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Tópico: Ajuda 106 GTi

  1. #1
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    Padrão Ajuda 106 GTi

    Boas

    Acabei de comprar um 106 gti de 11/97.
    Gostava que este meu carro tivesse muita alma, é só para ir a missa visto ter mais dois.
    Mas qual o meu espanto de quando fui a Vila Real para reprogramar, e só me garantiram mais 5 cv e por 350 €.
    Venho assim pedir ajuda visto ser novato de quais as melhores modificações a efectuar neste carro para se obter algo mais e de preferência em baixas.

    desde já obrigado

  2. #2
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    Citação Mensagem Original de steck Ver Post
    Boas

    Acabei de comprar um 106 gti de 11/97.
    Gostava que este meu carro tivesse muita alma, é só para ir a missa visto ter mais dois.
    Mas qual o meu espanto de quando fui a Vila Real para reprogramar, e só me garantiram mais 5 cv e por 350 €.
    Venho assim pedir ajuda visto ser novato de quais as melhores modificações a efectuar neste carro para se obter algo mais e de preferência em baixas.

    desde já obrigado
    Podes Sempre instalar um kit de ademiçao directa velas de dois polos sistema de colectores individuais e reteficar a cabeca do motor tirar prai 5ml a cabeça o que te da mais potencia ao carro...

  3. #3
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    5mm!?!? isso é p ficar com as válvulas rectificadas tb?
    admissão trofeu e linha directa com uma SS magnum ou uma réplica trofeu é um bom começo, se bem q de escape so com de-cat e bi-tubo já fica porreirinho enquanto n há mods duras
    depois pode sempre vir pressao de gota e borboleta trabalhada...
    só a partir daí é que vem o chip junto com umas cames.. até lá deixa a electrónica em paz que ela n fez mal a ninguem

    XAD + XADT

  4. #4
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    Boas

    Quanto as velas de dois polos já cá cantam
    quanto ao escape já estou a tratar de tirar as duas panelas do meio visto ser facil voltar a monta-las para a IPO, tubo directo até a panela final. E depois disto vai mais pressão de gasolina com uma valvula FSE que já encomendei.Também já mandei fazer um quick shift, é que perco muito tempo na troca de velocidades.
    só fico chateado de isto curtar a rotação as 7200 rpm isso é pra meninos não é pra mim
    Digam se estou a fazer algo de mal:p
    quanto a cabeça concordo, mas isso estou a pensar fazer algo em grande só estou a aguardar algum tempo €€€€.

    abc

  5. #5
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    Boas.. kuanto as velas nao foi uma ma escolha mas nesse motor as ke ficam mesmo inpecs sao as ngk iridium com a ref. BKR6EIX... o resto ja foi dito escape,admissao com um bom filtro,borboleta trabalhada,fse e so com isto ja tiras um bom andamento do motor acredita.. podes tambem subs. a junta da cabeça de origem por uma do 206 gti é ke a do 206 é mais fina ou seja vais ter um aumento de taxa de compressao,mas depois vais ter de ter em atençao a gasolina ke usas sempre 98 nunca 95.. é ke se andares com gasolina de fraca octanagem corres o risco de haverem detonaçoes no motor..

  6. #6
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    Boas.. kuanto as velas nao foi uma ma escolha mas nesse motor as ke ficam mesmo inpecs sao as ngk iridium com a ref. BKR6EIX... o resto ja foi dito escape,admissao com um bom filtro,borboleta trabalhada,fse e so com isto ja tiras um bom andamento do motor acredita.. podes tambem subs. a junta da cabeça de origem por uma do 206 gti é ke a do 206 é mais fina ou seja vais ter um aumento de taxa de compressao,mas depois vais ter de ter em atençao a gasolina ke usas sempre 98 nunca 95.. é ke se andares com gasolina de fraca octanagem corres o risco de haverem detonaçoes no motor..
    obrigado
    Eu só uso 98, mas o que é isso de detonação no motor???

  7. #7
    Junior Member Novato Avatar de Miniturbo 66
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    Sao esplosoes ke se criam na camara de combustao muito antes de o polo da vela faiscar isto pode dever-se a varios factos, um deles a fraca mistura de combustivel e etc

  8. #8
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    eu tb tenho um 106 GTI e a unica coisa q tenho é uma linha directa, o resto está de origem....
    só começa a puxar bem a partir das 3000rpm e sei que ha cup´s e outros gti´s que puxam mais mas sinto-me satisfeito com ele, pois tb n há euros para investir e até estou a vender o carro com mt pena minha.....

    mas já agora, as velas de 2 polos ou as ngk iridium com a ref. BKR6EIX(como aqui falaram), trazem alguma diferença ao carro???

  9. #9
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    ah! esqueci de falar em afinar as polis...
    elas d origem são reguláveis toca de lhes dar uso
    quanto a FSE axo k seja desperdício d dinheiro... mais barato é levar a de origem a quem saiba e pedir p dar mais um cheirinho
    isso d origem s nao me engano é de 3bar s o regulador tiver manómetro ficas avisado q mais q 3.5 n vale a pena (e p comecar bem menos k isso)... já chega pos cavalos todos que vais ter e mais alguns, a n ser que sejas muito bruto com a carga

    XAD + XADT

  10. #10
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    boas antes de mais devias comecar pelo basico.

    Admissao com filtro green - 140 euros
    trabalhar a borbuleta - 60
    linha directa de 55 - 125 inox
    prensar a vavula de origem - 20euros
    abrir a frente para entrar mais ar - 10euros

    Apesar do saxo/106 ter polies regulaveis nao compensa mexer, poix ora ganhas altas ou entao ganhas baixas, e o carro com o ponte de origem consegue fazer as duas coisas

    Depois a outras coisas que podes fazer, tais como colocar cames, trabalhar a cabeca, centralina, panela, colectores etc.

    cumps

  11. #11
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    Talking Alma de Leão

    Parabens pela compra antes de tudo. Comprou um carro com uma alma de verdadeiro leão. Antes de mais seria bom saber um pouco da historia desse carro. Pode ter sido um carro que foi sempre bem tratado, ou não. A idade, como deve muito bem saber, também pesa nas canetas. E eu garanto que esse bichinho com esse motor em condições meche-se muitissimo bem, melhor que o meu. Mas já estou a ver que 120 cv não lhe chegam. Nesse caso estou com o Anjo_o, é começar com o basico. Contudo já ouvi que 150 cv a 200cv não é impossivel, mas os custos são bem elevados tanto a nivel monetario como na duração do motor. Por outro lado, a carroçaria também não foi desenhada para resistir a tanto esforço.

  12. #12
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    Boas

    Aqui vai uma foto do meu novo brinquedo, com o seu primo



    Depois de dar umas voltas, mas sem nada de carga os ponteiros da temperatura ficaram assim. Não é um bocado elevado???




    E a ventoinha está sempre ligada, o anterior dono disse-me que ele sempre foi assim, mas ele na precebe do assunto

    O carro tem 167K km e parece-me estimado!!!
    Também vinha com a sonda lambda desligada será mod ou um mero acaso.

  13. #13
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    Boas

    Aqui vai uma foto do meu novo brinquedo, com o seu primo



    Depois de dar umas voltas, mas sem nada de carga os ponteiros da temperatura ficaram assim. Não é um bocado elevado???




    E a ventoinha está sempre ligada, o anterior dono disse-me que ele sempre foi assim, mas ele na precebe do assunto

    O carro tem 167K km e parece-me estimado!!!
    Também vinha com a sonda lambda desligada será mod ou um mero acaso.
    Isso de a ventoinha estar sempre ligada tem a sua explicação. O material não é original (sensor da temperatura da àgua do radiador que liga e desliga a ventoinha, valvula da àgua que abre e fecha o circuito da àgua para o radiador). A temperatura do interruptor é inferior ao da valvula, por isso a ventoinha está constatemente ligada. Compre esse material original na Peugeot e é em 3 tempos que tem o problema solucionado). A sonda lambda tem que estar ligada, senão o carro entra em modo "rastejar até casa", dito doutra maneira, não anda decentemente porque a centralina entra num modo de recurso para tentar chegar até a uma oficina para ser reparada a avaria. Julgo que terá que efectuar um reset da centralina. Para isso ligue a um scanner ODBII e efectue o reset.

  14. #14
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    os ponteiros dão ideia de tar um tico altos...
    isso agora para começar era uma revisão geral independentemente do que o antigo dono tenha dito...
    termoestato
    válvula ventoinha
    oleos e filtros (todos mesmo)
    distribuição E tensor
    verificar estado do tubos da àgua e se algum tiver mau aspecto mudar todos
    ver s a lambda está boa (como vinha desligada)
    ver discos, pastilhas, tubos de travão e tudo o que seja casquilhos e apoios de motor e substituir o necessário

    axo q para começar é o melhor q fazer... não dá cavalos mas dá garantias de muitos km's sem chatisses... então depois começar pelo básico...

    em relação ao post do anjo... sou obrigado a discordar de uma ou d outra coisa...
    a linha de 55 é dispensável... sem cames a de origem sem cat é suficiente (anda bem perto dos 55 tb)
    as polis... eu não disse que ia melhorar em tudo... mas pode ficar mais ao gosto do dono em detrimento de altas ou baixas... mas se não gostar pode sempre voltar ao ponto de origem...

    filtro green para a pá... aquele que concordo a 200% + iva

    XAD + XADT

  15. #15
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    os ponteiros dão ideia de tar um tico altos...
    isso agora para começar era uma revisão geral independentemente do que o antigo dono tenha dito...
    termoestato
    válvula ventoinha
    oleos e filtros (todos mesmo)
    distribuição E tensor
    verificar estado do tubos da àgua e se algum tiver mau aspecto mudar todos
    ver s a lambda está boa (como vinha desligada)
    ver discos, pastilhas, tubos de travão e tudo o que seja casquilhos e apoios de motor e substituir o necessário

    axo q para começar é o melhor q fazer... não dá cavalos mas dá garantias de muitos km's sem chatisses... então depois começar pelo básico...

    em relação ao post do anjo... sou obrigado a discordar de uma ou d outra coisa...
    a linha de 55 é dispensável... sem cames a de origem sem cat é suficiente (anda bem perto dos 55 tb)
    as polis... eu não disse que ia melhorar em tudo... mas pode ficar mais ao gosto do dono em detrimento de altas ou baixas... mas se não gostar pode sempre voltar ao ponto de origem...

    filtro green para a pá... aquele que concordo a 200% + iva
    Eu estou de acordo. Em caso de duvida, é meter um kit de destribuição novo (mais vale prevenir que chorar em leite derramado), neste caso é mesmo a chamada manutenção preventiva, pois se a correia partir, vai ficar muito mais caro o arranjo (que pode ficar proibitivo). Ainda na manutenção normal, mudança de filtros, oleo, velas, pastilhas e calços. Dependendo do estado do motor (compressão) valerá ou não abrir o motor já para trocar peças (segmentos, retentores da cambota, guias das valvulas, bronzes, etc) e ver as valvulas (pode ser só necessário rodar valvulas). Descarbonizar o motor, limpar os colectores de admissão e de escape. Trocar de injectores e sonda lambda (há muita gente que acha que não vale a pena), pois acha que basta uma limpeza dos injectores por ultra sons.

  16. #16
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    isso d abrir já são cenas muito mais caras que mais vale deixar até ser mesmo preciso e dp fazer um motor forte
    mas ver a compressão é sempre um bom indicador do estado de saude do motor... ainda n tem muitos km's... mas s tiverem sido sofridos e com oleo menos bom já dá direito a uma boa dose de desgaste dos componentes internos... nada de alarmante mas sempre é algum cansaço acumulado

    XAD + XADT

  17. #17
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    isso d abrir já são cenas muito mais caras que mais vale deixar até ser mesmo preciso e dp fazer um motor forte
    mas ver a compressão é sempre um bom indicador do estado de saude do motor... ainda n tem muitos km's... mas s tiverem sido sofridos e com oleo menos bom já dá direito a uma boa dose de desgaste dos componentes internos... nada de alarmante mas sempre é algum cansaço acumulado
    Outra maneira de ver o motor é retirar as velas e ver como elas estão. As maiores marcas de velas tem um mapa com varias fotografias de velas e os seus estados. Por aí pode ver e comparar o estado delas e o que elas dizem à cerca do estado do motor

  18. #18
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    Boas

    Revisão já feita :p

    oleos e filtros
    distribuição, tensor, bomba de ága
    Agora estou a espera do termostato e da valvula de temperatura.

    está a ficar OK

    o proximo passo vai ser o sistema de travagem
    sim é que é preciso travar e este menino deixa um pouco a desejar.

    Agora só uma pergunta aos prós
    Qual a espessura da minha junta da cabeça, será que posso colocar uma mais fina e rectificar a cabeça ao mesmo tempo
    e quanto mm pode ser ou não??

    agradecendo já as respostas
    cumps

  19. #19
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    oleos e filtros
    distribuição, tensor, bomba de ága
    Agora estou a espera do termostato e da valvula de temperatura.

    está a ficar OK

    o proximo passo vai ser o sistema de travagem
    sim é que é preciso travar e este menino deixa um pouco a desejar.

    Agora só uma pergunta aos prós
    Qual a espessura da minha junta da cabeça, será que posso colocar uma mais fina e rectificar a cabeça ao mesmo tempo
    e quanto mm pode ser ou não??

    agradecendo já as respostas
    cumps
    Eu não faria isso. Mas isso sou eu. Fazer isso pode dar uma data de dores de cabeça (tanto no carro como na do dono). Isso vai alterar a taxa de compressão do motor, o motor vai ficar propenso a ter problemas de aumento de temperatura e não só. Um deles pode vir a ser a perda de potencia derivado à detonação e à pré-ignição e à correcção do avanço da ignição pela centralina quando o nock sensor começar a "ouvir" detonação ou pré-ignição num ou mais cilindros. Pode tentar começar a meter gasolina com mais octanas (98 ou 100) para tentar não ter esse problema. Outra maneira é tentar aumentar a gota com uma reprogramação da centralina e/ou usar velas mais frias. Mas o melhor é falar com alguém com experiência e conhecimentos.

  20. #20
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    n precisas rectificar a cabeça p ganhar compressão... basta usar uma junta do motor que vem nos C2 (o de 120cv) que o bloco é o mesmo (1mm a menos d espessura ou coisa parecida)... mas depois é sempre gasolina 98 e deve ser preciso pressão de gasolina... mas acho q n vale a pena ir por aí... s é potência q queres junta para umas cames e chip (depois d haver admissao e escape próprios)

    quanto À travagem... se quiseres por isso a travar decente manda PM que pode ser q te consiga ajudar nesse campo

    XAD + XADT

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