com avanço, maior débito e 1 ou 1.1 bar como referes já vais ficar com isso a andar bem
quanto é que faz de pressão stock?
boas, tenho o meu bravo neste momento a ser orçamentado para aumentar a pressão do turbo e dar avanço à bomba injectora (Lucas), e o mecãnico diz que não aumentará a pressaõ ao turbo para além de 1.0,1.1 bar, isto a juntar ao avanço da bomba, ele diz que o bravo ficará muito engrançado de conduzir. Alguém já fez este tipo de mexida?
com avanço, maior débito e 1 ou 1.1 bar como referes já vais ficar com isso a andar bem
quanto é que faz de pressão stock?
stock 0.7-0.8 com pico de 0.9....
A garret aconselha um máx de 1.1 bar para esse turbo (Gt1544)
Cee'd CRDi
TD 100 +/- stock ...
já agora quanto é que aconselham para o T2
eu ando com 1.2bar axo eu......o manómetro é o de origem e a escala acaba aí, mas xega lá as 2500rpm
como ja disse noutros forums o carro ja fica engraçado, mas o peso tambem conta e estes carros sao bem pez, quanto ao turbo de origem o vei nao da para afinar, tens duas opçoes ou impenas um pouco o veio ou substituis por um de afinaçao. enquanto tive o turbo de origem andei com ele sempre a preçao maxima com a torneira fechada dava 1.5bar 1.6 de pico. isto desde os 90000kms ate aos 205000kms altura em que meti o grande turbo que tenho neste momento.
agora so me falta gasoleo em altas mas estou a tratar disso
nao tenhas medo de dar preçao a isso porque ele aguenta bem, tens de ter alguns cuidados depois claro como deixar aquecer um pouco antes de arrancar.
o meu ja tem 255000kms e nunca gastei dinheiro no motor a nao ser mudanças de oleo e filtros.
(box) axo que estas enganado estas bombas so tem um paraf para dar debito. isso das altas i baixas tem a ver com o avanço da bomba. a unica diferença e que com o gasoleo aberto ele vai sentir o turbo a entrar um pouco mais cedo. mas para dar debito de gasoleo a bomba so tem um parafuz
boas. isso dos parafusos q voçes tao para aki a dizer esta tudo errado.. deixem isso pra kem saber n venham confundir kem vier ler isto aki. mexer no ponto do motor pode n valer a pena, pela perda de fiabilidad q isso causa. 1,1 bar n eh nada, isso eh pros meninos dos tdi. os motores idi levam o dobro sem perder muita fiabilidade, sao motores de antigamente, sao ah homem. n tenhas medo d dar pressao nisso. disseste q pediste 1 orçamento ao mecanico pra isso, n vale a pena eu façote isso em troca duma super e duma sande d presunto. dix me primeiro.. cm eh q tá o teu escape??ponho te a bomba no maximo do debito e tranco-te a wastegate e depois mostra o carro a esse mecanico q te disse q ficavas c o carro "engraçado". engraçado vai ser dares corda aos ibizas fr novos(de origem claro, sou maluco mas n tanto)
o unico problema q vais ter eh q essa B inject vai dar d si num instant, mas isso eh culpa da fiat q n soube meter uma bosch nesse motor, mas isso tb da pra trocar
Última edição por astra_xave13; 15-11-2007 às 20:17.
parece que percebes muito disto, ate podes perceber mas pelos vistos nao e destes motores.
entre ter o ast prez e ter uma torneira para ele fechar quando quiser e a mesma coisa porque o turbo fica a dar preçao maxima de uma maneira ou outra a diferença e que se ele quiser poupar o turbo com a torneira pode tirar preçao quando quiser. Quanto a ser fiavel o motor e fiavel eu tenho o meu com a bomba ao maximo e com geometria variavel e nao tenho nenhum problema ja com 260000kms +/- mas isso deve-se a bomba porque tambem nao deixa o motor atingir uma grande rotaçao. e se ele quer por aquilo mais engraçado ele que de gasoleo ao bixo e que lhe meta uma torneira no turbo para fechar a preçao quando ele quiser, isto se ele nao quiser gastar dinheiro porque se ele quiser gastar € pode sempre meter outro turbo e ai entao ja pode ir para a beira das fr. como dizes. agora so com gasoleo e preçao ate pode ir para a beira das fr mas nao se aguenta ao lado muito tempo. fica engraçado mas nao fica um canhao.
Porque por essa ordem de ideias eu com o meu ate posso ir para o lado das cupras mesmo mexidas e digo-te que ainda nao e facil.
e quanto a bomba lucas nao e grande coisa para mexer mas ha bombas da bosh que engatam la na perfeiçao.
eu perceber muito disto??kem me dera!!inda tenho mt q aprender.
pode meter torneira o empenar a haste ou tapar so o tubo d pressao, ele eh q sabe o q lhe dah + jeito lol. tudo o q disseste ta certo.
pode ate n conseguir dar cossa nos ibizas e nos golfs novos, n eh isso o mais important. imaginem so k compraram 1 golf tdi novo e gastaram 25mil euros, e eh novo e tal tem montes d extras e pensam q andam mais q os outros carros todos, e de repente aparecevos 1 gajo qualquer num bravo td q custa 6000, e q vos da mt luta na estrada pra n serem entubados.. ficavam no minimo f*** n? e atençao q tou a falar d carros do mesmo segmento, e c motores diesel.
eh claro q um golf novo tem montes d tecnologia e conforto e rodas 17 e ta na moda, mas kem ker ter um carro diesel, c potencia a baixo preço, c alguma fiabilidade, os motores idi sao a melhor soluçao.
ah eh verdd e o bravo n faz piiiiii qd precisam d mudar o oleo sp q dao ah xave, nem qd puxam o travao de mao em andamento, nem qd ta frio, ou xove lolololololololololol os carros novos tao cada vex mais gays
conconrdo com algumas coisas que o astra_xave13 disse......
axo que o que ele quer dizer é que (eu tembém axo o mesmo) os carros novos têm montes de cenas por mim dispensáveis......
controlos disto,controlos dakilo.......é só electrónica pa xatear.......
é claro que algumas dessas cenas ajudam mas por quanto tempo?
to pa ver os carros novos daki a uns 15anos.....axo k nenhum anda
ñ o cunheço mas axo que é adepto dos antigos, tudo mecânico......gandes máquinas
Mas tu não tens um T2, tens um GT15.. Se já andas com 1.4 penso que será melhor não pores mais. :p
No entanto 1.2 no T2 para o 1.7L do punto se não andar a fazer essa pressão até às 5500rpm não me parece que vás ter problemas.
Mas já vinha de origem? E tens mesmo um Bravo? É que um T2 num 1.9L a fazer 1.4Bar..
Não perguntei se tá de origem, perguntei só se era esse turbo que já vinha com o carro pq tinha ideia que os bravos mesmo os td100 tinham saido todos com turbos ja da serie gt15.. Em relação à pressão, pensei que aguentasse menos.