Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 31

Tópico: GPL ou Diesel.....?

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão GPL ou Diesel.....?

    Boas pessoal..
    Tou aqui com uma questão que nos toca a todos, especialmente ao final do mes na carteira........
    A verdade é k a subida do gasoleo é uma constante, e ando a por gasoleo mais caro, do k punha ha 1 ano quando andava de cup a gasolina..........
    Sera k esta a compensar o GPL??? 60 centimos para 1.34 do gasoleo.... upa upa......

    abraçada

  2. #2
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    Sinceramente?

    Neste momento já nada compensa.

    E digo isto pk tenho um carro em casa a GPL.


  3. #3
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    em vez de andarem na brasa, andem com calma (dentro dos limites, não é preciso mais...)
    1 deposito no meu carro, da-me para mais de 1000km
    2 old 4 this $hit

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de V1t0r_
    Data de Inscrição
    Oct 2006
    Localização
    Funchal
    Mensagens
    2.530

    Padrão

    quanto mais no continente que é quase tudo chão LOL
    eu faço em lisboa consumos urbanos num clio mk1 1.2 carburador 6 litros..
    Honda S2000 AP1 & Audi A4 Avant B6

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FalcaoBranco Ver Post
    Sinceramente?

    Neste momento já nada compensa.

    E digo isto pk tenho um carro em casa a GPL.

    Mas axas k mesmo assim n compensa?!

    Epah tinha mesmo a ideia k o GPL dado o preço/ litro fosse a melhor opção... mas a experiencia de quem já tem a GPL é k conta...

    Pessoal mais opinioes sobre GPL, quem tem?

  6. #6
    Condutor Reles Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    659

    Padrão

    Pelo que tenho lido no forum autogas, o GPL é o que mais compensa neste momento, por vários factores:

    - Preço do GPL - 0.65€ - que raramente sofre aumentos.. só há uns meses atrás subiu um pouco, mas nada de 15c num mês como a gasolina..

    - Preço da instalação, que embora ainda seja um pouco caro (à volta de 1600€) consegue-se poupar o suficiente para pagá-la durante um ano (para uma pessoa que faça mais ou menos 20000km's por ano)

    - Perdas de potência irrelevantes, principalmente em carros mais potentes.

    - Um carro a GPL é mais seguro que um carro a gasolina, em termos de probabilidade de explosão.

    Entre outras razões.. Se tivesse dinheiro para a instalação era já, ou se aparecer uma oportunidade para trocar o meu carro por um a GPL, é logo

    Abraço

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão

    Citação Mensagem Original de CouRaGE` Ver Post
    Pelo que tenho lido no forum autogas, o GPL é o que mais compensa neste momento, por vários factores:

    - Preço do GPL - 0.65€ - que raramente sofre aumentos.. só há uns meses atrás subiu um pouco, mas nada de 15c num mês como a gasolina..

    - Preço da instalação, que embora ainda seja um pouco caro (à volta de 1600€) consegue-se poupar o suficiente para pagá-la durante um ano (para uma pessoa que faça mais ou menos 20000km's por ano)

    - Perdas de potência irrelevantes, principalmente em carros mais potentes.

    - Um carro a GPL é mais seguro que um carro a gasolina, em termos de probabilidade de explosão.

    Entre outras razões.. Se tivesse dinheiro para a instalação era já, ou se aparecer uma oportunidade para trocar o meu carro por um a GPL, é logo

    Abraço
    Obrigado pela completa explicação..

    Epah tou mesmo seriamente a pensar trocar.... para alem do preço de um automovel a gasolina ser mais barato k a diesel, o meu Ibiza 1.9 TDI á venda ja dava para a troca de um a gasolina e o kit de gas...

    Tenho de ponderar mt bem...

  8. #8
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Alfena
    Mensagens
    54

    Padrão

    Tive a mesma questao a dois meses atraz na altura de compra de carro...

    Optei pelo GPL...
    A minha opçao tambem nao foi das mais poupadas, pq tenho um carro que é de si um bebado por natureza, mas ainda assim com um carro a gasolina 2.3Turbo de 5cilindros e 240cvs, faço medias de um gasoleo k gaste 6L/100km...

    Isto pq com GPL faço media de 12 no meu carro, agora, para quem quer mesmo poupar, num carro mais economico, que faça media de 6/7Litros a GPL , isto sim da para poupar uns bons trocos...

    No meu caso, fiz todos os calculos, comparando Gasoleo/Gasolina com GPL...

    Faço uma media de 30/40 mil ano, com o preço da gasolina como está neste momento (e a tendencia como sabem é subir ainda mais) e tendo em conta k o GPL suba na mesma percentagem, eu em ano e meio no maximo dois anos tenho o investimento do GPL pago e a partir dai tenho "lucros" reais..

    Outra das razoes de ter optado pelo GPL é a minha aversão a carros a gasoleo, nao aprecio a conduçao (é a minha opiniao), e como queria um carro com potencia suficiente, optei pelo Volvo S70 T5, e instalei o GPL... a diferenca de conduçao é minima em termos de potencia (nota-se um pouco um lag qd se calca de baixas principalmente, a gasolina é mais rapido a responder, mas é uma diferenca minima acreditem, em velocidade de ponta por exemplo é igual no mesmo sitio, nas mesmas condicoes)....

    Alem disso, um gasoleo com potencia parecida com esta (330d por exemplo ) penso eu que deve fazer consumos a rondar os 9/10 litros, ou seja, eu com a mesma potencia, com o prazer de um carro a gasolina (no meu entender), tenho um carro mais economico...

    Agora, nem tudo é perfeito...

    Um carro para ser convertido a GPL tem que ter condições minimas no estado do motor, boa compressao é muito importante, assim como o estado da ignição (bobines, velas, cabo de velas, distribuidor etc etc)...

    Para nao terem surpresas quando instalarem o GPL façam uma boa revisao, porque o GPL é muito mais "sensivel" ao estado do motor do que a gasolina, e qualquer falha num destes componentes é muito mais sentida a GPL do que a gasolina...

    Concluindo, recomendo!

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão

    Eu a tenho um ibiza 1.9 tdi 130 cv e faço medias de 4.5 nakilo... mas em cidade 6.... tipo um carro da categoria do volvo (k n tem nada a ver com o meu) a fazer essas medias e mesmo brutal...
    alem disso o prazer de condução em termos de velocidade deve ser semelhante, penso eu de que.....
    Eu so ainda n troquei pq me falaram que a manutençao do GPL é elevada (afinaçoes).. e k nas afinações do gás se perdia "o lucro" k se tinha tido ate a altura das afinaçoes pq eram dispendiosas... alguem confirma?

  10. #10
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Alfena
    Mensagens
    54

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nntuning Ver Post
    Eu a tenho um ibiza 1.9 tdi 130 cv e faço medias de 4.5 nakilo... mas em cidade 6.... tipo um carro da categoria do volvo (k n tem nada a ver com o meu) a fazer essas medias e mesmo brutal...
    alem disso o prazer de condução em termos de velocidade deve ser semelhante, penso eu de que.....
    Eu so ainda n troquei pq me falaram que a manutençao do GPL é elevada (afinaçoes).. e k nas afinações do gás se perdia "o lucro" k se tinha tido ate a altura das afinaçoes pq eram dispendiosas... alguem confirma?
    em termos de ser semelhante... axo k ter quase o dobro da potencia fala por si...

    Em termos da manutencao do GPL, tens k mudar o filtro de 20 em 20 mil km, nada dispendioso... em relação a afinação, actualmente os sistema de injeccao sequencial, depois de afinado a primeira vez, é como uma repro, so precisas de voltar a afinar caso o carro sofra alguma alteração maior...

    A oficina onde instalei nao me cobra as afinações (é claro que se for la todas as semanas pq meti um turbo, pq meti umas cames,etc,etc mais tarde ou mais cedo vai-me cobrar, mas ate hoje nao gastei um centimo...

    Estou a falar por experiencia propria, porque sei que os sistemas antigos davam algumas dores de cabeça, mas actualmente está muito evoluido...

  11. #11
    Condutor Reles Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    659

    Padrão

    Citação Mensagem Original de [X]ega_[L]ume Ver Post
    em termos de ser semelhante... axo k ter quase o dobro da potencia fala por si...

    Em termos da manutencao do GPL, tens k mudar o filtro de 20 em 20 mil km, nada dispendioso... em relação a afinação, actualmente os sistema de injeccao sequencial, depois de afinado a primeira vez, é como uma repro, so precisas de voltar a afinar caso o carro sofra alguma alteração maior...

    A oficina onde instalei nao me cobra as afinações (é claro que se for la todas as semanas pq meti um turbo, pq meti umas cames,etc,etc mais tarde ou mais cedo vai-me cobrar, mas ate hoje nao gastei um centimo...

    Estou a falar por experiencia propria, porque sei que os sistemas antigos davam algumas dores de cabeça, mas actualmente está muito evoluido...
    É verdade, muito desenvolvido mesmo.. basta andares uns dias a ler tópicos no autogas.pt e vais para gás de certeza.. eu no próximo que tiver vai ter que ser.. 1º porque detesto carros que 'morram' às 4500rpm e 2º porque posso ter um carro muito mais potente e ter o mesmo nível de gastos em combustível..

    Podes ver o exemplo deste user que tem o Volvo.. tem um maquinão a 'gastar' o mesmo que o teu ibiza.. e não compares o prazer de condução de um volvo S70 T5 a uma Ibiza

    Abraço

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão

    Citação Mensagem Original de CouRaGE` Ver Post
    É verdade, muito desenvolvido mesmo.. basta andares uns dias a ler tópicos no autogas.pt e vais para gás de certeza.. eu no próximo que tiver vai ter que ser.. 1º porque detesto carros que 'morram' às 4500rpm e 2º porque posso ter um carro muito mais potente e ter o mesmo nível de gastos em combustível..

    Podes ver o exemplo deste user que tem o Volvo.. tem um maquinão a 'gastar' o mesmo que o teu ibiza.. e não compares o prazer de condução de um volvo S70 T5 a uma Ibiza

    Abraço
    Sim o prazer de condução é diferente, sao carros diferentes, k nao têm nada haver um com o outro...
    Apesar de me dar muito prazer a conduçao do meu carro, e de nao ter condiçoes para ter um volvo D5 (altamente...) axo k para o final do verao vou mesmo pensar em trocar de carro para um familiar a GPL..

    Como todos sabem estas decisões não se tomam do dia para a noite, há que ponderar os prós e contras desta decisão.. irei efectuar mais pesquisa sobre o GPL e depois ponho aqui, para o caso de mais users terem a mesma questão ficarem esclarecidos..

    Abraçada

  13. #13
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    7.521

    Padrão

    também quero trocar o xaço diesel por um gpl! Não tenho duvidas nenhumas de que é melhor, polui menos, é muito mais barato, e para os km´s que faço era uma maravilha!

  14. #14
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    40

    Padrão

    Tambem estou a pensar mudar do disel para GPL. Qual motor é mais indicado para uso do gpl um "turbinado" ou um "atmosferico"?Alguem sabe?

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    7.521

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sport999 Ver Post
    Tambem estou a pensar mudar do disel para GPL. Qual motor é mais indicado para uso do gpl um "turbinado" ou um "atmosferico"?Alguem sabe?
    Tem é que tar bom lol... Os únicos motores que regra geral se dão mal são os vtec, ainda a semana passada na autofoco falaram disso. Posso scanar se for preciso.

  16. #16
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    40

    Padrão

    Serio?? tenho um colega que tem um civic 1.5 de 96 esta a GPL á cerca de 1 ano e está muito satisfeito.Parece é que esses motores têm é de levar um sistema qualquer de lubrificaçao dos cilindros.
    Última edição por sport999; 14-05-2008 às 23:56.

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de goncaloLancer
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    352

    Padrão

    boas tenho GPL e andava mal abituado

    como agora ta na oficina ando a gasolina e acreditem que doi a diferença, com 20€ fazia uma semana na boa conducao despreocupada, pisava na tabua quando queria, agora ando a gasolina e ando sempre a olha para o ponteiro, e o gasto o dobro no minimo para os mesmos km
    garage: mitsubishi lancer 4wd

  18. #18
    Senior Member Average 2 Avatar de born2fast
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    santarem
    Mensagens
    195

    Padrão

    não ha duvidas que o GPL é o futuro.

    mais economico,mais seguro,mais barato,melhor para o ambiente... qual a duvida?

    frequento uma oficina de montagem de gpl (diga se de passagem que é a unica do pais que se dedica exclusivamente é montagem e reparaçao de gpl) e todas as semanas montam 5,6 carros.muitas pessoas tem ideia que gp,k é pa charutos..engraçado é que é raro ver la carros abaixo do ano 2000. ainda hoje la estive e estavam a montar um Honda civic hybrid.

    eu não tenho duvidas nenhumas. sem duvida gpl.

  19. #19
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    7.521

    Padrão

    Aqui está o que falava sobre os Honda, visto que é a própria marca que não recomenda...

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão

    Citação Mensagem Original de born2fast Ver Post
    não ha duvidas que o GPL é o futuro.

    mais economico,mais seguro,mais barato,melhor para o ambiente... qual a duvida?

    frequento uma oficina de montagem de gpl (diga se de passagem que é a unica do pais que se dedica exclusivamente é montagem e reparaçao de gpl) e todas as semanas montam 5,6 carros.muitas pessoas tem ideia que gp,k é pa charutos..engraçado é que é raro ver la carros abaixo do ano 2000. ainda hoje la estive e estavam a montar um Honda civic hybrid.

    eu não tenho duvidas nenhumas. sem duvida gpl.
    Qual é essa oficina que frequentas?

    Ja agora ficavam aqui os contactos para pessoal que esteja interessado...

    cumps

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. BMW X3 LCI Diesel 2.0 d
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 28-08-2011, 04:10
  2. BMW X3 Diesel 2.0 d
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-08-2011, 03:30
  3. BMW X3 Diesel 2.0 d
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 01-08-2011, 04:20
  4. Aos diesel
    Por joao_n no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 74
    Última Resp.: 18-04-2009, 16:45
  5. BMW X5 X5 Diesel X5 3.0 dA
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 05-12-2008, 20:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •