A história do tuning

história do tuningA arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem mistura-se com a origem dos automóveis. Foi na década de 1910, quando se deu o grande aumento dos automóveis, com a produção em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os motores dos famosos Ford Modelo T, de modo a obter mais potência. Sempre houve e haverá pessoas que não estão contentes com o que o desempenho e aspecto do seu automóvel. Depois da Segunda Guerra Mundial este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa. Surgiram as primeiras empresas dedicadas à preparação de carros e motores.

Hot Rods

Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding, que está intimamente ligado à história do tuning. Surgiu na década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares Americanos que regressavam ao país, com algum dinheiro, e gozando de alguma liberdade tinham disponíveis apenas carros da década anterior, embora a um preço bastante acessível. A indústria automóvel americana tinha estado dedicada a fornecer o exercito durante alguns anos e não tinha evoluido. Assim esses jovens, inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os carros, introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os hot-rods como o menor peso, maior potência, tejadilhos rebaixados, pneus largos, etc.

hot rods

O nome Hot-rods provém da combinação de Roadster (rod) e Hot que significa quente. Anos mais tarde deu-se mais relevância ao aspecto e construíram-se alguns carros verdadeiramente virados para o show-off.

Década de 60 e anos seguintes

Na década de 60 os motores começaram a ter mais potência e já não era necessário andar a fazer trocas de motores para ter acesso a um carro mais potente. Estes, para além de potentes e rápidos tinham mais espaço para os passageiros e eram mais confortáveis. Assim a atracção pelos hot rods diminuiu.

Contudo, com a crise do petróleo no início da década de 70, fez com que os clientes começassem a exigir economia e segurança dos fabricantes de automóveis, relevando as performances para segundo plano. Assim o interessem em modificar os automóveis começou a renascer novamente.

Um carro que também se tornou muito popular foi o VW Carocha e que rapidamente também começou a ser alterado um pouco por todo o mundo. Era barato e fácil de modificar e o motor tinha potencial para ser alterado. Surgiu por exemplo o California Look, em que eram alteradas as jantes, rebaixada a suspensão frontal e eram retirados os para-choques. Mais tarde, surgiram modelos como o VW Golf e VW Scirocco e com eles surgiram também as primeiras empresas dedicadas à alteração de automóveis, como é o caso da Oettinger.

vw-golf-1-oettinger

Na década de 70 e 80, os carros desportivos fabricados no Japão não eram exportados para outros países. Quando foram feitas as primeiras importações de carros desportivos como o skyline, estes eram mais leves e rápidos e baratos que outros modelos Europeus e Americanos. Com a disponibilização de componentes, muitas pessoas começaram também a alterar estes carros e usa-los em recreio ou competição.

O sucesso do DTM

dtm-style-tuningCom o tempo algumas empresas foram criadas especificamente para a preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas delas criando nomes que ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados da decade 80, e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM) onde viaturas de produção competiam dando muito espectáculo, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente Europeu. Os vários trofeus monomarcas e campeonatos criados nos vários países contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning. Os adeptos de automóveis procuravam peças e componentes usados em competição e que dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de competição, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um Renault a competir que inspirava os utilizadores dos automóveis normais.

Chiptuning

Com o desenvolvimento da electrónica nos automóveis surgiu o chiptuning e abriram-se novas portas para o aumento da potência dos motores. As primeiras empresas começam a desenvolver chips para aumentar a potência e binários dos motores. Com o desenvolvimento dos motores turbo diesel, o chiptuning ganha uma nova dimensão, pois é possível acréscimos de potência muito interessantes.

Estilos e culturas diferentes

Cada país ou continente desenvolveu um estilo próprio e sub-culturas que se movem em torno de automóveis modificados. O mercado do tuning é hoje em dia um sector que movimenta muito dinheiro. O sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui também para a divulgação do tuning a um publico onde este não chegava antes.

tuning-evolution

O próprio tuning continua a evoluir, a cada ano surgem novas tendências e estilos, mas o essencial está sempre presente que é o gosto e culto pelos automóveis, a necessidade de os alterar e de os tornar cada vez melhores.