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Tópico: Citroen XM 2.1TD

  1. #1
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    Padrão Citroen XM 2.1TD

    Boa Noite,
    Tenho um Citroen XM 2.1TD 110HP, apenas com o parafuso da bomba injectora rodado para mais gasóleo .

    Gostaria de Saber:
    Vale a pena comprar um filtro de ar tipo BMC CDA ou não me vai trazer grandes ganhos.
    Outra coisa, retirar EGR. Vou ter ganhos?

    O carro ta "forte" das 2000 ate as 3800...no manual diz que a potencia máxima é as 4300,mas eu não sinto que a partir das 4000 o carro tenha potencia alguma...qual o motivo?Será Turbo?FUMO preto caga das 2000 ate as 3000 só depois desaparece.

    O carro também tem caixa demasiado curta, em 5ª meto-me das 3000 as 3800 num instante, mas 3800 (170km/h++-) ja tá a pedir outra, mesmo a descer. Não dá para mudar o ratio? Sem gastar muito dinheiro que é que posso fazer para a caixa ficar mais longa?ainda para mais tenho pneus 195/55/R15 (origem é 195/65/r15)....200Km/h (de ponteiro,devido aos pneus a velocidade é inferior)vou a 4300RPM sensivelmente...
    Citroen XM 2.1TD - 1990 - Stock@110Hp/250NM

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de irmãosmetralha
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    penso que a CDA não te vai trazer ganhos significativos de modo a gastar esse dinheiro, em relação ao fumo penso que tb não seja muito anormal.em relação á caixa não vale a pena andares a mexer.
    no mercedes do meu velho(W124 250D turbo) fazia os 170kmh ás 4000rpm, e nunca se queixou, fazia em recta 4500rpm, a descer já fez quase 5000rpm vergou os 220kmh.
    Alfa 156SW 1.9Jtdm 140cv

  3. #3
    james Average 2
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    bela maquina de guerra!

  4. #4
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    Moço se tens pneus com menor perfil que o original com as restantes dimenções inalteradas quer dizer que tens um perimetro inferior ao original, logo, na realidade, vais bem mais devagar que o que indica no velocimetro...
    Mete mas é isso com o perimetro original!! se queres pneus com baixo perfil tens de aumentar o diametro da jante.

    http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

    Quanto a performance do motor.. se, para alem do debito, ajustares o avanço da bomba injectora e pedires mais pressão ao turbo podes ficar com uma boa maquina para fazer 5500rpm a 6000rpm
    isto para começar..

    Se quizeres mais, pelo forum há por ai projectos do 205 com swap para o 2.1TD

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de knight Ver Post
    Moço se tens pneus com menor perfil que o original com as restantes dimenções inalteradas quer dizer que tens um perimetro inferior ao original, logo, na realidade, vais bem mais devagar que o que indica no velocimetro...
    Mete mas é isso com o perimetro original!! se queres pneus com baixo perfil tens de aumentar o diametro da jante.

    http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

    Quanto a performance do motor.. se, para alem do debito, ajustares o avanço da bomba injectora e pedires mais pressão ao turbo podes ficar com uma boa maquina para fazer 5500rpm a 6000rpm
    isto para começar..

    Se quizeres mais, pelo forum há por ai projectos do 205 com swap para o 2.1TD
    Eu sei isso do pneu!...o carro fica mais baixo, tenho menos ponta (200 de ponteiro equivale a 183 Reais) mas muito mais aceleração(8%), curva melhor pois o pneu não "enrola"

    o carro faz 5050rpm mas só em ponto morto ou em 1ª e 2ª........em 3ª já nao faz emuito menos se for a subir....a partir das 4000 nao tem força e faz muito barulho, parece que falta la qualquer coisa....

    Dizes que se avançar bomba e pressão do turbo ele vai ate as 4800 sempre com força?

    Acho que vou fazer isso então, e este fim de semana retiro a EGR....tá completamente cheia de CARVÃO ou lá o que é aquilo.

    Em relação à caixa de velocidades não à nada a fazer? só para alongar 500rpm? CUmpz e obrigado pelas dicas pessoal
    Citroen XM 2.1TD - 1990 - Stock@110Hp/250NM

  6. #6
    Member Novato
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    já procurei no search "2.1td" "205 swap" e nada... =/
    Citroen XM 2.1TD - 1990 - Stock@110Hp/250NM

  7. #7
    Member Novato
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    Já meti o filtro de ar....agora falta.me saber como aumentar a pressão do turbo..alguem?cumps
    Citroen XM 2.1TD - 1990 - Stock@110Hp/250NM

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