Resultados 1 a 16 de 16
Like Tree7Gostos
  • 1 Escrito por sky
  • 1 Escrito por soile
  • 1 Escrito por tuningonline
  • 2 Escrito por sky
  • 2 Escrito por Bruno_TDI

Tópico: Combustíveis, todos iguais? low cost e premium...

  1. #1
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão Combustíveis, todos iguais? low cost e premium...



    A associação de defesa do consumidor DECO alertou, esta sexta-feira, que o gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados 'premium', acrescentando que já denunciou o caso às autoridades e vai levar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia.

    "A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal", refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que "as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de 'marketing' para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro".

    Estas acusações surgem após um teste realizado pela DECO em quatro carros a gasóleo com quatro combustíveis diferentes, a Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, "os líderes de mercado nos seus segmentos", em que o resultado foi "igual ao litro".

    Ou seja, segundo a DECO, o gasóleo de baixo custo, o regular ou o 'premium', após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos "exibiram consumos muito idênticos" e, no interior do motor, a organização não vislumbrou "diferenças relevantes nos depósitos".

    Em matéria de consumo, a DECO mediu as diferenças e considerou "sem significado", ou seja "0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%".

    Para a DECO "é urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes", adiantando que "basta de alegações enganosas e práticas lesivas".


    O que dizem? vão deixar de comprar o que compravam?

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    A DECO só veio a confirmar o que já se sabia, a diferença é que quem vai abastecer aos "low-cost" o combustível irá à partida ser mais barato porque as pessoas aproveitam e vão abastecer-se de consumíveis(comida, produtos de higiene etc), logo o posto não vive só da venda de combustível.

    Só em último caso e estar mesmo aflito por estar na reserva é que vou abastecer a esses postos caso contrário é sempre aos "low-cost".

  3. #3
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Achei piada a reacçao da Galp... dizer o contrario que metem aditivos etc

    "dizer" já não conta teem que PROVAR
    tuningonline gosta disto.

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Por alguma razão a Deco não é espe******ta em nada mas sim generalistas.

    Eu também poderia meter um oleo marca continente ou auchan no carrro em vez do 100% sintético com as certificações da marca do meu carro e de certeza que não são em 12.000km que vou ver a diferença, nem sequer em 50.000km verei algo provavelmente.
    Provavelmente até na moto poderia por um 10w40 de carro do mais barato continente, norauto ou auchan, e não seria em 12.000km que iria ver a diferença embora duvide que chega-se ao 100.000k com ela.

    Até o "Z" poderia andar com oleo barato... que em 12.000 não fazia mal.

    Pois já sei que não, mas porque é que será que para os oleos ninguém contesta a vantagem de terem aditivos mas para os combustiveis já é algo de transcendente.

    Para carros com bomba injectora e injectores mais tradicionais duvido que a diferença nos combustiveis resulte faça alguma diferença mas para carros actuais com injectores piezo eléctricos e afins meter algo melhor poderá fazer a diferença entre conduzir-se ou andar de reboque e enfrentar reparações de injecção extremamente caras.

    Para mim Galp continua a ser vantagem, que o motor vá andar um pouco mais limpo que com um combustivel não aditivado. Não acredito que vá gastar menos de uma forma significativa, mas para todos os efeitos o combustivel Galp ás sextas e sábados custa-me 16c menos que o preço médio o que fica mais barato que os linha branca normalmente 10c menos que o preço médio


    Abraço
    Jorge Hora gosta disto.

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    esta questão dos combustíveis está-se a tornar como a história de qual o melhor filtro de ar, ou qual a melhor casa de repros: mb/pke, ou que toques posso dar ao meu 1.1 para ele ficar melhorzito, ou..... porra... não aguento mais. Vou-me suicidar e volto já.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Não faças isso nem vás para a ilha...
    Os combustiveis são e sempre serão como tudo. Se há dinheiro pode-se comprar um pouco melhor, se a carteira anda vazia compra-se do mais barato que há.
    Agora as pessoas não gostam de admitir isso e por isso preferem arranjar desculpas.

    Olha o exemplo do campismo. Há 5 anos atrás, o campismo era para "tesos" e miudos e espectaculos de verão. Agora o campismo já é saudavel e faz bem. Quando sairmos da crise, lá para 2025 o campismo volta a ser para tesos e o que é bom vão ser os resorts e os cruzeiros.
    É como os Lidl e produtos dos hipers marca branca. Agora já tudo compra, antes só o pobre é que comprava.
    Agora já dizem que estes produtos tb são bons.
    É o mesmo que dizer que comprar moveis no IKEA é a mesma coisa que ir a Paços de Ferreira comprar moveis em madeira a sério

    Há diferenças em tudo, mas muitas vezes convém olhar para o lado

    Abraço

  7. #7
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Os combustiveis teem de ter um limite minimo de qualidade imposta pela UE.

    Qualidade essa que chega e sobra para os carros actuais...

    Muitas vezes postos da Galp compram combustivel as bombas low cost devido a ruptura de stock... e depois vendem como xpto.

  8. #8
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Mas voces acham que o Continente tem uma fabrica para fazer os óleos? e outra para fazer os sumos de laranja? Esses produtos são comprados a grandes produtores. Uma das vantagens do preço ser mais baixo é que não leva com margens de publicidade, de embalagens xpto, custos de distribuição, da equipa comercial etc.

    Com isto não estou a dizer que é tudo igual, mas os produtos de marca branca são normalmente de qualidade.
    mexanico1971 gosta disto.

  9. #9
    hidrogénio HHO eletrólise Novato Avatar de CarrosHidrogenio
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    Europa/Estados Unidos
    Mensagens
    39

    Padrão

    Sim eu já só uso gasolina do Auchan e do InterMarché e de todos os postos de combústiveis que vendam mais barato o combústivel, a única vez que senti o carro a abafar um pouco dos vários carros que tive,
    foi só trocar o filtro de ar porque esse sim é um elemento que faz toda a diferença no consumo.
    Quando a motores nunca tive problemas em veículos diesel nem a gasolina, se realmente querem gasolina de alta qualidade e com aditivos então usem os produtos " X " da gama STP ou outras marcars por exemplo como aditivos ás gasolinas low-cost para gasolina ou gasóleo e pelo menos tem a certeza que estão a usar um combústivel superior e na verdade aí notam mesmo a diferença que eu já experimentei, melhor consumo e desempenho mas na carteira sai sempre mais caro !

  10. #10
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    Mas voces acham que o Continente tem uma fabrica para fazer os óleos? e outra para fazer os sumos de laranja? Esses produtos são comprados a grandes produtores. Uma das vantagens do preço ser mais baixo é que não leva com margens de publicidade, de embalagens xpto, custos de distribuição, da equipa comercial etc.

    Com isto não estou a dizer que é tudo igual, mas os produtos de marca branca são normalmente de qualidade.
    Eu neste momento ando com oleo da marca USO mineral, que se vende no continente (made in PT) e até agora motor nao agarrou lol

    Diferenças entre oleos normais e XPTO´s existe!
    tuningonline e soile gostam disto.

  11. #11
    Junior Member Novato Avatar de Diogo Lopes
    Data de Inscrição
    Feb 2012
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    16

    Padrão

    Nunca experimentei andar com gasóleo dito" lowcost" um bocado por medo mas também porque abasteço aos 3ºs Domingos do mês na Galp em que tenho cerca de 11 centimos de desconto ( 6 da Galp e 5 do Continente) e por isso não compensa ir a um posto lowcost em que tenho que fazer alguns quilómetros para abastecer tendo uma Galp ao pé de casa... Sou também da opinião que não será em 12000 km que se vai notar um desgaste maior de um tipo de combustível para o outro.
    Pode até ser que os combustíveis sejam iguais, agora temos é que ter provas que os combustíveis da Galp são realmente aditivados, não basta dizer que são e virar a cara...

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky Ver Post
    Eu neste momento ando com oleo da marca USO mineral, que se vende no continente (made in PT) e até agora motor nao agarrou lol

    Diferenças entre oleos normais e XPTO´s existe!
    Pois, mas isso é porque queres mesmo que haja desgaste para as peças acamarem LOL, dá-lhe mais um quilometros e depois diz lá que oleo é que vai ser a seguir e quanto é que custa LOL

    Eu sei que dás importancia aos oleos e é por isso talvez me faça alguma confusão que alguém que muitos cuidados com o carro, depois não tome cuidado com o o mais importante, o combustivel.
    Embora o "Z" deva estar de tal maneira armado em Bêbado que não haja forma de ver diferenças nos consumos entre os combustiveis, bastará pisar mais um milimetro nesse acelerador e é logo mais um litro a ir à vida.

    Agora falando de gasolinas XPTO, quando havia a V-Power da Shell, a moto não tinha nada a haver com essa gasolina, andava mais e o motor muito mais redondinho... claro que quanto mais andava lá se iam as médias

  13. #13
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Citação Mensagem Original de soile Ver Post
    Pois, mas isso é porque queres mesmo que haja desgaste para as peças acamarem LOL, dá-lhe mais um quilometros e depois diz lá que oleo é que vai ser a seguir e quanto é que custa LOL

    Eu sei que dás importancia aos oleos e é por isso talvez me faça alguma confusão que alguém que muitos cuidados com o carro, depois não tome cuidado com o o mais importante, o combustivel.
    Embora o "Z" deva estar de tal maneira armado em Bêbado que não haja forma de ver diferenças nos consumos entre os combustiveis, bastará pisar mais um milimetro nesse acelerador e é logo mais um litro a ir à vida.

    Agora falando de gasolinas XPTO, quando havia a V-Power da Shell, a moto não tinha nada a haver com essa gasolina, andava mais e o motor muito mais redondinho... claro que quanto mais andava lá se iam as médias
    Apenas nao tem aditivos que outros teem, anti depositos etc

    Mas oleo entre marcas existe diferenças em aditivos.. o oleo que meto "caro" é a base de ester.

  14. #14
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão




  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de Bruno_TDI
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Mensagens
    111

    Padrão

    A deco fez apenas um teste real, agarrar em veiculos, testar os varios tipos de gasoleo, low e hi, 12000km feitos em autodromo, abrir os motores e mandar as peças para laboratorios.
    o resultado está a vista para quem quer ver, só continua a ser enganado, com as siglas "plus", "super", "xpto power", quem quer. Sempre foi publicidade enganosa !! mas o factor psicologico nas pessoas é fdd...
    sky e Chlorophant gostam disto.
    O Divertimento não é uma linha recta....

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    que pena o óleo de fritar batatas ser tão caro andei mais de 50mil km enquanto foi a 0,71€!
    certo que só entre maio e setembro, não há problemas no primeiro arranque do dia nos carros antigos " ex: xad t "!

    quanto aos lubrificantes existem diferenças ! mineral , semi-sintetico e sintetico !
    mas em função da temperatura que o motor atinge !
    quando mexi no motor XUD7 só o sintetico é que não desaparecia !
    Última edição por mexanico1971; 26-11-2012 às 00:55.

Tópicos Similares

  1. Combustíveis Low cost - a polémica
    Por tuningonline no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 3
    Última Resp.: 03-02-2011, 20:03
  2. Combustíveis low cost vão chegar a todas as gasolineiras
    Por tuningonline no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 19-11-2010, 18:07
  3. Combustíveis LOW COST !!!
    Por miguel007 no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 23
    Última Resp.: 01-04-2010, 20:19
  4. são iguais as molas ou não?
    Por fabri no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 7
    Última Resp.: 06-01-2009, 00:27
  5. Vamos todos colaborar para ver se os combustiveis baixam
    Por CupRX no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 23
    Última Resp.: 05-06-2008, 01:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •