Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Diferenças vw 115 / 130 /150cv

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão Diferenças vw 115 / 130 /150cv

    Boas, eu tenho um golf IV tdi 115cv variant com 205.000km e uma vez que o motor está a precisar de uma revisão algo profunda, substituição de touches, limpeza injectores e turbo, gostaria de saber quais as diferenças significativas entre estes 3 motores. Aparentemente os 3 blocos à vista desarmada são iguaizinhos mas as suas referencias são diferentes. Ouvi dizer em tempos assim por alto que as diferenças eram só ao nivel dos turbos e programação. No entanto para o 150 também me disseram que havia alterações não só ao nivel do turbo mas do reforço das cambotas e outras coisas mais, devido à cavalagem que este bloco suporta.
    O que pretendo saber é se vale a pena programar para 130 ou mais alguma coisa com o bloco que tenho de 115cv (AJM) sem problemas. Pelo que tenho lido por aí, parece-me que do 115 para o 130 já se sente algo mais emocionante e para puxar a variant melhorzito era uma mais valia mas queria saber quais a diferenças a nivel de "hardware" que possam ter uns dos outros.

    Se alguem souber agradeçia o ser parecer sobre este assunto.

    Sem mais e obrigado a todos.
    Nuno M

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    271

    Padrão

    Uma pesquisa por alto no google....

    Yep the turbo will fit exactly, just wondering do u wana pay the price of the new turbo (~ 1000 Euros) for VW, or you'll buy a second hand turbo from the bay?
    Engine codes:
    100 - ATD
    115 - AJM
    130 - ASZ
    150 - ARL
    Turbos:
    130pd has got a GT 1749 Va
    150pd has got a GT 1749 Vb
    Extra infoz...
    Difference and similaraties between ATD AJM ASZ ARLs

    All part numbers verified through VW and ive used the year 2002 as a guide( numbers always changing etc), PD 160 same engine parts as 130/150
    I'll start with the cylinder head, all the 100,115,130,150 PD engines use the same head, camshaft and valves.Headbolts are different, for the hex bolts on the PD130 and 150 its: N 908 897 01, and for the PD100 and 115 its: N 901 300 01
    The block and piston set number for the PD130 and 150 are 038 103 101 AB (AH after 2003) and for the PD115 its 038 103 101 J and for the PD100 its 038 103 101 AA.
    Piston rings are the same on all PD engines 038 198 151
    Oil spray jets for PD130/150 part no. is 028 103 157 B and for the PD115 its 028 103 157 A
    Conrod part numbers are the same for the PD150 and 130 and its 038 198 401B for the set and for the PD115 its 038 198 401 and for the PD100 its 038 198 401 E
    Crankshaft bearings comes as one part number on the PD115/100 : 026 198 491 and on the PD130/150 : 038 105 561 A 038 105 591 A (upper) (lower)
    Crankshaft for the PD115/100 part number is 038 105 021 C and PD130/150 its 038 105 021 K
    Conrods bearing shell for PD130/150 part number is 038 105 701 B (lower), 038 105 701 A (upper)
    Conrods bearing shell for PD100/115 part number is 045 105 701 (lower), 045 105 701 A (upper)

    Water pumps are all the same for all the PDs.
    Oil pump for the PD 150/130 part number is 038 115 105D and for the PD115/100 its 06A 115 105B
    Injectors for the PD100 part number is 038 130 073 AJ or 038 130 079 CX
    Injectors for the PD115 part number is 045 130 073 T or 045 130 079 X
    Injectors for the PD130/150 part number is 038 130 073 AL or 038 130 079 BX
    Turbo for PD130 part number is 038 253 016 F, for PD 150 : 038 253 016 G, for PD115 its 038 253 019 C (same as TDI 110 vnt 15) and PD 100 turbo is 038 253 019 N.
    The only difference between the 130 and 150 was the cheese headbolts...
    Greetings!
    Os motores 130/150 são praticamente iguais e mais robustos, do que os PD115/105...
    Injectores, lubrificação dos Pistons, apoios da CAM, bomba de oleo.....etc etc...

    Um PD115, até 170/180, com os devidos cuidados e modificações da praxe, aguenta bem

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de VariantTDI
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Gaia
    Mensagens
    194

    Padrão

    Epá, esta informação é excelente, muito obrigado!!!

    Abraços!
    Nuno M

    Citação Mensagem Original de Supergolf Ver Post
    Uma pesquisa por alto no google....



    Os motores 130/150 são praticamente iguais e mais robustos, do que os PD115/105...
    Injectores, lubrificação dos Pistons, apoios da CAM, bomba de oleo.....etc etc...

    Um PD115, até 170/180, com os devidos cuidados e modificações da praxe, aguenta bem

Tópicos Similares

  1. Golf 4 150cv ou Seat leon sport 150cv(modelo antigo) ??
    Por BrunTeix no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 9
    Última Resp.: 01-05-2010, 20:35
  2. Diferenças 1.8T 20v VAG
    Por crazyass no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 11
    Última Resp.: 01-01-2009, 22:06
  3. As diferenças...
    Por FalcaoBranco no fórum TOLices
    Respostas: 2
    Última Resp.: 26-09-2007, 08:28
  4. leon fr 150cv/golf IV 150cv/cupra 150cv
    Por jagoz no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 9
    Última Resp.: 30-12-2006, 17:34
  5. Diferenças: 206 1.4 XS vs 206 1.4 XT
    Por ..::JDM::.. no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 6
    Última Resp.: 09-09-2006, 22:57

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •