Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: CITROËN XSARA 1.4 HDi 2003 [70cv ou 90cv]

  1. #1
    FGO
    FGO está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    6

    Padrão CITROËN XSARA 1.4 HDi 2003 [70cv para 90cv]

    Boa noite,

    Surgiu-me a oportunidade de adquirir um veículo, cujo vendedor (particular) diz ser um CITROËN XSARA 1.4 HDi 90cv de 2003. Como fiquei na dúvida fui pesquisar. Encontrei realmente referência a este motor em 2003, mas montado no C3. Sendo o motor um 1.4 HDi 16v 66Kw 92cv

    http://www.autotitre.com/fiche-techn...C3/1.4_HDI_16v

    As minhas dúvidas são:

    1 . Será que este motor também foi montado nalgumas unidades do Xsara?
    2 . Será que o motor não está já reprogramado? O vendedor garantiu-me que não. E que originalmente de 90cv

    3 . Como posso descobrir isto rapidamente (livrete; referência do motor; etc)?

    Obrigado
    Última edição por FGO; 20-01-2009 às 10:38.

  2. #2
    FGO
    FGO está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    6

    Padrão

    Viva,

    Ninguém me consegue ajudar a dissipar esta dúvida?
    Continuo a pesquisar, mas não encontro resposta.

    Obrigado

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de Soulsick
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    538

    Padrão

    Epá...eu creio que esse motor no Xsara só saiu mesmo com os 70 cavalos.
    Ainda por cima sendo o carro de 2003, altura em que esse motor era +/- recente.
    Salvo erro foi concebido em parceria entre o grupo PSA e a Ford.
    Esses motores com 90 ou 92 cv só devem ter chegado a nós talvez a partir de 2005/2006 e no C3 como disseste.
    Em todo o caso pode ser que ande aqui alguém mais informado sobre a Citroen e te ceda uma dica mais concreta.
    Pede para ver o livrete e dissipas as tuas dúvidas. (a não ser que ele esteja *****erado)

    Good luck

  4. #4
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    O motor de 92cv só saiu cá no C3 entre 2002 e 2003. O vendedor que se deixe de tretas porque no xsara se é 1.4HDi, é de 70cv. 90cv têm os 2.0.

  5. #5
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão wrong answer

    Pois é, eu como possuo o dito cujo exactamente desde o ano de 2003, também não conheço nem ouvi falar desse motor 1.4hdi com 90CV's de origem, mas dou-te um conselho muito fácil para resolveres esta questão.
    Vai a uma oficina da Marca e pergunta mesmo a um mecânico (não a pessoa que tá a atender) e pergunta se já viu um desses alguma vez.
    Outro conselho (free of charge) arranja um motor melhorzinho, pois de origem é mm bastante fraco para o peso que tem.
    Inclusivé tou a fazer um projecto para o meu carro para o dobro da potência, só para tu veres....já vai com 87 e não continuo "nada" satisfeito, se bem que relativamente ao original está bem melhor.
    off topic: já agora se me puderes dizer como se abre um post relativamente a este carro, pois gostava de postar o meu projecto e assim nunca mais, lol.
    Obrigado e espero que te tenha ajudado

  6. #6
    FGO
    FGO está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    6

    Padrão

    Viva,

    Obrigado pelas respostas.

    1 . Em 2003 já havia esse motor em Portugal. Não chegaram só a partir de 2005-06.

    2 . Eu tenho a noção de que este motor não é muito forte. Mas o negócio parece-me uma boa oportunidade. Eu ando num ZX 1.4i 75 cv 115Nm, logo para mim já será um upgrade. :P Eu pretendo mais é binário e não tanto cv para velocidade de ponta. Quero um carro não morra muito em subida. E que tenha força disponível numa ultrapassagem mais apertada. De resto é para rolar e fazer consumos. É este o meu cenário de utilização. Por isso penso que bastaria uma repro para 95cv e ~200Nm. Mas já agora gostaria de ouvir mais comentários de quem tem este motor neste chassi ou no 307. Se acham que, com a repro para 95cv 200Nm o carro já fica "aceitável", se assim se pode dizer. :P

    3 . Para o João da Rute:
    __Vais até oa índice tuningoline.pt > tuning > Do It Yourself ou
    tuningoline.pt > tuning > Carros e projectos tuning. Se estiver no sítio errado, depois pedes a um moderador para mover.

    __Uma vez no menu. Clicas no Botão New Thread

    __Dás-lhe um título ilucidativo.

    __Depois deixas o teu testemunho. Com imagens, claro. :P

    Espero ter ajudado

    Obrigado
    Última edição por FGO; 17-01-2009 às 01:42.

  7. #7
    citroen Average 2 Avatar de cavalheiro
    Data de Inscrição
    Feb 2008
    Mensagens
    127

    Padrão

    vais ao livrete ta la a potencia em kw acho q e assim e dps e so fazeres a conversao
    pra 70 cv sao 52 kw pra 90 sao 67kw e so pedires pra ver o livrete

  8. #8
    FGO
    FGO está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    6

    Padrão

    Viva,

    João da Rute, já agora qual é teu projecto para o Xsara 1.4 HDi 70 cv? Fiquei curioso. Já envolve mudanças de turbo, intercooler e afins??

    Eñtretanto já sei que se trata do 1.4 HDi de 70cv 50 Kw...agora só falta um test drive.

    Acham que este carro com repro para 95cv não fica suficientemente agradável?
    Eu não o quero pra puxar. É mesmo só para rolar.
    Quero um carro que não morra em subida e ...puxar... só mesmo nalguma ultrapassagem mais apertada.

    Obrigado

  9. #9
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FGO Ver Post
    Viva,

    João da Rute, já agora qual é teu projecto para o Xsara 1.4 HDi 70 cv? Fiquei curioso. Já envolve mudanças de turbo, intercooler e afins??

    Eñtretanto já sei que se trata do 1.4 HDi de 70cv 50 Kw...agora só falta um test drive.

    Acham que este carro com repro para 95cv não fica suficientemente agradável?
    Eu não o quero pra puxar. É mesmo só para rolar.
    Quero um carro que não morra em subida e ...puxar... só mesmo nalguma ultrapassagem mais apertada.

    Obrigado
    Boas FGO,

    Exactamente, o meu projecto 1º envolve a mecânica e depois então a estética, mas só mm uma estética daquelas agradáveis a vista, se é que me faço entender! lol
    Esta última só mesmo numa fase bem mais posterior, pois assim torna-se menos agradável aos "amigos do alheio", e se tu o visses agora, ninguem o pegava com certeza, ahahahahh

    Já me informei com um responsável aqui do forum, como se criavam tópicos novos, para depois colocar aqui um tópico dedicado exclusivamente ao n/citroen....agora faltam mesmo as fotos do carro e a scanarização e "postagem" da leituras do antes e depois da Repro.

    Estou a pedir ajuda, mas com pouco sucesso, de casas aqui na zona de Sintra e Lisboa (de confiança), que estejam dispostas a ganhar dinheiro com este projecto, mas ao que pude apurar, a única que fui não está interessada neste projecto, visto que até a data depois de exposto o assunto, ainda não contactaram nesse sentido.
    Desculpem-me os membros mais velhos deste forum, mas ao que pareçe eles não partilham essa informação com ninguém....compreendo que seja uma informação valiosa, visto não ser fácil encontrar verdadeiros mecânicos que percebam do assunto, mas é que nem uma PM (private message) ainda recebi sobre esse assunto.

    Migo, assim que começares a 1ª mudança ao nível do que falas, depois vais querer sempre mais, até porque mais potência requer também outras alterações ao nível da segurança, como por exemplo a travagem, que no meu caso não me agrada!
    É que o n/carro de origem é mesmo mto fraco, bom carrinho, mas muito fraco e quando se mexe numa coisa, começas a sentir as outras a não acompanhar, e como gostamos acima de tudo do nosso bolide, a tendencia é para alterar aquilo que se tem e não comprar outro carro, n é?
    Já agora és de que zona?

    A ver se se combina um encontro aqui com o ppl do forum, nem que mais não seja para troca de experiências e de conhecimento sobre todas estas situações, que ao que pareçe, não são faceis de fazer, até porque envolve questões legais.
    Vale a velha máxima de "A Bófia não manda aqui" lol
    (este comentário foi puramente jucoso)

    Abraços

    ps- vai dando noticias sobre o teu projecto também, e se possível já no meu tópico, depois aviso (se não me eskeçer, lolada)

  10. #10
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FGO Ver Post
    Viva,

    Obrigado pelas respostas.

    1 . Em 2003 já havia esse motor em Portugal. Não chegaram só a partir de 2005-06.

    2 . Eu tenho a noção de que este motor não é muito forte. Mas o negócio parece-me uma boa oportunidade. Eu ando num ZX 1.4i 75 cv 115Nm, logo para mim já será um upgrade. :P Eu pretendo mais é binário e não tanto cv para velocidade de ponta. Quero um carro não morra muito em subida. E que tenha força disponível numa ultrapassagem mais apertada. De resto é para rolar e fazer consumos. É este o meu cenário de utilização. Por isso penso que bastaria uma repro para 95cv e ~200Nm. Mas já agora gostaria de ouvir mais comentários de quem tem este motor neste chassi ou no 307. Se acham que, com a repro para 95cv 200Nm o carro já fica "aceitável", se assim se pode dizer. :P

    3 . Para o João da Rute:
    __Vais até oa índice tuningoline.pt > tuning > Do It Yourself ou
    tuningoline.pt > tuning > Carros e projectos tuning. Se estiver no sítio errado, depois pedes a um moderador para mover.

    __Uma vez no menu. Clicas no Botão New Thread

    __Dás-lhe um título ilucidativo.

    __Depois deixas o teu testemunho. Com imagens, claro. :P

    Espero ter ajudado

    Obrigado
    Migo, só agora vi esta tua resposta tb, lol, é assim penso que de 194Nm que tem o meu para 200Nm a diferença n será muita.
    O que te digo é assim muito simplesmente, o carro practicamente até as 2000rpm tá a mm porcaria que era, dp fica Beast (dentro do contexto do que este carro era).
    Mas mesmo assim não chega, precisa mesmo de mais veneno,... pois ao lado de carros mais recentes, epá continua a não dar hipoteses (ironia), lolada.
    Bem mas também te sou sincero, face ao que tava ao nível das ultrapassagens tá bem melhor....tb pudera, são quase mais 20 Cv's e 40Nm a mais, sem fumo rigorosamente nenhum (made by PKE).
    Ao nível dos gastos, epá n gasta menos, mas isso digo-te que é no meu pé, que a noite quando saio do bules as 00H ali no IC19 em frente aos comandos (com pouco transito) chega a bater nos 190.
    llllllllloooooooolllllllllllll
    Mas resumindo a tua questão, se não fores mto exigente fica bem mais aceitável.

    abraço e espero ter ajudado

  11. #11
    FGO
    FGO está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    6

    Padrão

    Viva,

    Vivo a uns 20 Km de VFxira.
    Eu ainda nem comprei o carro (dever esta semana)...já me falas em projectos.
    Por acaso já fiz umas leituras...intercooler(um ou dois), turbo do 1.6 ou superior...ou quem sabe alguma ideia fixe para tornar o ar mais denso ... enfim ...vou lendo...dp logo vejo.

    Mas como disse antes, é um carro mesmo só para andar. Se vir que não estou satisfeito, vendo. E compro outro Xsara. :P
    Deixaste-me preocupado, foi com o facto de dizeres que ele é muito fraco a menos de 2000rpm. É que experimentei um GrandPunto 1.3 Mjet 90cv e não gostei nada, pois aquilo a menos de 2000rpm parece que nem desenvolve. Daí para cima é que o turbo ganha a devida pressão e põe aquilo a andar.

    Acho q o negócio é bom e por isso, vou mesmo aproveitar.

    Passar do carro que uso, para este já vai ser fixe...espero eu.

    Obrigado pelos conselhos

  12. #12
    FGO
    FGO está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    6

    Padrão

    ....Já agora...

    Qual é o tamanho da embraiagem do 1.4 HDi montado no xsara?
    Pelo que li ainda não consegui ter a certeza, mas penso ser maior do que a que vem no C3 (1.4 HDi 70cv).

    E até que binário suporta? Sem reforçar, claro! :P


    Pelas conclusões das leituras...estou com algum receio de ficar desapontado com o motor. Muita gente diz que o motor melhora bastante com a repro mas, "é sempre um 1.4"

    Já tou a ver, que só mesmo experimentando...

    Obrigado
    Última edição por FGO; 18-01-2009 às 04:07.

Tópicos Similares

  1. Citroen Xsara 2.0HDI (90cv) SX Plus
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 12-09-2009, 19:40
  2. Citroen Xsara 2.0HDI 90CV
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-01-2009, 18:10

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •