Hoje mostramos um carro diferente. Diferente porque é já um clássico mas acima de tudo porque tem um aspecto praticamente original, ao contrário do que normalmente divulgamos. No entanto trata-se de um carro preparado para promover a nova gama de sistemas de escape para carros clássicos da Milltek.
O carro tem uma história. Quando a Milltek procurava um carro clássico que fosse uma excelente montra para a sua nova gama de sistemas de escape, a escolha caiu no VW Golf da primeira geração. No entanto tinha que procurar no mercado um que fosse uma boa base de partida e garantisse ainda um resultado final que ajudasse a promover os seus sistemas de escape.
Depois de procurar em centenas de anúncios, Steve Pound da Milltek, encontrou um a menos de 10km de casa. O carro estava anunciado no Club GTI e era propriedade de Tim Moll que mantinha o carro em excelentes condições, pois era também um entusiasta Golf.
O VW Golf estava em excelentes condições, era um Campaign Edition, onde não faltava nada das especificações e equipamento original e tinha ainda algumas melhorias. O carro apenas precisava de ser pintado novamente e alguns dos componentes revistos. O que é certo, é que depois de um café, a venda foi consumada por uma quantia não revelada.
Um VW Golf Mk1 Campaign Edition tem equipamento que era muito exclusivo na época. Vidros escurecidos, tejadilho de abrir, indicador MFA, volante em pele, grelha com faróis duplos e as excelentes e famosas jantes Pirelli P Slot. Era uma versão que tinha como objectivo melhorar as vendas do Golf, que passava a ter a concorrência do Opel Astra GTE e do Ford XR3i, tendo estes um preço mais baixo.
Como melhorias o carro contava com uma suspensão revista, com amortecedores Bilstein e molas Eibach, sendo que os casquilhos tinham sido substituídos pelos da Powerflex. O motor tinha sido substituído por um RE1900 também de 8V mas com uma potência de 142cv.
O carro foi enviado para KPM Racing para recuperação completa da chapa e pintura nova. Nesse processo foram investigados todos os detalhes históricos da versão para incorporar na recuperação. O processo terminou com uma pintura de várias camadas de Diamond Silver.
O carro voltou então para as instalações da Milltek para o desenvolvimento do novo sistema de escape. Neste processo foram feitos muitos km em estrada e também em banco de potência para obter os melhores resultados. O planeamento começou do zero até se obter o sistema completo, sendo que o objectivo seria desenvolver um sistema que trouxesse valor acrescentado a um projecto deste tipo, em vez de se obter um sistema muito vistoso ou barulhento, eventualmente mais aconselhado para outro tipo de projecto.
Claramente o mercado de clássicos tem aumentado nos últimos tempos, com os carros a terem uma aparência muito original e a Milltek sabendo isso criou o produto nesse sentido.
O resultado foi muito bom, com um sistema aparentemente original, com dois silenciadores, um som desportivo mas não muito elevado e ganhos de potência. O sistema, apesar de ser para um clássico, utiliza todos os mais recentes materiais e tecnologias de fabrico da Milltek.
De momento estão a ser desenvolvidos os colectores de escape e downpipe, tornando o Sistema ainda mais apetecível para os entusiastas mais exigentes.
Gostei! Golf mk1 é sempre aquela base!