pode ser o catalizador com esses km...
no meu caso aconteceu o mm, perda de rendimento e era o catalizador com o miolo partido... nesse momento descobri que o catalizador do meu carro é feito para durar 80000 km, durou 85000 km...
boas,
o meu sogro teu uma Opel Astra G caravan 1.7 TD de 98, e ultimamente aquilo tem-se transformado numa autentica arrastadeira..
principalmente em altas não tem força nenhuma e em autoestrada por exemplo, não atinge grande velocidade (para chegar aos 140 e passar dessa velocidade é um milagre)e basta uma ligeira subida que perde muito rendimento, chegando a ser necessário reduzir de mudança...
revisões todas em dia, com filtros todos etc, logo não é filtros entupidos.. a carrinha conta com 170 mil km e já levou 3 MAF's no seu historial..
entretanto quando esta situação começou a ficar pior limpou-se a maf apenas ..
em baixas a carrinha até que se porta mais ou menos, não tem grande disparo, mas la se vai safando (penso que muito á custa do motor e não do turbo apesar de se sentir que a força que tem em baixas tá ali uma ajuda do turbo de certeza)
a minha questão é ... alguém faz ideia do que possa ser?
admissão entupida, turbo com muito lixo/carvão?
turbo com alguma avaria?
será a maf? ou outro sensor?
em primeiro lugar gostava de resolver este problema ..
em segundo,
alguem sabe se nesta carrinha já dá para fazer repro? ou tem que ser mecanicamente como nos corsa b 1.5 td por exemplo ?
desde ja obrigado pela ajuda
cumprimentos
pode ser o catalizador com esses km...
no meu caso aconteceu o mm, perda de rendimento e era o catalizador com o miolo partido... nesse momento descobri que o catalizador do meu carro é feito para durar 80000 km, durou 85000 km...
se tens filtros tudo okapa, pode ser:
1. bicos de injectores ou bomba-injectora! Faz fumo? Acelera bem em vazio? Relanti?
2. turbo na sucata. tira as tubagens e verifica se tem óleo e as pás do compressor.
3. junta da cabeça queimada e cabeça rachada. Ve se tens oleo na agua e virce-versa
4. compressao nas lonas = motor sucata.
De verão com o calor todas essas debilidades vêm ao de cima
faz um bocadinho de fumo, mas coisa muito pouca mesmo ..o que faz acho ser normal nestes carros...
a situação do turbo, mais vale desmontar a admissão e restantes tubagens para fazer limpeza e verificar outras situações ne :S
junta da cabeça nao deve ser que acho que ja tinhamos detectado oleo na agua ou vice versa conforme dizes e nunca se detectou nada disso...
se for da compressão, os sintomas são semelhantes? há maneira de ver com mais certeza se será compressão do motor ?!
apagar sff este post, deu erro e publicou 2 vezes o mesmo ...
obg
Acende a luz de avaria do motor quando perde força???i
É comum a EGR funcionar mal, ou devido a mau funcionamento da valvula de vacuo de controle ou da EGR mesmo devido a acumular porcaria, o resultado é obvio, a sobrepressão que o turbo produz escapa-se em direcção ao escape e eventualmente o carro entre em modo de segurança.
Se for isto, soluções:
- Limpeza
- Mudanças das peças o que até é caro
- Retirar a EGR e tapá-la mas tem que ser com repro à mistura porque se a retiras sem a anulares no software o carro fica com erro e em modo de segurança.
... e a ultima responde à tua pergunta é um carro que é reprogramado
boas,
para começar acho que vamos então desmontar os tubos de admissão, egr, etc e verificar se estão entupidos e assim a ver se se descobre algo..
então a nivel de alteração de performance este modelo já dá para fazer repro ne ..
é que sobre esta questão .. tem sido do tipo .. pergunto a 10 pessoas, 5 dizem que dá para fazer repro e 5 dizem que ainda não dá ..só as DTI.. esta como é TD ainda não dá ..
Como dizes 1.7TD que é o que aparece nas letras da mala o pessoal pensa imediatamente no motor antigo
Na verdade no livrete deve aparecer 1.7 DTL
E agora só para chatear até há dois motores para esse mesmo modelo
Um Opel e um Isuzo com electrónica e logo só com repro, box ou chip é que vais lá
Eu não tenho conhecimento do motor antido nas G mas como aquilo que não conheço é mais que grande, é imenso a perder de vista, então o tira teimas é simples.
Quanto cavalos estão declarados no Livrete ou no manual do veiculo?
O motor antigo mecânico tinha 82cv, o motor com electrónica tem uns 68cv se não estou em erro
ok, obrigado pela confirmação.. isto vai lá com repro então
a carrinha é do meu sogro, não a tenho aqui comigo, logo não consigo confirmar a cavalagem, mas se não me engano é a de 68 cv.
em relação ao problema em si .. há uns tempos atrás acendeu a luz de avaria do motor .. mas levou uma maf nova e a luz apagou ..
mas com este problema de perca de potencia que tem tido, nunca acendeu a luz!
ligar ao op-com ?
tenho que ver se encontro alguém que o tenha ..
em ultimo caso compro um, a que preços costuma andar ?!
amigo, em 98 não existia nada disso! Vai a um mecânico e ponto! Nos Opel apenas em 2000 surgiu a electrónica nos motores dti !
Olha então para estes que andam enganados a vender powerbox para um motor que nem tem electrónica
http://www.muleit-elektronik.de/chip...-kw-tuning.htm
As Astra G e Zafira A desde 1998 que têm electrónica BOSH mas como não se lembraram de colocar o I depois do TD
Estive a dar uma vista de olhos no EPC da Opel e aquilo é Bosh.
Se calhar compensava-te mais pagares uma hora de mão de obra num Bosh car service para eles te darem um relatório de diagnóstico.
De resto qualquer oficina que tenha diagnóstico electrónico te deverá poder ajudar
a carrinha tem acelerador electronico, é um indicador que tem centralina, certo? ou seja, dá para fazer repro...!?
ou nada a ver ?
Uma simples bomba-injectora electrica não é propriamente considerado um motor com electrónica, pois não tens controlo sobre o turbo, pressões, egt´s, tempos de injecção, avanços, etc.Mensagem Original de soile
Este motor é idêntico ao mecânico de 82cv, por isso acredito muito mais que os problemas sejam mecânicos do que electrónicos
Um motor mecânico para a quase totalidade das pessoas é aquele em que eliminando a válvula de corte da BI depois de o pores a trabalhar não necessitas de qualquer cabo eléctrico para o manteres a trabalhar.
Para mim, tem MAF, tem uma bomba injectora electrica (epic), tem modulo de gestão de injecção, tem sensor de velocidade da combota, tem diagnostico e indicador de erros de motor, etc, etc, então é um motor com electrónica.
Agora se os achas idênticos, tenta mudar a distribuição a um e a outro que logo darás pelas diferenças
Mas isto não ajuda em nada o TuCa.
Da minha experiência com a G TD durante 330 mil quilómetros semelhantes sintomas foram:
- Problemas de EGR (mas acendia a luz de erro), sujidade e mais sujidade e uma vez teve de elevar a electrovalvula de controle do vacuo que é bem cara.
- Problemas de MAF (mas acendia a luz de erro)
- BI, deu esses sintomas meia duzia de vezes e depois morreu, logo não andou muito tempo a fazer isso. A reparação não era viável, levou uma reconstruída.
Abraço