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Tópico: 1.3 CDTI - Desliguei a EGR mas...

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
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    Padrão 1.3 CDTI - Desliguei a EGR mas...

    Boas malta,cá estou eu para vos pedir uma ajudinha...
    Troquei a EGR do meu carroço,um Corsa C 1.3CDTI de 2004,meti uma nova e aproveitei a electrovalvula da antiga e fixei-a com uma braçadeira ao lado da nova,não liguei a ficha na EGR que está montada mas sim na valvula electrica que tenho aparte...não sei se estão a entender a ideia.
    Teoricamente a EGR que está realmente montada está desactivada e, como é obvio,está na posição fechada,não enviando a porcaria de volta para a admissão.
    Até aqui tudo bem,o carro está fantastico a andar,ainda por cima montei uma ItalianBox como tenho no Stilo,com provas dadas!Está com um andamento expectacular,como nunca!

    O problema é que me acende de vez em quando a luz da EGR,o que eu acho muito estranho???!!!...como raio é que a gestão electronica do motor sabe que ela está desactivada,já que a ficha está ligada na mesma na outra valvula que está á parte??... :s
    A luz,quando acende não é logo,é passados alguns km,depois se desligar a chave e voltar a ligar ela apaga e depois volta a ligar quando lhe apetece outra vez...

    Alguem pode dizer como contornar isto?

    Gracias!
    Última edição por fermamar; 24-10-2010 às 13:23.

  2. #2
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    Acontece o mesmo que acontece no meu 1.9mjet com uma junta cega a fechar a EGR. Podes ter a EGR completamente operacional mas se não for detectada a circulação de gazes na valvula vai surgir um erro de mau funcionamento... o que há a fazer é mudar os valores esperados, no mapa dos gazes esperados pela EGR, para zero. Mudando assim o funcionamento da valvula EGR. É claro, que para isso seja necessario reprogramar.


    acho que não disse nenhuma barbaridade LOL


    abraço

  3. #3
    Golf GTD driver Average 2 Avatar de Mr.Ballz
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    Citação Mensagem Original de knight Ver Post
    Acontece o mesmo que acontece no meu 1.9mjet com uma junta cega a fechar a EGR. Podes ter a EGR completamente operacional mas se não for detectada a circulação de gazes na valvula vai surgir um erro de mau funcionamento... o que há a fazer é mudar os valores esperados, no mapa dos gazes esperados pela EGR, para zero. Mudando assim o funcionamento da valvula EGR. É claro, que para isso seja necessario reprogramar.


    acho que não disse nenhuma barbaridade LOL


    abraço
    Tem logica penso eu, pois isso tem mt haver com a parte eletronica.

    O que basicamente tens q fazer nesse caso é "enganar" a ECU dizendo que a EGR esta a funcionar bem, logo nao te irá aparecer nenhuma arvore de natal no "dash board"

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
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    Citação Mensagem Original de Mr.Ballz Ver Post
    Tem logica penso eu, pois isso tem mt haver com a parte eletronica.

    O que basicamente tens q fazer nesse caso é "enganar" a ECU dizendo que a EGR esta a funcionar bem, logo nao te irá aparecer nenhuma arvore de natal no "dash board"
    Mas reparem,a ECU deveria estar enganada,a parte electrica está a funcionar,apenas a parte mecanica da EGR é que está desactivada em modo fechado.
    Para mim,a unica explicação é haver algum sensor algures que leia a pressão absoluta no colector,ou algo do genero.
    Quanto a fazer repro,não me está a apetecer muito largar praí 300€ apenas para apagar a luz,porque no andamento o carro está muito bom para a cilindrada,o pequeno 1.3 de 70cv.
    Para terem uma ideia,estrada seca e alcatrão rugoso,vou em primeira ás 1400rpm,piso e o carro aí nas 1800 patina,sem ponto de embraiagem claro.
    Deve estar aí com uns 90/95cv e não se justifica uma repro só para o raio da EGR.

    Já me lembrei foi de desmontar o quadrante e apaga-la defenitivamente...alguem sabe se aquilo é leds ou lampadas?

    Abraço!

  5. #5
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    Mr.Ballz* não precisas de enganar EGR, precisas é fazer com que ela trabalhe de um modo diferente, ou seja, fazer com que o funcionamento correcto seja na posição de 100% fechada.

    fernamar* LOL grande invenção!! Não vas por ai, se tiveres outro tipo de avaria como vais saber? lol
    Faz como eu, habitua-te a luzinha

  6. #6
    ECUedit Senior Avatar de vasco fernandes
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    Citação Mensagem Original de fermamar Ver Post
    Quanto a fazer repro,não me está a apetecer muito largar praí 300€

    ninguem te vai levar 300€ para fechar a EGR por repro. Esses preços são cobrados apenas pelo acto de aumentar a potencia do carro e não pela mão-de-obra em sim, basicamente é a lei da oferta e da procura.

  7. #7
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    Pois mas não sei quem faça isso,sei que no 1.9Mjet até á bem pouco tempo não havia ninguem a anular aquilo electronicamente.
    Alguem sabe onde e preços?

    Por agora vai andar assim,é só o stress de ela de vez em quando acender. :s

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de knight Ver Post
    Mr.Ballz* não precisas de enganar EGR, precisas é fazer com que ela trabalhe de um modo diferente, ou seja, fazer com que o funcionamento correcto seja na posição de 100% fechada.

    fernamar* LOL grande invenção!! Não vas por ai, se tiveres outro tipo de avaria como vais saber? lol
    Faz como eu, habitua-te a luzinha
    Knight amigo,sabes onde posso anular esta porcaria por software?Já conseguiste isso no teu Mjet?

    Sabes,já pensei fazer isto no Stilo,mas deve ficar de luz acesa na mesma não?...

    Abraço!

    PS - alguem sabe se o OPcom dá para mexer nisto?

  9. #9
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    Olá malta,

    Alguém tem desenvolvimentos neste tópico?
    Recentemente descobri que avaria na válvula EGR P0400 tem muito que se lhe diga. É que no caso deste motores, e por ñ terem sensor de posição da válvula EGR, é através do fluxo MAF e pressão MAP que a ECU cálcula o desvio do fluxo da EGR. Pode mesmo acontecer que a avaria P0400 esteja associada a um mau funcionamento do MAF.

    Por fim, caso não seja possível ou muito fácil desactivar o seu funcionamento em Software (por exemplo no grupo VAG é fácil), aconselho a que a junta cega ñ seja totalmente cega e que tenha um furo de 3 ou 4 mm suficiente para ñ dar avarias mas suficiente para evitar a entrada de lixo para a admissão.

    Cumprimentos

  10. #10
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    é possível desactivar a EGR por software, já dá para fazer em carros.

    cumps

  11. #11
    Brick whisper Senior Avatar de Cham brr
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    olha o meriva de um meu amigo tinha essa luz e BOOOOMMMMM partiu a corrente de distribuição.... CORRENTE.... um bocado tempo depois claro...
    Cham Brr <<Renault Clio 2.0 16v>>; <<Renault Kangoo 1.9d>>; <<Honda XR125L>>
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  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Cham brr Ver Post
    olha o meriva de um meu amigo tinha essa luz e BOOOOMMMMM partiu a corrente de distribuição.... CORRENTE.... um bocado tempo depois claro...
    a luz significa erros, por isso tem de se fazer o diagnostico, ver o erro, se for so de EGR nao ha problema, ms tambem pode ser erros mais graves.

    e qualquer corrente ou correia parte se não tiver a devida manutenção.

    cumps

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de tigre Ver Post
    a luz significa erros, por isso tem de se fazer o diagnostico, ver o erro, se for so de EGR nao ha problema, ms tambem pode ser erros mais graves.

    e qualquer corrente ou correia parte se não tiver a devida manutenção.

    cumps
    O erro que tenho é P0400...

  14. #14
    Senior Member Senior Avatar de GiJoe
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    Desactiva a EGR eletcronicamente, é simples! Segundo sei é só fazer isso e ela deixa de abrir.... mais nada.
    Bravo TD100 Sold!
    Alfa 156 JTD...

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