Tuning no cinema e na internet

mercado-tuning

Mercado Tuning

O tuning tem adquirido uma importante quota no mercado automóvel e dos seus acessórios. Cada ano que passa, novas empresas, serviços e componentes vão surgindo no mercado. Existem grandes empresas dedicadas inteiramente ao tuning e que comercializam os seus produtos no mercado global.

Existem eventos e exposições como o SEMA Show (EUA), Salão de Essen (Alemanha), Paris Tuning Show (França), Salão de Tokio (Japão), etc onde o tuning e os acessórios para automóveis têm um papel preponderante e onde as várias empresas dedicadas ao tuning mostram as suas criações e estabelecem novas tendências. Mesmo algumas marcas de automóveis têm vindo nos últimos anos a diversificar as possibilidades de personalização dos seus automóveis através da disponibilização de catálogos de acessórios e componentes. Outras vezes alguns dos novos modelos de automóveis introduzem componentes ou seguem tendências antes estabelecidas e divulgadas pelo mercado do tuning.

imprensa tuningExiste também uma grande diversidade de imprensa escrita dedicada inteiramente ao sector. Em qualquer Quioske facilmente se encontram um grande número de revistas em várias línguas em que o tuning ou o car áudio são o assunto principal. É possível em lojas mais especializadas encontrar revistas de tuning dedicadas a um modelo ou marca de automóvel específica. Também é possível encontrar livros específicos sobre os diversos tipos de alterações nos motores, chassis e carroçaria dos carros. Alguns destes livros podem ser encontrados em Portugal na livraria Ascari, ou podem ser adquiridos na Internet em sites como por ex o da Amazon.

Tuning e a Internet

A rapidez com que surgem e são divulgadas as novidades no mundo do tuning, deve-se em parte à agilidade dos meios de comunicação actuais. É actualmente um dos assuntos do mundo automobilístico mais em voga na Internet. Devido ao facto de a grande maioria dos adeptos de tuning serem jovens, e de usarem muito a Internet como meio de comunicação, a interacção entre os adeptos do tuning é grande.

Com o tuning, surgiram clubes e fóruns dedicados a debater a actividade na Internet. Alguns dos clubes de propriétarios de marcas e modelos que já existiam passaram a debater os vários assuntos do tuning e da personalização na intenet e a usa-la para divulgação da sua actividade e projectos. A troca de informação, dicas, procedimentos de alterações, troca e venda de acessórios, partilha de fotos tornou-se bastante comum. Desta forma, cada alteração realizada, o know-how, as lojas usadas, fornecedores, etc são disseminados de forma quase instantânea. A Internet é assim, um meio privilegiado para a divulgação do tuning em todo o mundo. Adeptos de tuning de todo o mundo convivem e trocam ideias em tempo real, anulando assim as distâncias que os separam.

Tuning no Cinema

fast-and-furiousNo cinema, os três filmes da série The Fast and the Furious são os mais populares a retratar o mundo do tuning. Nestes filmes, a história serve apenas para justificar o ambiente em que acontecem, mostrando uma visão sobre o mundo do tuning nos Estados Unidos. Apesar de mostrarem carros verdadeiramente surpreendentes e bem transformados, raramente no filme se aborda a vertente da modificação, sendo dada mais ênfase à condução fora da lei nas ruas das cidades (street racing). Por outro lado os filmes pecam por no seu argumento associarem à criminalidade ou máfia ao argumento e às suas personagens, o que acaba por dar uma má imagem a quem está por fora do assunto. Por outro lado os filmes não são realistas em muitas das cenas que mostram. Podiam ser enumeradas muitas, mas por ex a do Dodge Charger 1969 com V8 e quase 800cv que num arranque com o Toyota Supra se mantém em duas rodas durante vários segundos, ou por exemplo nas perseguições dos camiões onde um Honda Civic passa por baixo de um dos camiões. Mas todos os carros são reais e muitas vezes foram filmados com os donos ao volante. A produtora do filme recrutou os carros através do NIRA (National Import Racing Association). Apareceram mais de 1.500 carros, dos quais 150 foram seleccionados e apareceram no filme.

Com estes filmes, houve uma maior divulgação do tuning e da espectacularidade que os carros alterados podem ter. Contudo notou-se também que começaram a surgir muitos mais problemas relacionados com praticas de street racing.

A série de anime criada no japão Initial-D também tem um sucesso enorme. Esta foca no mundo das corridas ilegais nas estradas sinuosas de montanha, nunca nas cidades ou estradas movimentadas. O estilo de condução é o drift que se baseia em derrapagens controladas.

Jogos

jogos tuningRecentemente, e com a cada vez maior popularidade do tuning, têm se assistido a uma maior variedade de jogos de computador e consolas que abordam o tuning e ou o street racing nas suas várias facetas. Nestes jogos, para além da possibilidade de se poder conduzir muito realisticamente os carros dos nossos sonhos, podemos também altera-los ao nosso gosto para conseguir um melhor desempenho durante o jogo. Estes jogos incorporam mecanismos cada vez mais realísticos com uma maior incidência ou não na vertente arcade ou de simulação. Existe também uma grande variedade de jogos tuning online, que permitem jogar em praticamente qualque pc com acesso à internet.

A variedade de carros disponíveis é sempre grande e com o desenrolar do jogo, novos carros mais potentes ficam disponíveis. As performances e estilo dos carros podem ser melhoradas com a aquisição de peças novas que aumentam a aceleração, velocidade máxima, comportamento ou poder de travagem do carro. O estilo tem obviamente uma componente fundamental e os vários bodykits, cores, jantes, etc que podem ser aplicados ao carro, melhoram a experiência e entusiasmo durante o jogo. Alguns destes jogos permitem ainda uma escolha de como deve ser a curva de potência do carro, podendo por ex depois medir-se num banco de potência o desempenho do carro.

Com o evoluir das consolas e dos computadores, os efeitos visuais e qualidade gráfica estão cada vez melhores. O marketing arranja sempre formas de dar mais colorido e interesse aos jogos.