Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 21

Tópico: astra g caravan muito lenta!

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão astra g caravan muito lenta!

    boas,

    o meu sogro teu uma Opel Astra G caravan 1.7 TD de 98, e ultimamente aquilo tem-se transformado numa autentica arrastadeira..
    principalmente em altas não tem força nenhuma e em autoestrada por exemplo, não atinge grande velocidade (para chegar aos 140 e passar dessa velocidade é um milagre)e basta uma ligeira subida que perde muito rendimento, chegando a ser necessário reduzir de mudança...
    revisões todas em dia, com filtros todos etc, logo não é filtros entupidos.. a carrinha conta com 170 mil km e já levou 3 MAF's no seu historial..
    entretanto quando esta situação começou a ficar pior limpou-se a maf apenas ..
    em baixas a carrinha até que se porta mais ou menos, não tem grande disparo, mas la se vai safando (penso que muito á custa do motor e não do turbo apesar de se sentir que a força que tem em baixas tá ali uma ajuda do turbo de certeza)


    a minha questão é ... alguém faz ideia do que possa ser?
    admissão entupida, turbo com muito lixo/carvão?
    turbo com alguma avaria?
    será a maf? ou outro sensor?

    em primeiro lugar gostava de resolver este problema ..
    em segundo,
    alguem sabe se nesta carrinha já dá para fazer repro? ou tem que ser mecanicamente como nos corsa b 1.5 td por exemplo ?

    desde ja obrigado pela ajuda
    cumprimentos

  2. #2
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Mensagens
    16

    Padrão

    pode ser o catalizador com esses km...
    no meu caso aconteceu o mm, perda de rendimento e era o catalizador com o miolo partido... nesse momento descobri que o catalizador do meu carro é feito para durar 80000 km, durou 85000 km...

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    se tens filtros tudo okapa, pode ser:

    1. bicos de injectores ou bomba-injectora! Faz fumo? Acelera bem em vazio? Relanti?

    2. turbo na sucata. tira as tubagens e verifica se tem óleo e as pás do compressor.

    3. junta da cabeça queimada e cabeça rachada. Ve se tens oleo na agua e virce-versa

    4. compressao nas lonas = motor sucata.

    De verão com o calor todas essas debilidades vêm ao de cima
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    se tens filtros tudo okapa, pode ser:

    1. bicos de injectores ou bomba-injectora! Faz fumo? Acelera bem em vazio? Relanti?

    2. turbo na sucata. tira as tubagens e verifica se tem óleo e as pás do compressor.

    3. junta da cabeça queimada e cabeça rachada. Ve se tens oleo na agua e virce-versa

    4. compressao nas lonas = motor sucata.

    De verão com o calor todas essas debilidades vêm ao de cima
    faz um bocadinho de fumo, mas coisa muito pouca mesmo ..o que faz acho ser normal nestes carros...

    a situação do turbo, mais vale desmontar a admissão e restantes tubagens para fazer limpeza e verificar outras situações ne :S

    junta da cabeça nao deve ser que acho que ja tinhamos detectado oleo na agua ou vice versa conforme dizes e nunca se detectou nada disso...

    se for da compressão, os sintomas são semelhantes? há maneira de ver com mais certeza se será compressão do motor ?!

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    apagar sff este post, deu erro e publicou 2 vezes o mesmo ...
    obg

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Acende a luz de avaria do motor quando perde força???i

    É comum a EGR funcionar mal, ou devido a mau funcionamento da valvula de vacuo de controle ou da EGR mesmo devido a acumular porcaria, o resultado é obvio, a sobrepressão que o turbo produz escapa-se em direcção ao escape e eventualmente o carro entre em modo de segurança.

    Se for isto, soluções:
    - Limpeza
    - Mudanças das peças o que até é caro
    - Retirar a EGR e tapá-la mas tem que ser com repro à mistura porque se a retiras sem a anulares no software o carro fica com erro e em modo de segurança.

    ... e a ultima responde à tua pergunta é um carro que é reprogramado

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citação Mensagem Original de TuCa_21 Ver Post
    faz um bocadinho de fumo, mas coisa muito pouca mesmo ..o que faz acho ser normal nestes carros...

    a situação do turbo, mais vale desmontar a admissão e restantes tubagens para fazer limpeza e verificar outras situações ne :S

    junta da cabeça nao deve ser que acho que ja tinhamos detectado oleo na agua ou vice versa conforme dizes e nunca se detectou nada disso...

    se for da compressão, os sintomas são semelhantes? há maneira de ver com mais certeza se será compressão do moto
    r ?!
    nao creio que seja falta de compressão com 170mil km...

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    boas,

    para começar acho que vamos então desmontar os tubos de admissão, egr, etc e verificar se estão entupidos e assim a ver se se descobre algo..

    então a nivel de alteração de performance este modelo já dá para fazer repro ne ..
    é que sobre esta questão .. tem sido do tipo .. pergunto a 10 pessoas, 5 dizem que dá para fazer repro e 5 dizem que ainda não dá ..só as DTI.. esta como é TD ainda não dá ..

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Como dizes 1.7TD que é o que aparece nas letras da mala o pessoal pensa imediatamente no motor antigo

    Na verdade no livrete deve aparecer 1.7 DTL

    E agora só para chatear até há dois motores para esse mesmo modelo
    Um Opel e um Isuzo com electrónica e logo só com repro, box ou chip é que vais lá

    Eu não tenho conhecimento do motor antido nas G mas como aquilo que não conheço é mais que grande, é imenso a perder de vista, então o tira teimas é simples.
    Quanto cavalos estão declarados no Livrete ou no manual do veiculo?

    O motor antigo mecânico tinha 82cv, o motor com electrónica tem uns 68cv se não estou em erro

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    ok, obrigado pela confirmação.. isto vai lá com repro então
    a carrinha é do meu sogro, não a tenho aqui comigo, logo não consigo confirmar a cavalagem, mas se não me engano é a de 68 cv.


    em relação ao problema em si .. há uns tempos atrás acendeu a luz de avaria do motor .. mas levou uma maf nova e a luz apagou ..
    mas com este problema de perca de potencia que tem tido, nunca acendeu a luz!

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2007
    Localização
    lisboa
    Mensagens
    251

    Padrão

    Citação Mensagem Original de soile Ver Post
    Acende a luz de avaria do motor quando perde força???i

    É comum a EGR funcionar mal, ou devido a mau funcionamento da valvula de vacuo de controle ou da EGR mesmo devido a acumular porcaria, o resultado é obvio, a sobrepressão que o turbo produz escapa-se em direcção ao escape e eventualmente o carro entre em modo de segurança.

    Se for isto, soluções:
    - Limpeza
    - Mudanças das peças o que até é caro
    - Retirar a EGR e tapá-la mas tem que ser com repro à mistura porque se a retiras sem a anulares no software o carro fica com erro e em modo de segurança.

    ... e a ultima responde à tua pergunta é um carro que é reprogramado

    Penso que está tudo dito, mas liga o carro à maquina e vê se acusa algo

  12. #12
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    ligar ao op-com ?
    tenho que ver se encontro alguém que o tenha ..
    em ultimo caso compro um, a que preços costuma andar ?!

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    amigo, em 98 não existia nada disso! Vai a um mecânico e ponto! Nos Opel apenas em 2000 surgiu a electrónica nos motores dti !
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    amigo, em 98 não existia nada disso! Vai a um mecânico e ponto! Nos Opel apenas em 2000 surgiu a electrónica nos motores dti !
    Olha então para estes que andam enganados a vender powerbox para um motor que nem tem electrónica

    http://www.muleit-elektronik.de/chip...-kw-tuning.htm

    As Astra G e Zafira A desde 1998 que têm electrónica BOSH mas como não se lembraram de colocar o I depois do TD

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de TuCa_21 Ver Post
    ligar ao op-com ?
    tenho que ver se encontro alguém que o tenha ..
    em ultimo caso compro um, a que preços costuma andar ?!
    Estive a dar uma vista de olhos no EPC da Opel e aquilo é Bosh.
    Se calhar compensava-te mais pagares uma hora de mão de obra num Bosh car service para eles te darem um relatório de diagnóstico.

    De resto qualquer oficina que tenha diagnóstico electrónico te deverá poder ajudar

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    a carrinha tem acelerador electronico, é um indicador que tem centralina, certo? ou seja, dá para fazer repro...!?
    ou nada a ver ?

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de BILLKID
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Cacem
    Mensagens
    480

    Padrão

    Citação Mensagem Original de TuCa_21 Ver Post
    a carrinha tem acelerador electronico, é um indicador que tem centralina, certo? ou seja, dá para fazer repro...!?
    ou nada a ver ?
    Se tem centralina tem de ser visivel.. ve isso
    MB E220 CDI
    VW Passat Variant 1.9 TDI
    SMART F2 CDI

  18. #18
    Senior Member Average 2 Avatar de TuCa_21
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    172

    Padrão

    Citação Mensagem Original de BILLKID Ver Post
    Se tem centralina tem de ser visivel.. ve isso

    realmente ... lol ... tenho que dar uma vista de olhos a ver se a encontro ..e até tiro uma foto ..

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Citação Mensagem Original de soile
    Olha então para estes que andam enganados a vender powerbox para um motor que nem tem electrónica

    http://www.muleit-elektronik.de/chip...-kw-tuning.htm

    As Astra G e Zafira A desde 1998 que têm electrónica BOSH mas como não se lembraram de colocar o I depois do TD
    Uma simples bomba-injectora electrica não é propriamente considerado um motor com electrónica, pois não tens controlo sobre o turbo, pressões, egt´s, tempos de injecção, avanços, etc.

    Este motor é idêntico ao mecânico de 82cv, por isso acredito muito mais que os problemas sejam mecânicos do que electrónicos
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    Uma simples bomba-injectora electrica não é propriamente considerado um motor com electrónica, pois não tens controlo sobre o turbo, pressões, egt´s, tempos de injecção, avanços, etc.

    Este motor é idêntico ao mecânico de 82cv, por isso acredito muito mais que os problemas sejam mecânicos do que electrónicos
    Um motor mecânico para a quase totalidade das pessoas é aquele em que eliminando a válvula de corte da BI depois de o pores a trabalhar não necessitas de qualquer cabo eléctrico para o manteres a trabalhar.

    Para mim, tem MAF, tem uma bomba injectora electrica (epic), tem modulo de gestão de injecção, tem sensor de velocidade da combota, tem diagnostico e indicador de erros de motor, etc, etc, então é um motor com electrónica.

    Agora se os achas idênticos, tenta mudar a distribuição a um e a outro que logo darás pelas diferenças

    Mas isto não ajuda em nada o TuCa.
    Da minha experiência com a G TD durante 330 mil quilómetros semelhantes sintomas foram:
    - Problemas de EGR (mas acendia a luz de erro), sujidade e mais sujidade e uma vez teve de elevar a electrovalvula de controle do vacuo que é bem cara.
    - Problemas de MAF (mas acendia a luz de erro)
    - BI, deu esses sintomas meia duzia de vezes e depois morreu, logo não andou muito tempo a fazer isso. A reparação não era viável, levou uma reconstruída.

    Abraço

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Opel Astra astra caravan 1.7 cdti naciona
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 11-10-2010, 20:40
  2. Opel Astra Astra Caravan 1.7 CDTI Edition
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 30-12-2009, 17:10
  3. Opel Astra Astra Caravan 1.4 Club
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-06-2009, 04:20
  4. Opel Astra Astra G Caravan Diesel Astra Caravan 1.7 DTi Elega
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-06-2009, 17:10
  5. Opel Astra ASTRA 1.4 CARAVAN 16 V SPORT
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 18-04-2009, 16:10

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •