipar o calor que esse VNT faz.

    Quando tinhas o KKK e colocas-te o IC, não notas-te diferença?Agora ainda notas mais.

    Abraço

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de zedci Ver Post
    Tó se tirasses o ic não ia ser temperatura a mais,para esse motor.O ic é pequeno mas esta a fazer algum efeito,pouco mas esta.

    com o vnt20 devias era ter um IC maior, se não me engano ja aumentas-te o diametro da linha de escape, portanto ai é preciso AGORA um IC maior, para dissipar o calor que esse VNT faz.

    Quando tinhas o KKK e colocas-te o IC, não notas-te diferença?Agora ainda notas mais.

    Abraço
    Caro amigo, andas por cá?

    Tens razão, mas lembra-te que o velhinho K03, tinha um caudal de ar muinto inferior.
    Neste momento, acho que este IC provoca alguns entraves na performance.
    Muito pequeno, pouco eficiente e as entradas são de apenas 45mm, o que implica ter um tubo com apenas esse diâmetro, quando no final (na entrada da admissão) tenho de ter 60 ou 70mm (já nem sei bem)...
    António Monteiro
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  7. #7
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    entao parece que tá na hora d torrar uns trocos e meter IC a condizer cm o 20

    XAD + XADT

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    entao parece que tá na hora d torrar uns trocos e meter IC a condizer cm o 20
    Falar é muito fácil.
    Arranja-me um IC que caiba lá e eu até "torro" uns trocos..
    António Monteiro
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  9. #9
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    puxas o radiador ligeiramente para traz e metes um frontal.
    desde que seja fino nao vai roubar mt eficacia ao radiador de agua.
    se queres torrar massas compra o meu i.c.; é grande,fino e dáva-me um jeitao os 90€ lol
    GOLF II GTI G60
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  10. #10
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    CliodTi - Tem que se arranjar solução para isso, ou seja um IC Maior, o carrizog60 disse se calhar até dá, se puxares o radiador para traz ate dá.

    é uma questão de tirares o xoques fora e veres o espaço que tens e que se consegue arranjar, nem que o meu cunhado faça uns suporte para os radiadores e para o ic.

    Vais lá tiras o xoques e medes o espaço que tens, e vez o espaço que se arranja com suportes. depois arranja-se um IC.

  11. #11
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    Boas,

    Se eu pudesse parar o carro durante um mês, acredito que se arranjasse uma solução.
    Mas eu não disponho desse tempo, embora daqui a uns 15 dias ou 3 semanas, possa pelo menos tirar um ou outro dia para ver alguns ensaios...
    Parar o carro, propositadamente, não dá mesmo!

    Zé,
    Puxar o radiador para dentro não dá. Já estive a ver isso com o teu cunhado.


    carrizog60
    Qual é o IC que estás a vender, por 90€?
    Última edição por ClioDti; 15-01-2007 às 22:56.
    António Monteiro
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  12. #12
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    diametro de bocal 60cm
    espessura 3.5/4cm
    altura 42cm
    largura minima 72cm
    largura maxima(zona dos bocais)90cm







    nao é por falta de tamanho lol
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  13. #13
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    Citação Mensagem Original de carrizog60 Ver Post
    diametro de bocal 60cm
    espessura 3.5/4cm
    altura 42cm
    largura minima 72cm
    largura maxima(zona dos bocais)90cm

    nao é por falta de tamanho lol
    E achas que um intercooler desse tamanho, cabe no meu carro...
    Pela espessura até cabia à vontade, mas de resto... ui!
    António Monteiro
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  14. #14
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    Boas cliodti!eu tenho um 206 1.4hdi de 70cv to a pensar em por ic do c3 1.4hdi 16v(92cv).Da mais um pouco de pot,mas creio que me vou fartar rapidamente,qto custou o teu chip na vilauto?é que informei-me de repro mas sai mt caro e poucos cavalos.15 a 20% da minha pot..ou seja 14cv +ou-.mais ic ficaria com perto de 100.eu queria ultrapassar esse valor.Tu com ic e chip ultrapassate em qto??qto te deu cada coisa?mediste?
    e outra pergunta onde fica a vilauto??eu sou de lx.

  15. #15
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    Com turbo de origem, n consegues mto mais que 100cv no 1.4hdi 8v...

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de Serginh84 Ver Post
    Boas cliodti!eu tenho um 206 1.4hdi de 70cv to a pensar em por ic do c3 1.4hdi 16v(92cv).Da mais um pouco de pot,mas creio que me vou fartar rapidamente,qto custou o teu chip na vilauto?é que informei-me de repro mas sai mt caro e poucos cavalos.15 a 20% da minha pot..ou seja 14cv +ou-.mais ic ficaria com perto de 100.eu queria ultrapassar esse valor.Tu com ic e chip ultrapassate em qto??qto te deu cada coisa?mediste?
    e outra pergunta onde fica a vilauto??eu sou de lx.
    Boas,
    O teu carro tem 70cv de origem.
    Com mais 25% (creio ser possível com repro), ficarias com cerca de 85cv...
    Achas pouco?
    Com o IC podes ganhar mais um bocadinho, mas não esperes passar dos 100cv...

    O meu caso é um bocado diferente, mas cá vai (potência original = 80cv).
    1 - CHIP (feito à medida para o meu)= 112cv.
    2 - CHIP + IC + Pressão de turbo= 120cv (turbo original não deixa passar dos 122cv...).
    3 - Mais mod's (turbo, bicos injectores, etc...)= mais potência e por aí fora...


    Com material stock, por norma não se consegue ultrapassar os 30% de incremento e mesmo assim já é esticado, dependendo do motor.

    O teu motor é 1.4, por isso um incremento de "poucos" cavalos pode representar muito, em termos de performance geral... (ex: num carro com 150cv, mais 10 quase não se sente. Num com 70cv, mais 5, sente-se)!

    Ah...
    A Vilauto é em Vila Real...
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  17. #17
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    Citação Mensagem Original de ClioDti Ver Post
    Boas,
    O teu carro tem 70cv de origem.
    Com mais 25% (creio ser possível com repro), ficarias com cerca de 85cv...
    Achas pouco?
    Com o IC podes ganhar mais um bocadinho, mas não esperes passar dos 100cv...

    O meu caso é um bocado diferente, mas cá vai (potência original = 80cv).
    1 - CHIP (feito à medida para o meu)= 112cv.
    2 - CHIP + IC + Pressão de turbo= 120cv (turbo original não deixa passar dos 122cv...).
    3 - Mais mod's (turbo, bicos injectores, etc...)= mais potência e por aí fora...


    Com material stock, por norma não se consegue ultrapassar os 30% de incremento e mesmo assim já é esticado, dependendo do motor.

    O teu motor é 1.4, por isso um incremento de "poucos" cavalos pode representar muito, em termos de performance geral... (ex: num carro com 150cv, mais 10 quase não se sente. Num com 70cv, mais 5, sente-se)!

    Ah...
    A Vilauto é em Vila Real...
    com chip passaste de 80 pa 112???mto bom!!melhor do que uma repro entao.IC estou a pensar montalo eu,parecem que não é mto dificil.pressão do turbo sabes mexer?como?outro turbo e essas outras cenas ja n kero mexer.Mas se tu com 80cv chegaste a 122cv.Eu com 70cv n chego aos 105-110cv??so com repro ou chip(inda n sei o k da + pot)+IC+pressao do turbo.

  18. #18
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    outra coisa,EGR OFF é o que.ja me disseram que tb podia fazer isso.sabes fazer?qdo tiraste o catalizador notaste mto + barulho??é que os carros a gasolina fazem demasiado barulho qdo tiram o cat,os a diesel n é a mesma coisa pois n?

  19. #19
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    Chip = repro, só que no caso da repro não é necessário tirar o chip da centralina para alterar o seu conteudo. Nop, n chegas aos 105/110cv só com repro/chip. Ele ganhou "x" cavalos num 1.9 renault, tu tens um 1.4 PSA. :p

  20. #20
    Member Novato Avatar de zedci
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    Citação Mensagem Original de Serginh84 Ver Post
    com chip passaste de 80 pa 112???mto bom!!melhor do que uma repro entao.IC estou a pensar montalo eu,parecem que não é mto dificil.pressão do turbo sabes mexer?como?outro turbo e essas outras cenas ja n kero mexer.Mas se tu com 80cv chegaste a 122cv.Eu com 70cv n chego aos 105-110cv??so com repro ou chip(inda n sei o k da + pot)+IC+pressao do turbo.
    Serginh84 estamos a falar de carros diferentes e de motores mt diferentes, 1900, e 1400.


    IC é facil de montar e coloca-lo entre a saiada do turbo e a admissão.Facil e eficaz não arrependes, mas não esperes 100 cv assim

    é CHIP que leva a repro(reprogramaçáo)

    para mexeres no turbo, se não tens conhecimentos basicos de como funciona então é preferivel levar a quem conhece(alias nem sei se da para dar + pressão pela wastgate(os entendidos a que podem dizer))é presiso manometro enfim.

    queres gastar pouco colocas o IC e compras uma BOX, é mais barato, mas não fica igual.

    APESAR DE NÃO SER MT DA OPINIÃO DAS BOX SÓ NO PREÇO

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