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Tópico: 106 xsi 1.3 vs carburadores ax sport

  1. #1
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    Padrão 106 xsi 1.3 vs carburadores ax sport

    Boas, pessoal precisava da vossa ajuda e opinioes por favor.

    Tenho um 106 xsi 1.3 de 95.como aquilo está farto de dar barraca na electronica e sensores para aqui e sensores para lá e agora está a precisar de uma sonda lambda de origem queria aproveitar acabar com a electronica,ou seja, estou em vias de decidir colocar caburadores e estava a pensar colocar a cabeça e os carburadores do ax sport para não ter tanto trabalho e gastos a retrabalhar a minha cabeça normal de origem.
    gostaria de saber a vossa opiniao estejam a vontade para qualquer comentário que seja. cumps

  2. #2
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    Eu acho que fazes bem, no entanto atenção ao valor da conversão.

  3. #3
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    Padrão Alterar de EFI para carburadores

    Citação Mensagem Original de mario106xsi Ver Post
    Boas, pessoal precisava da vossa ajuda e opinioes por favor.

    Tenho um 106 xsi 1.3 de 95.como aquilo está farto de dar barraca na electronica e sensores para aqui e sensores para lá e agora está a precisar de uma sonda lambda de origem queria aproveitar acabar com a electronica,ou seja, estou em vias de decidir colocar caburadores e estava a pensar colocar a cabeça e os carburadores do ax sport para não ter tanto trabalho e gastos a retrabalhar a minha cabeça normal de origem.
    gostaria de saber a vossa opiniao estejam a vontade para qualquer comentário que seja. cumps
    Pode fazer-lo. Não precisa de mudar nada. Isto é, basta por um colector com os carburadores e umas cornetas e já está. Posso tentar indicar quem o tenha feito cá em Portugal.

    No entanto, se for de aqui perto (Lisboa, Pontinha), eu poderia ver o carro, pois tenho equipamento para isso. Pelo menos, poderia tentar ver o que o carro tem.

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de mario106xsi Ver Post
    Boas, pessoal precisava da vossa ajuda e opinioes por favor.

    Tenho um 106 xsi 1.3 de 95.como aquilo está farto de dar barraca na electronica e sensores para aqui e sensores para lá e agora está a precisar de uma sonda lambda de origem queria aproveitar acabar com a electronica,ou seja, estou em vias de decidir colocar caburadores e estava a pensar colocar a cabeça e os carburadores do ax sport para não ter tanto trabalho e gastos a retrabalhar a minha cabeça normal de origem.
    gostaria de saber a vossa opiniao estejam a vontade para qualquer comentário que seja. cumps
    amigo... a eletrotécnica dá potencia, dá eficiência mas também dá barraca :P. Um carro mal afinado pode levar ao desgaste de certos sensores e actuadores prematuramente (tais como sonda lambda, que no meio disto tudo, é a que leva com todos os males anteriores). Pensa bem no que queres fazer e vê se realmente compensa.
    PUG 1.3 XSI 95

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Pode fazer-lo. Não precisa de mudar nada. Isto é, basta por um colector com os carburadores e umas cornetas e já está. Posso tentar indicar quem o tenha feito cá em Portugal.

    No entanto, se for de aqui perto (Lisboa, Pontinha), eu poderia ver o carro, pois tenho equipamento para isso. Pelo menos, poderia tentar ver o que o carro tem.
    Então e a regulação do ar, como é que é feita?
    É que se quiseres colocar um tablier que permita ter lá o regulador do ar, tens que largar mais umas massas. De resto é o custo da cabeça e dos carburadores e o trabalho de montagem/desmontagem e afinação.

  6. #6
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    Fazes Bem Tenho Um citroen Ax Sport e aquilo anda que deus me livre!
    como o pessoal tem dito Tens de ver se compensa ou não fazer essa Alteração!
    Cumps

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Pode fazer-lo. Não precisa de mudar nada. Isto é, basta por um colector com os carburadores e umas cornetas e já está. Posso tentar indicar quem o tenha feito cá em Portugal.

    No entanto, se for de aqui perto (Lisboa, Pontinha), eu poderia ver o carro, pois tenho equipamento para isso. Pelo menos, poderia tentar ver o que o carro tem.
    Boas 106xsilx,a minha cabeça têm que ser alterada de qualquermaneira, não percebo muito mas sei que pelo menos tinha que tapar a parte onde entram os injectores.por essa razão e outras com certeza querer colocar a cabeça do ax sport ainda tou em informaçoes mas penso que as entradas na junta da cabeça são iguais e a furação do aperto acho que tambem é.infelismente é me impossivel deslocar até a Lisboa no carro porque ele está sem inspecção chumbou porcausa dos gases. por estar com tantos problemas é que quero fazer esta alteração.
    cumps

  8. #8
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    Boas.Sr. pinhu não percebi essa parte regulador do ar no tablier? o unico que conheço é o da sofagem,ta a falar na regulaçao ar/gasolina para o motor? isso não é feito pelos proprios carburadores com o filtro de ar neles contido? obrigado cumps
    Última edição por mario106xsi; 19-04-2011 às 23:00.

  9. #9
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    Boas.Sr. pinhu não percebi essa parte regulador do ar no tablier? o unico que conheço é o da sofagem,ta a falar na regulaçao ar/gasolina para o motor? isso não é feito pelos proprios carburadores com o filtro de ar neles contido? obrigado cumps
    Mario, não me trates por Sr. que eu não gosto.
    O que te estava a falar, era do Choke, vulgo manipulo do ar, que tens no interior do carro, e que tens que utilizar para quando o carro está mais frio.

    No entanto, penso que os tabliers do 106 eram todos iguais, e deves arranjar um tablier dum XS facilmente (Penso que era o XS que trazia o 1.4 carburado).

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de derradeiro Ver Post
    amigo... a eletrotécnica dá potencia, dá eficiência mas também dá barraca :P. Um carro mal afinado pode levar ao desgaste de certos sensores e actuadores prematuramente (tais como sonda lambda, que no meio disto tudo, é a que leva com todos os males anteriores). Pensa bem no que queres fazer e vê se realmente compensa.
    Meu caro, como em tudo ... a eletrónica é fiável, assim como os carburadores. Tem é que se ter as coisas direitas, porque senão ...

    Mas convenhamos, a nível de electrónica, ter fios partidos, maus contactos nas fichas, ou um habilidoso do tipo do concessionário da estrada da luz que para meter um alarme dá cabo da instalação elétrica, um chip com mapas mal feitos ... no mínimo não dá muita saúde à mecânica. O mesmo se pode dizer com carburadores mal afinados ... Tem que estar calibrados (tanto sejam injectores, como carburadores).
    Última edição por 106XSiLx; 20-04-2011 às 15:11.

  11. #11
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    Boas 106xsilx,a minha cabeça têm que ser alterada de qualquermaneira, não percebo muito mas sei que pelo menos tinha que tapar a parte onde entram os injectores.por essa razão e outras com certeza querer colocar a cabeça do ax sport ainda tou em informaçoes mas penso que as entradas na junta da cabeça são iguais e a furação do aperto acho que tambem é.infelismente é me impossivel deslocar até a Lisboa no carro porque ele está sem inspecção chumbou porcausa dos gases. por estar com tantos problemas é que quero fazer esta alteração.
    cumps
    Primeiro, e mais importante, o motor não é de injecção directa. Os injectores estão nas saídas do colector de admissão. Ao retirar o colector de admissão, vai verificar que na cabeça só tem as janelas das válvulas de admissão. No colector é que ficam os injectores, não na cabeça.

    Penso que a cabeça do Citroen AX Sport seja muito semelhante à cabeça do Peugeot 106 1.3 XSi e do Peugeot 106 1.3 Rallye. Se tiver alguma diferença, no máximo dos máximos será no topo da câmara de combustão. A diferença deve estar na árvore de cames e possivelmente, nos diâmetros das válvulas.

    Se chumbou na inspecção, deve ser, catalisador nas couves ou chip com mapas alterados.

  12. #12
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    Boas.Sr. pinhu não percebi essa parte regulador do ar no tablier? o unico que conheço é o da sofagem,ta a falar na regulaçao ar/gasolina para o motor? isso não é feito pelos proprios carburadores com o filtro de ar neles contido? obrigado cumps
    Nos carros com carburadores, o chock pode ser manual ou automático. Nos carros mais antigos é que o chock era manual. Tinha uma alavanca por baixo do volante ou ao lado.

  13. #13
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    Padrão o problema acaba por ser a cabeça

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    Mario, não me trates por Sr. que eu não gosto.
    O que te estava a falar, era do Choke, vulgo manipulo do ar, que tens no interior do carro, e que tens que utilizar para quando o carro está mais frio.

    No entanto, penso que os tabliers do 106 eram todos iguais, e deves arranjar um tablier dum XS facilmente (Penso que era o XS que trazia o 1.4 carburado).
    ok pinhu peço desculpa,tens toda a razão se não der para fazer adaptação do choke o xs tambem é de carburadores e dá para trocar o tablier.
    vou falar melhor com o meu mecanico para ver o que ele diz da alteração e saber preço de mão de obra.
    Agora só me resta saber se realmente tenho que alterar a minha cabeça é que se tiver que ser alterada fica me muito mais caro,ainda por cima á coisa de 5 meses o carro levou uma junta de origem nova se tiver que alterar aí sim tenho que pensar muito muito bem.

  14. #14
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    Primeiro, e mais importante, o motor não é de injecção directa. Os injectores estão nas saídas do colector de admissão. Ao retirar o colector de admissão, vai verificar que na cabeça só tem as janelas das válvulas de admissão. No colector é que ficam os injectores, não na cabeça.

    Penso que a cabeça do Citroen AX Sport seja muito semelhante à cabeça do Peugeot 106 1.3 XSi e do Peugeot 106 1.3 Rallye. Se tiver alguma diferença, no máximo dos máximos será no topo da câmara de combustão. A diferença deve estar na árvore de cames e possivelmente, nos diâmetros das válvulas.

    Se chumbou na inspecção, deve ser, catalisador nas couves ou chip com mapas alterados.
    è pah eu realmente percebo muito pouco disto,tas me a dar uma otima noticia então isso quer dizer que posso colocar os carburadores sem mecher em nada da minha cabeça? e devo ter que mandar fazer uns colectores que ligam a minha cabeça aos carburadores os do ax não devem dar?e de resto é só o botao do ar (ou tablier do xs) e o resto faz o mecanico. corrigam me se estiver errado.obrigado pelas dicas cumprimentos

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Primeiro, e mais importante, o motor não é de injecção directa. Os injectores estão nas saídas do colector de admissão. Ao retirar o colector de admissão, vai verificar que na cabeça só tem as janelas das válvulas de admissão. No colector é que ficam os injectores, não na cabeça.

    Penso que a cabeça do Citroen AX Sport seja muito semelhante à cabeça do Peugeot 106 1.3 XSi e do Peugeot 106 1.3 Rallye. Se tiver alguma diferença, no máximo dos máximos será no topo da câmara de combustão. A diferença deve estar na árvore de cames e possivelmente, nos diâmetros das válvulas.

    Se chumbou na inspecção, deve ser, catalisador nas couves ou chip com mapas alterados.
    è pah eu realmente percebo muito pouco disto,tas me a dar uma otima noticia então isso quer dizer que posso colocar os carburadores sem mecher em nada da minha cabeça? e devo ter que mandar fazer uns colectores que ligam a minha cabeça aos carburadores os do ax não devem dar?e de resto é só o botao do ar (ou tablier do xs) e o resto faz o mecanico. corrigam me se estiver errado.obrigado pelas dicas cumprimentos

  16. #16
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    Pois, agora que penso nisso, realmente a cabeça do 1.3 xsi é muito semelhante à do 1.3 Sport. Agora só faltam os espe******tas em PSAs para saber se são iguais ou não.

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
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    è pah eu realmente percebo muito pouco disto,tas me a dar uma otima noticia então isso quer dizer que posso colocar os carburadores sem mecher em nada da minha cabeça? e devo ter que mandar fazer uns colectores que ligam a minha cabeça aos carburadores os do ax não devem dar?e de resto é só o botao do ar (ou tablier do xs) e o resto faz o mecanico. corrigam me se estiver errado.obrigado pelas dicas cumprimentos
    É isso mesmo, só precisa de fazer os colectores. Precisa de escolher os carburadores, mas aí não meto nem prego nem estopa. Nesse assunto, de escolher carburadores ... uns 2 weber duplos ou talvez 4 carburadores ? Já vi na net fotos de maquinas com carburadores.

    Provavelmente até se encontra à venda o kit de transformação para o Peugeot 106 1300 cc e segunda mão em primeira mão e novinho em folha.

  18. #18
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    nem precisas de trocar a cabeça. Deixas ficar os injectores la na cabeça pa tapar os buracos da injeçao ou mandas soldar os buracos.

    Metes a cam do sport com a bomba de gasolina do sport, e ta feito.

    Carburadores tens os weber 40 dos ax sport que sao bem bons, ou entao podes meter por exemplo os carburadores das cbr's 600 antigas,

    A maneira era meteres itb's, 4 injeçoes de mota tipo da R1, ai sim uma coisa em condiçoes, mas sai muito mais caro e tens que trabalhar com centralina reprogramada pa isso.

    Peugeot 106 xsi



  19. #19
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    Padrão xsi

    boas pessoal será que alguem me pode ajudar,,,,precisava saber qual a precao de aperto para a cabeça do xsi 1.3.......obrigadon aguardo resposta

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