O tuning em carros eléctricos

Certamente que o leitor já pensou como será o tuning dos motores dos carros do futuro, especialmente os carros eléctricos. Cada vez mais as marcas tentam proteger o seu trabalho ao nível da electrónica e dificultam o acesso dos chiptuners à centralina. No futuro a tendência será que isto piore. Mas o futuro promete estar cheio de carros que não terão nos combustíveis fósseis a sua fonte de rendimento. Os carros eléctricos ou a hidrogénio poderão muito bem dominar os mercados nos próximos anos. E como será nestes casos?

Bem certamente haverá também outras possibilidades para melhorar estas motorizações. Os conceitos de eléctricidade e mecânica serão aqui igualmente aplicados.

01_teslabrabus

Existem já alguns carros eléctricos que já foram alvo de preparações. Um dos primeiros casos foi o Tesla Roadster, que foi modificado pela Brabus. As alterações incidiram apenas na componente estética e de conforto, contudo não deixou de ser uma das primeiras preparações tuning.

Também a Brabus, em parceira com a Tesla Motors preparou o BRABUS Ultimate High Voltage Concept. Também aqui as alterações são ao nível estético e da dinâmica.

brabus-electric

O Twizy, o eléctrico de 2 lugares da Renault também já teve uma empresa a dedicar algum do seu trabalho em melhorar o carro. Tratou-se da Elia, um preparador especializado em veículos da Renault e Nissan.

A Nissan tem também no Leaf a sua grande aposta em termos de motorizações eléctricas. São pelo menos já duas as propostas de kits de carroçaria para este carro, com a Nismo, a dar a cara por essas alterações.

Há marcas que estão associadas ao mundo do tuning que estão a levar muito a sério a questão dos veículos eléctricos. A empresa de tuning alemã Irmscher também está a fazer investigação aplicada aos automóveis eléctricos e mostrou recentemente o seu protótipo. Este roadster foi baptizado 7 Selectra e rivaliza com os Caterham e Ariel Atom no estilo e prestações. A plataforma deste carro é partilhada pelo Lotus 7 e está equipado com um motor 144V DC eléctrico.

irmscher-7-selectra-3

Mas certamente quem vai na frente é a RUF, com vários protótipos. O eRUF Greenster foi apresentado em Outubro de 2008, baseado no 911. Em 2009 a empresa apresentou o primeiro SUV totalmente eléctrico, derivado do Porsche Cayenne. Mais tarde, em 2011, a empresa efectuou testes intensivos com 3 modelos de 911 com configurações distintas de motores e baterias.

eruf-tuning

Agora a ultima marca a anunciar a sua intenção de se dedicar ao tuning dos carros eléctricos foi a Saleem. Esta empresa é reconhecida para o tuning em muitos dos chamados “muscle cars”. Em Dezembro passado a empresa anunciou que o seu próximo projecto será um carro eléctrico e o modelo escolhido foi o Tesla Model S.

A Saleem promote transformar o Tesla Model S num supercarro eléctrico, o que até não será difícil dada a excelente base. Existem carros eléctricos com mais de 1000cv e excelentes prestações. De origem o Model S tem 416cv.

Tesla-Model-S-Vossen-Wheels

A Saleem não deu uma data para ter o projecto pronto mas promete mais detalhes brevemente e anuncia que este terá alterações significativas e será o melhor Tesla que alguma vez circulou nas estradas.

Certamente ainda é cedo para saber como será o tuning no futuro, mas o que é certo é que a indústria automóvel tem evoluído e cada vez há mais opções para melhorar um automóvel.

Deixe um Comentário