Resultados 1 a 17 de 17

Tópico: aviso à circulação, novos meios da BT

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    498

    Padrão aviso à circulação, novos meios da BT

    pessoal, é com satisfação que vejo uma notícia a circular a que a BT vai começar a usar um sistema que se falava há uns meses atras. creio que o sistema pos ou qualquer coisa assim.

    permite, entre outros aspectos, detectar carros roubados (apenas pela matrícula claro...) mas creio que já é um avanço. também já ouvi comentários de haverá fiscalização mais pontual dos seguros, através deste sistema. desconheço ou nao se terão acesso a dados da seguradora.

    e por isso mesmo, anda aqui por trás outro aspecto muito importanto q pode passar despercebido. como sabemos ha muito pessoal q anda com o carro do pai, do pai da namorada, do tio bla bla bla

    o k s significa que o beneficiário e o tomador do seguro sao pessoas diferentes. mas a maior parte dos casos esta diferença é apenas na realidade e nao no contrato do seguro (até para pagar seguros mais baixos). embora seja dúbio - e confesso que ainda nem vi isto a sério - tenho conhecimento de pelo menos uma pessoa ter sido multado há duas semanas atrás por causa disto.

    o caso era guiar o jipe do pai da namorada lool
    acho q foram 300 aérios a voar lol logo na hora!!! mas também ia sem cinto lool

    mais info aki
    http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL...e+transito.htm

    cumpZ!
    Audi TT Quattro Roadster Rula!!

    pessoal ajudem-m a derrubar o governo lol
    http://flavyansky.spaces.live.com/

  2. #2
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Porto
    Mensagens
    1.103

    Padrão

    Tudo o que venha para diminuir a ilegalidade é benvindo!

    Agora essa de ser multado por conduzir um carro que nao nos pertence... santa paciencia!
    http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=pepper09

    A sua conta tem um saldo de 9,295 pontos e €6,1267

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    A do cinto é mais que compreensivel, agora por conduzir o jipe do pai da namorada? Acho que não cabe na cabeça de ninguém...

    Falando na BT, ainda ontem passaram por mim na IP5 8 motas e 6 carros da BT, deviam de ir pós copos.. LOLOLOL..
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  4. #4
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    isso é estúpido! o meu carro por exemplo está no nome do meu pai e o seguro também, quer dizer que se fôr apanhado levo multa?

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Knox Ver Post
    isso é estúpido! o meu carro por exemplo está no nome do meu pai e o seguro também, quer dizer que se fôr apanhado levo multa?
    O meu caso é quase igual.. Carro e seguro em nome da minha mãe..
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  6. #6
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    bem se isso agora é assim é mais uma coisa para chular, viva portugal, até dá gosto viver cá

  7. #7
    Brigada AntiXuning Average 2 Avatar de ReDaLeRt
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    368

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ColtGLi Ver Post
    O meu caso é quase igual.. Carro e seguro em nome da minha mãe..
    A minha mãe tem o seguro do carro em nome dela mas não tem carta.

    Conclusão, a minha irmã está registada como condutora habitual do veículo mas sou eu que lhe dou uso.

    Multado por isso? VENHAM ELES.

    Fórum de Mecânica, Detalhe e Car Care.

  8. #8
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Isto além de estupido é ridiculo !

    O que tem de ter seguro é a viatura, não o condutor, ou o chico esperto que sem lembrou desta teoria (não estou a falar de quem começou este post!) esqueceu-se desse pequeno detalhe ?!?!?

    O seguro tem lá realmente uma indicaçao de condutor HABITUAL... não EXCLUSIVO !

    A unica excepção a isto prende-se com os carros alugados... e que mesmo assim é pura ilusão, se andarmos a conduzir um carro que nao foi alugado em nosso nome, o seguro é valido, o que acontece é que depois a empresa de aluguer passa-nos a factura a nós mas por incumprimento de contrato, não por falta de seguro !

    PS: Já agora vão ver a noticia... que não fala em absolutamente nada de seguro nem de outras historias do arco da velha.

    Este pais é lindo para estas coisas, ele é radares na via verde, radares disfarçados de caixote do lixo... e mais 500 teorias xico-espertalhonas do diz que disse que ouviu que aconteceu ao primo do tio de um amigo de um vizinho do cao da minha amiga !
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  9. #9
    http://img518.imageshack. Average 2 Avatar de _luso_
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    amadora
    Mensagens
    171

    Padrão

    sem cinto é mais do que obvio, mas agr passarem multas por o carro estar em nome da mae?ui ui, gostva d ver isso...

  10. #10
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    Isso nao tem pés nem cabeça...

    Entao se por algum motivo, o dono do carro e do seguro tem por algum motivo ir ao hospital e o filho ou filha pegar no carro, é mandado parar pela polícia, leva multa?

    A mim nem pensem eles em falarem em multas pa cmg... pk sigo logo pa tribunal.

    Enfim... deve ser mais uma teoria.

    Axo que tb vou começar a fazer isso e enviar para os mail's... uma a dizer que n podemos mudar um pneu furado á beira da estrada... tem k se levar o pneu furado ate casa pk pode levar multa... LOL


  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    498

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nLeitao Ver Post
    Isto além de estupido é ridiculo !

    O que tem de ter seguro é a viatura, não o condutor, ou o chico esperto que sem lembrou desta teoria (não estou a falar de quem começou este post!) esqueceu-se desse pequeno detalhe ?!?!?

    O seguro tem lá realmente uma indicaçao de condutor HABITUAL... não EXCLUSIVO !

    A unica excepção a isto prende-se com os carros alugados... e que mesmo assim é pura ilusão, se andarmos a conduzir um carro que nao foi alugado em nosso nome, o seguro é valido, o que acontece é que depois a empresa de aluguer passa-nos a factura a nós mas por incumprimento de contrato, não por falta de seguro !

    PS: Já agora vão ver a noticia... que não fala em absolutamente nada de seguro nem de outras historias do arco da velha.

    Este pais é lindo para estas coisas, ele é radares na via verde, radares disfarçados de caixote do lixo... e mais 500 teorias xico-espertalhonas do diz que disse que ouviu que aconteceu ao primo do tio de um amigo de um vizinho do cao da minha amiga !
    boas, fiquei contente com a ressalva que fizest no início do post, so mostra bom senso. agora, só um esclarecimento, quem m falou nisto foi um amigo que foi ele o visado nisso. eu vou falar com ele e deixar aqui a versão completa. ele contou-me directament isso, k s passou com ele, nao "com um primo do tio de um amigo de um vizinho do cao da tua amiga!"

    portanto, nao eh teoria nenhuma. a ser teoria, pode ser na cabeça do agente que aplicou a coima. quando meti esta info aqui, no espirito de partilha info que me pareceu credível e fundamentada (como é toda a que meto aqui) chamei a atenção e fiz a ressalva de nao saber ate que ponto isto seria assim ou nao.

    e precisamente para acabar com teorias, deixo aqui alguma info fundamentada e nao leviana como ja me pareceu encontrar aqui.
    a conclusão a que chego é que existe um buraco na lei e que pode dar sempre lugar a alguma arbitrariedade por parte de quem a aplica

    factos:
    nao tens razao quando dizes que quem tem q ter seguro é o carro.
    por força do artigo 85 n.º 1 c) do novo código da estrada, o condutor tem q ter certificado do seguro. o código da estrada nao especifica mais nada.
    depois existe a lei do seguro obrigatório de responsabilidade civil e nessa o que se exige é o seguinte:

    toda a pessoa que possa ser civilmente responsável pela reparação de danos patrimoniais e nao patrimoniais decorrentes de lesões corporais ou materais causadas a terceiros por um veículo terrestre a motor, seus reboques ou semi-reboques, deve, para que esses veículos possam circular, encontrar-se nos termos do presente diploma, coberta por um seguro que garanta essa mesma responsabilidade.

    quem tem a obrigação de segurar é o proprietário, como é evidente, mas apenas e enquanto se verificar a presunção de que o proprietário tem a condução efectiva do veículo. nos casos em que nao for o proprietário quem tenha a condução efectiva do veículo mas seja outra pessoa como por ex. um familiar entao o "primo do tio de um amigo de um vizinho do cao da tua amiga!" aí, uma vez que é essa a pessoa que pode ser civilmente responsável por danos causados pelo veículo, deverá ser essa pessoa a visada no certificado de seguro. é o casos do usufruto, reserva de propriedade ou locação financeira entre outros.

    o paragrafo que antecede é a minha interpretação da lei. a lei diz o seguinte: a obrigação de segurar impende sobre o proprietário do veículo, exceptuando-se os casos de usufruto, venda com reserva de propriedade e regime de locação financeira em que a referida obrigação recai respectivamente sobre o usufrutuário, adquirente ou locatário.

    tudo isto seria relativamente claro e perceptível, nao fosse a existência de uma outra disposição que vem enrolar um pouco o esquema. e diz o seguinte: se qualquer outra pessoa celebrar, relativamente ao veículo, contrato de seguro que satisfaça o disposto no presente diploma fica suprida enquanto o contrato produzir efeitos a obrigação das pessoas referidas no n.º anterior.

    por aqui, ainda poderia haver alguma base para defender a tua opiniao, mas isto apenas funciona quando nenhum dos anteriores tiver seguro, incluindo o proprietário.

    o q s passa é que ha muitos casos de usufrutuários que para pagar prémios mais baixos fazem este tipo de jogada. mas a verdade é que, explorando este vazio, podem os agentes multar e alegar o k entenderem - porque as declarações deles fazem fé - e compete ao visado alegar e provar o contrário.

    notas finais: o meu espírito ao partilhar info aqui no forum é do partilhar conhecimento, nao aumentar a desinformação existente. o tempo que empreguei aqui, nao considero uma perda de tempo pois apesar de ter mais q fazer, gosto deste forum e nao confundo algumas atitudes pessoais com o todo. e como eh evidente, vou continuar na mesma linha que m caracteriza.

    o que o seguro diz ou deixa de dizer nao vai valer de nada ao apresentar defesa numa contra-ordenação.

    espero ter esclarecido este aspecto e claro, deixo o flanco aberto a quem tiver uma opiniao diferente, desde q a fundamente com mais do k lol e mero arbítrio.

    por fim, a notícia nada diz quanto ao seguro, eu lembrei-m dela para partilhar a info aqui e assim aproveitei para alertar tudo junto, apenas para nao andar a multiplicar threads.

    boas, cumpZ!
    Audi TT Quattro Roadster Rula!!

    pessoal ajudem-m a derrubar o governo lol
    http://flavyansky.spaces.live.com/

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    498

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ColtGLi Ver Post
    O meu caso é quase igual.. Carro e seguro em nome da minha mãe..
    quanto ao vosso caso pessoal, e reportando-m ao q disse em cima, é um pouco o seguinte se são vcs que conduzem o carro diariamente, de facto, vcs sao usufrutuários, simplesment, nao o sao formalmente porque nao ha nenhum documento a sustentar isso. logo, pode o agente lembrar-s de exigir isso.

    é q no caso do usufrutuário depende da vontade das pessoas. ja no caso da venda com reserva de propriedade ou locação financeira, aí já não há tanto essa facilidade porque geralmente envolve bancos e tudo mais, e entao quem comprou o carro - embora nao seja o proprietário - é forçado a ter o seguro no nome dele porque apenas no final dos pagamentos é que passa a proprietário.

    é um pouco o mesmo, mas diferente lol

    agora, como deixei entreaberto no meu mail, ainda ele q multe e vcs paguem na hora, nada impede de ir para tribunal e negar essa tese de q vcs sao o usufrutuários e aleguem apenas que foi um uso pontual do carro bla bla...

    o k s passa eh q, embora as pessoas nao saibam existem muitos vazios na lei, e as autoridades, se quisessem e soubessem poderiam multar bem mais do k o k fazem...
    Audi TT Quattro Roadster Rula!!

    pessoal ajudem-m a derrubar o governo lol
    http://flavyansky.spaces.live.com/

  13. #13
    Senior Member Average 2 Avatar de Zx_rider
    Data de Inscrição
    Mar 2006
    Localização
    Lx
    Mensagens
    208

    Padrão

    Citação Mensagem Original de flavyan Ver Post
    quanto ao vosso caso pessoal, e reportando-m ao q disse em cima, é um pouco o seguinte se são vcs que conduzem o carro diariamente, de facto, vcs sao usufrutuários, simplesment, nao o sao formalmente porque nao ha nenhum documento a sustentar isso. logo, pode o agente lembrar-s de exigir isso.

    é q no caso do usufrutuário depende da vontade das pessoas. ja no caso da venda com reserva de propriedade ou locação financeira, aí já não há tanto essa facilidade porque geralmente envolve bancos e tudo mais, e entao quem comprou o carro - embora nao seja o proprietário - é forçado a ter o seguro no nome dele porque apenas no final dos pagamentos é que passa a proprietário.

    é um pouco o mesmo, mas diferente lol

    agora, como deixei entreaberto no meu mail, ainda ele q multe e vcs paguem na hora, nada impede de ir para tribunal e negar essa tese de q vcs sao o usufrutuários e aleguem apenas que foi um uso pontual do carro bla bla...

    o k s passa eh q, embora as pessoas nao saibam existem muitos vazios na lei, e as autoridades, se quisessem e soubessem poderiam multar bem mais do k o k fazem...
    Boa noite a todos..

    vou postar aqui neste topico apenas para referir uma coisa, da qual tambem sou suspeito e por isso aproveitei para tirar as minhas duvidas. Tenho carro e moto ha ja bastante tempo e sempre tive o seguro em nome do meu Pai e o carro em meu nome.. Ja tinha ouvido murmurios que era proibido, que ia levar multa, isto ou aquilo, mas em conversa com amigos meus (agentes da BT e afins) com o intuito de clarificar esta questão, vou esclarecer o seguinte (tal e qual me foi dito por quem de direito) se a Companhia de Seguros passa o seguro tendo em mão os documentos do carro em que o dono não é o mesmo do tomador do seguro, então o agente de autoridade não pode multar. Quando for proibido este tipo de situação serão as proprias companhias de seguros a não passar a apolice quando o carro tiver outro proprietario que não o tomador do seguro.. Mas como estamos em Portugal TUDO PODE ACONTECER
    Última edição por Zx_rider; 27-04-2007 às 00:17.

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de kitnoce
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Neuchâtel (CH) ou Aboboda (P)
    Mensagens
    1.295

    Padrão

    So para falar no ponto em que diz respeito à leitura das matriculas :

    jà existe no UK e começa a ser testado em França e na Suiça.

    Quando anunciam um furto, o numero de matricula e inserido na informatica. O sistema, montado no tejadilho dos carros, pode les ate 30 matriculas por minuto. Se o carro da BT crusar com um carro que esteja na informatica, a patrulha recebe um sms a anunciar. Assim, so tem que interceptar o carro.

    O sistema tambem pode ser utilisado para verificar o seguro. Na Suiça, se nao pagas o seguro do carro, a policia vem te tirar as matriculas ao carro, assim ficam bem visiveis aqueles que nao tem seguro, nao ha historias de selos ou outra.
    Kitnoce Mobile :

    Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

  15. #15
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Citação Mensagem Original de kitnoce Ver Post
    So para falar no ponto em que diz respeito à leitura das matriculas :

    jà existe no UK e começa a ser testado em França e na Suiça.

    Quando anunciam um furto, o numero de matricula e inserido na informatica. O sistema, montado no tejadilho dos carros, pode les ate 30 matriculas por minuto. Se o carro da BT crusar com um carro que esteja na informatica, a patrulha recebe um sms a anunciar. Assim, so tem que interceptar o carro.

    O sistema tambem pode ser utilisado para verificar o seguro. Na Suiça, se nao pagas o seguro do carro, a policia vem te tirar as matriculas ao carro, assim ficam bem visiveis aqueles que nao tem seguro, nao ha historias de selos ou outra.

    Portugal ainda podia aprender muito com a Suiça.. Lá é assim, uma matricula serve para dois carros, isto é, paga-se o carro com a cilindrada mais alta mais uma certa quantia para ter os dois carros com a mesma matricula, mas claro, só pode andar um carro com a matricula, tudo á sua vez.
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  16. #16
    Legendary Super user Avatar de d-zaster
    Data de Inscrição
    Mar 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.614

    Padrão

    Raggs chamado à recepção



  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    498

    Padrão

    Citação Mensagem Original de kitnoce Ver Post
    So para falar no ponto em que diz respeito à leitura das matriculas :

    jà existe no UK e começa a ser testado em França e na Suiça.

    Quando anunciam um furto, o numero de matricula e inserido na informatica. O sistema, montado no tejadilho dos carros, pode les ate 30 matriculas por minuto. Se o carro da BT crusar com um carro que esteja na informatica, a patrulha recebe um sms a anunciar. Assim, so tem que interceptar o carro.

    O sistema tambem pode ser utilisado para verificar o seguro. Na Suiça, se nao pagas o seguro do carro, a policia vem te tirar as matriculas ao carro, assim ficam bem visiveis aqueles que nao tem seguro, nao ha historias de selos ou outra.
    aaaah
    por acaso nao sabia que na swi já usavam esse sistema. é apenas mais um argumento a favor da possibilidade de o sistema que foi apresentado, poder ser utilizado igualmente em função dos registos. de qualquer forma, e tal como referi, isto é mais um alerta à navegação lol pois se por um lado é possível desconheço se existirão meios suficientes da BT para atingirmos este grau de desenvolvimento civilizacional loooool

    isto só daqui a umas trés décadas é que será como a swi lol

    de qq forma, o k eu conseguir apurar sobre isto, virá aqui parar para conhecimento dos users do tol

    Audi TT Quattro Roadster Rula!!

    pessoal ajudem-m a derrubar o governo lol
    http://flavyansky.spaces.live.com/

Tópicos Similares

  1. dia da PSP no Porto - fotos dos meios envolvidos
    Por powerON no fórum TOLices
    Respostas: 8
    Última Resp.: 20-08-2009, 02:35
  2. Imposto unico de circulação
    Por xenotox no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 18-03-2009, 22:00
  3. imposto circulaçao
    Por rmrpt1 no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 0
    Última Resp.: 29-12-2008, 17:37
  4. roubo!!!! imposto de circulação!!!!
    Por lindinhozzz no fórum Geral Tuning
    Respostas: 25
    Última Resp.: 21-07-2008, 16:12
  5. Iuc – Imposto Único CirculaÇÃo
    Por luisinho no fórum Geral Tuning
    Respostas: 2
    Última Resp.: 23-01-2008, 15:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •