Há projectos tuning que merecem a nossa consideração. Este é um deles, pois a forma como evoluiu recentemente mostra como às vezes, as coisas simples, o trabalho do pormenor e a dedicação fazem um grande projecto.
O projecto do Squiddy sempre foi um mal-amado aqui no tuning.online.pt, devido a algumas opções estéticas tomadas anteriormente. Mas em 2009 o carro sofreu uma remodelação total, onde praticamente tudo foi revisto e apareceu com um estilo completamente diferente, mais condizente com os gostos dos utilizadores aqui do site e digno também de qualquer evento internacional, o que fez com que atingisse o segundo lugar no concurso de tuning que realizamos todos os anos.
Nunca é demais lembrar que se trata de um VW Golf Mk2 1.6d de 1989 de dois lugares. O look clean ou German style, conforme se costuma chamar, está perfeitamente representado nas jantes escolhidas para este projecto, as Schmidt TH Line tri-partidas na medida 8×15” na frente e 9×15” atrás. Estas jantes são realmente uma escolha perfeita e possuem uma qualidade superior. Também se pode ver numa das fotografias disponibilizadas, que o carro foi completamente reconstruído e pintado em Alpine White.
A estética do VW Golf 2 foi revista com a aplicação do kit do Golf GTI, foram retirados frisos, piscas, antena e a mala alisada. Foram aplicados puxadores audi Style e trocada a grelha e aplicada a famosa pestana por cima da grelha que tanto se viu nos Golf GTI. Também importante é a escolha dos farolins traseiros e das duas ópticas frontais. Foi também aplicado xénon para melhorar a visibilidade nocturna. Com estas combinações, esteticamente o carro melhorou bastante e continua com uma actualidade que não reflecte a idade do carro.
O rebaixamento conseguido através dos coilovers TA technix também garantem que esteticamente, as jantes e pneus se integram bem com o alargamento do kit do GTI. Ao nível da suspensão foram ainda reforçados os topos e colocadas barras estabilizadoras e uma barra anti-aproximação home made.
O interior é outro dos pontos fortes deste projecto e nas concentrações onde o carro está suscita sempre muita curiosidade. Este foi todo estofado em cor “camel”, incluindo o tecto, chão e o tablier. Os bancos foram trocados por um modelo mais recente e foram revistos diversos detalhes do interior, como a adaptação de apoio de braço, colocação de um botão start engine, polimento das fechaduras, etc. Os componentes que frequentemente se alteram como o volante, manete velocidades e pedais, foram também substituídos.
A mala e a componente de som também estão revistas neste projecto. Está preparado para competir em “sound Quaility” e a fonte Alpine CDA 9855R foi complementada com componentes da Dragster conforme se pode ver na ficha técnica.
Resta falar no motor. Este já não é mais o mesmo e foi trocado por um 1.6 GTD com alguns melhoramentos. Assim foi trocada a caixa de velocidades, por uma de um modelo 1.9TD e a admissão de ar proveniente do Seat Toledo TDI. Foi substituído o filtro de ar e as tubagens do intercooler. O radiador também é maior e o escape foi também completamente substituído por um artesanal.
Com estas alterações todas e uma honrosa classificação no concurso de tuning do TOL este ano, o Squiddy está de parabéns. Eventualmente não vai mexer muito mais neste carro mas sabemos que já anda a trabalhar noutro…
TOL: há quanto tempo possui este carro?
Squiddy: Desde Outubro 2001 – Vão 9 anos…
TOL: Quando começaram as alterações?
Squiddy: Logo…
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2009?
Squiddy: Restauro ao “osso” e as Jantes Schmidt.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Squiddy: Continuar com modificações que signifiquem acrescento de valor…
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Squiddy: old german style…
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2009 e porquê?
Squiddy: Jantes Schmidt. São peças Unicas!
TOL: Que inspirações tiveste?
Squiddy: Principalmente internacionais.
TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
Squiddy: Fim de Semana\Exposições\Passeios
Características Técnicas
motor e transmissão | Swap 1.6 GTD Caixa Velocidades 1.9 TD Admissão Seat Toledo TDi Filtro KN Cabeça AMC Radiador Bigger Tubagem “Ven Air” Tubagem IC IC de Orige Escape Artesanal |
chassis | Coilovers TA TECHNIX Barra AA (home made) Barra Estabilizadora Topos Reforçados DomCaps |
travões | Discos Ranhurados e Pastinhas ATE |
rodas | Schmidt TH LINE Tri-Partidas 15×8´ 15×9´ ET25 Yohokohama AVS Sport 195/50 R15 |
exterior | Pintura “Alpine White” KIT GTi Supressão frisos\piscas\antena all clean Mala Lisa Chapa Opticas “smoke” Euro Look Puxadores Audi Style Aileron GTi Grelha Pestana Xenon |
interior | Todo Estufado “Camel” (tecto\chão\tablier\etc) Bancos MK3 modificados Manometros VDO (Prsssão Turbo e Oil Temp) Start Engine Volante Luisi Punho Iron Cross Puxadores/Travão mão Cromados Adaptação Apoio Braço Pedais Sparco Fechaduras Polidas e Cromadas |
Som | Rádio Alpine CDA 9855R Amplificadores AlpineV12 Condensador 1.5F Crossover DRAGSTER Tweeters DRAGSTER Médios DRAGSTER Monitor TFT 7´na Consola Central Leitor DVD TAKARA Sub Phase Liner TRILLER PRO 15´ |