Audi Q5 S-line TDI RPI Equipped

Os fabricantes de automóveis fazem os carros que os consumidores querem comprar. Cada um mais enfadonho que outro e em muitos dos casos carros que até poderiam não fazer muito sentido. O Audi Q5 é um pequeno SUV, que vai de encontro ao que um segmento dos consumidores pretende, com estilo, performance, espaço, etc. O que é certo, é que até se tornou popular e todas as mães gostariam de ter um para levar os filhos à escola.

Quando os carros começam a ficar também mais populares, os verdadeiros adeptos do Tuning são pensam em torna-los diferentes e personaliza-los, para se diferenciarem dos restantes. Jantes, suspensão e muitos outros acessórios…

No entanto há quem possa ir mais além e fazer verdadeiras preparações, que merecem o nosso respeito. Foi o que fez o dono de uma das principais empresas de Tuning em Vancouver no Canadá (Warren Goodman da RPI Equipped), modificou o Q5, para ser único, não havendo certamente um igual ou parecido em nenhuma parte do mundo.

Audi-Q5-TDI-Sline-RPI-Equipped-4

A base foi precisamente um Audi Q5 S-Line TDI. Esteticamente as alterações foram bastante conseguidas e foi escolhido um kit de carroçaria da Caractere, um kit que consiste em 10 peças, que incluem o para-choques frontal, arcos para os guarda-lamas, difusor traseiro, aileron. Também da Caractere, são as jantes, modelo CW1 na medida 9.5×21’’, com pneus Dunlop Sport Max e ainda uns espaçadores de 25mm. Ainda na componente exterior, foi instalada uma roofbox da Thule, pintada da mesma cor do resto da carroçaria.

Audi-Q5-TDI-Sline-RPI-Equipped-1

Normalmente em qualquer projecto Tuning, faz parte o rebaixamento do carro. Contudo rebaixar um SUV é uma história completamente diferente e para a maioria certamente que não fará sentido, dada a utilização que se pretende do carro, principalmente quando foi adquirido. Foi por isso que foi utilizada uma suspensão a ar, da Accuair para este projecto. A suspensão de última geração era destinada ao chassis B8. O sistema de nivelamento eLevel foi montado no local destinado ao pneu suplente. Foram também usados os sistemas de origem de modo a manter o sistema Drive Select da Audi totalmente funcional.

Audi-Q5-TDI-Sline-RPI-Equipped-12

No interior o Q5 tem alguns componentes em carbon originais, um conjunto de pedais do SQ5 e um botão de start também do SQ5. São pequenos detalhes que muitas vezes definem a qualidade do projecto.

Audi-Q5-TDI-Sline-RPI-Equipped-7

As fotos mostram uma grande preparação, certamente destinada a promover os produtos da RPI Equipped, mas que pode ser usada na estrada mas também fora dela, graças ao sistema utilizado. Com a suspensão rebaixada, o Q5 ganha certamente uma postura fora de série. Um exemplo de form and function.

As fotos e o vídeo aqui partilhado permitem ver ainda mais pormenores muito conseguidos.

1 Comentário

Deixe um Comentário