225 graus de abertura?
Bom dia.
Tenho um carro turbo diesel com taxa de compressão 18,5:1, SOHC 16V bore x stroke 84,0 x 98,0 mm. Precisava de saber se possivel qual o PCP stock e como calcular o PCP depois de dar por exemplo 1 grau de SOI e 1 grau de duração. O aperto do injector é o aperto recomendado. Os parafusos de colaça são de dureza 10.8 de origem. O avanço de origem é de 9.5 graus às 4000 e 10.5 às 4300 e a duração de 32 graus às 4000, 33.6 às 4300 e 34.10 às 4500. O carro vem equipado com bomba VP. Os injectores eram calibrados de fabrica a abertura a 181bar e foram calibrados com a troca de bicos a 225 bar de abertura, o fecho ficou igual ou seja a 365bar. Gostaria de saber se é possivel calcular o PCP stock e alterado ou em alternativa ter uma estimativa dos mesmos. Outra coisa que gostaria de saber é se alterando a dureza dos parafusos da colaça se posso abusar mais no avanço e na duração sem ter o problema de empenar a cabeça de motor.
Grato desde já pelas possiveis participações neste tópico.
Última edição por Curious; 27-10-2010 às 13:20. Razão: Correcção de gralha.
225 graus de abertura?
www.mb-powered.com
MB Power
Perdoe-me a gralha, queria dizer 225 bar a pressão de abertura.
Trata-se de um motor Opel 2.2DTI? Tenta falar com o VECTRADTI do forum que ele pode-te ajudar.
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MB Power
Pelo que sei PCP não se calcula, e não existe uma fórmula simples para o fazer, a melhor maneira de saber o PCP é medindo-o.
http://forums.tdiclub.com/showthread.php?p=3125269
http://www.tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-6.html
http://www.tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-8.html
Segundo aqui os nossos amigos, 2 graus de SOI aumentam em 15 bar o PCP. Quantos bar de PCP é que os parafusos de colaça de origem são capazes de suportar, tb não faço a mais pequena ideia. Só medindo. E não sei se existem parafusos de colaça mais duros que os de origem.
Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
Seat Ibiza GT TDi
metes uns parafusos a mais, com umas buchas e umas abraçadeiras
UNIJET Rominator!
TM
zip ties.
Os comunas são fdds.
Ora bem, os comunas obrigar-me-ão a mandar fazer pernos de colaça de dureza 12.9 visto que a colaça pensa que é o Super Homem e quer voar.
Falando em alteração da taxa de compressão, como necessito de baixar o PCP de forma a manter a colaça no sitio dela, uma das soluções é mesmo baixar a taxa... Trocando a junta de zero moscas e 1.2mm por uma de 1 mosca e 1.3mm a taxa de compressão baixa de 18.5:1 para 18.1:1, se usar uma de 2 moscas e 1.4mm vai passar para 17.8:1 e se usar a de 1.5mm e 3 moscas passa para 17.4:1.
A questão é: Qual é considerada a demasiado baixa? O carro tem um GT18 hibrido capaz de fazer 1.65 às 4000 e bicos equivalentes a Race520. O SOI de origem está descrita acima mas vai ser obviamente incrementado possivelmente 2 a 3 graus...
Última edição por Curious; 28-10-2010 às 17:23.
Bem, estou a ver que aqui o PCP deve ser assunto tabu. Vou fazer estas minhas perguntas para terras do Tio Sam, pelo menos lá fala-se abertamente de tudo.
Cumprimentos.
Nem sei pq é que vieste aqui........
O que é do estrangeiro é SEEEEEMPRE melhor do que o Nacional, mas isso tu já sabes.
Devias estar á espera que cá estivesse um Engº mecânico 24/24H para responder prontamente ás tuas questões e que te desse respostas baseadas em testes nunca feitos..... mas pronto. Boa sorte!
Já agora ..... esqueceste-te de fazer a tua apresentação neste Fórum.
Bravo TD100 Sold!
Alfa 156 JTD...