VW Golf 2 GTD Squiddy

Há projectos tuning que merecem a nossa consideração. Este é um deles, pois a forma como evoluiu recentemente mostra como às vezes, as coisas simples, o trabalho do pormenor e a dedicação fazem um grande projecto.

O projecto do Squiddy sempre foi um mal-amado aqui no tuning.online.pt, devido a algumas opções estéticas tomadas anteriormente. Mas em 2009 o carro sofreu uma remodelação total, onde praticamente tudo foi revisto e apareceu com um estilo completamente diferente, mais condizente com os gostos dos utilizadores aqui do site e digno também de qualquer evento internacional, o que fez com que atingisse o segundo lugar no concurso de tuning que realizamos todos os anos.

golf-2-tuning-squiddy-1

Nunca é demais lembrar que se trata de um VW Golf Mk2 1.6d de 1989 de dois lugares. O look clean ou German style, conforme se costuma chamar, está perfeitamente representado nas jantes escolhidas para este projecto, as Schmidt TH Line tri-partidas na medida 8×15” na frente e 9×15” atrás. Estas jantes são realmente uma escolha perfeita e possuem uma qualidade superior. Também se pode ver numa das fotografias disponibilizadas, que o carro foi completamente reconstruído e pintado em Alpine White.

golf-2-tuning-schmidt

A estética do VW Golf 2 foi revista com a aplicação do kit do Golf GTI, foram retirados frisos, piscas, antena e a mala alisada. Foram aplicados puxadores audi Style e trocada a grelha e aplicada a famosa pestana por cima da grelha que tanto se viu nos Golf GTI. Também importante é a escolha dos farolins traseiros e das duas ópticas frontais. Foi também aplicado xénon para melhorar a visibilidade nocturna. Com estas combinações, esteticamente o carro melhorou bastante e continua com uma actualidade que não reflecte a idade do carro.

golf-2-tuning-squiddy

O rebaixamento conseguido através dos coilovers TA technix também garantem que esteticamente, as jantes e pneus se integram bem com o alargamento do kit do GTI. Ao nível da suspensão foram ainda reforçados os topos e colocadas barras estabilizadoras e uma barra anti-aproximação home made.

golf-2-tuning-squiddy-5

O interior é outro dos pontos fortes deste projecto e nas concentrações onde o carro está suscita sempre muita curiosidade. Este foi todo estofado em cor “camel”, incluindo o tecto, chão e o tablier. Os bancos foram trocados por um modelo mais recente e foram revistos diversos detalhes do interior, como a adaptação de apoio de braço, colocação de um botão start engine, polimento das fechaduras, etc. Os componentes que frequentemente se alteram como o volante, manete velocidades e pedais, foram também substituídos.

golf-2-tuning-squiddy-4

A mala e a componente de som também estão revistas neste projecto. Está preparado para competir em “sound Quaility” e a fonte Alpine CDA 9855R foi complementada com componentes da Dragster conforme se pode ver na ficha técnica.

golf-2-tuning-squiddy-3

Resta falar no motor. Este já não é mais o mesmo e foi trocado por um 1.6 GTD com alguns melhoramentos. Assim foi trocada a caixa de velocidades, por uma de um modelo 1.9TD e a admissão de ar proveniente do Seat Toledo TDI. Foi substituído o filtro de ar e as tubagens do intercooler. O radiador também é maior e o escape foi também completamente substituído por um artesanal.

golf-2-tuning-squiddy-2

Com estas alterações todas e uma honrosa classificação no concurso de tuning do TOL este ano, o Squiddy está de parabéns. Eventualmente não vai mexer muito mais neste carro mas sabemos que já anda a trabalhar noutro…

TOL: há quanto tempo possui este carro?
Squiddy: Desde Outubro 2001 – Vão 9 anos…

TOL: Quando começaram as alterações?
Squiddy: Logo…

TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2009?
Squiddy: Restauro ao “osso” e as Jantes Schmidt.

TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Squiddy: Continuar com modificações que signifiquem acrescento de valor…

TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Squiddy: old german style…

TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2009 e porquê?
Squiddy: Jantes Schmidt. São peças Unicas!

TOL: Que inspirações tiveste?
Squiddy: Principalmente internacionais.

TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
Squiddy: Fim de Semana\Exposições\Passeios

Características Técnicas

motor e transmissão Swap 1.6 GTD
Caixa Velocidades 1.9 TD
Admissão Seat Toledo TDi
Filtro KN
Cabeça AMC
Radiador Bigger
Tubagem “Ven Air”
Tubagem IC
IC de Orige
Escape Artesanal
chassis Coilovers TA TECHNIX
Barra AA (home made)
Barra Estabilizadora
Topos Reforçados
DomCaps
travões Discos Ranhurados e Pastinhas ATE
rodas Schmidt TH LINE Tri-Partidas
15×8´ 15×9´ ET25
Yohokohama AVS Sport 195/50 R15
exterior Pintura “Alpine White”
KIT GTi
Supressão frisos\piscas\antena all clean
Mala Lisa Chapa
Opticas “smoke” Euro Look
Puxadores Audi Style
Aileron GTi
Grelha
Pestana
Xenon
interior Todo Estufado “Camel” (tecto\chão\tablier\etc)
Bancos MK3 modificados
Manometros VDO (Prsssão Turbo e Oil Temp)
Start Engine
Volante Luisi
Punho Iron Cross
Puxadores/Travão mão Cromados
Adaptação Apoio Braço
Pedais Sparco
Fechaduras Polidas e Cromadas
Som Rádio Alpine CDA 9855R
Amplificadores AlpineV12
Condensador 1.5F
Crossover DRAGSTER
Tweeters DRAGSTER
Médios DRAGSTER
Monitor TFT 7´na Consola Central
Leitor DVD TAKARA
Sub Phase Liner TRILLER PRO 15´
Deixe um Comentário