Toyota Supra

Este é sem dúvida alguma o melhor projecto tuning Português que surgiu este ano. Este projecto iniciou-se em 2005, mas o gosto e paixão que o Batmax tem pelo Toyota Supra já vem de há longos anos. Este super-desportivo é sem dúvida alguma uma excelente base para o tuning, mas normalmente estávamos habituados a ver boas preparações provenientes dos EUA e Japão. Esta preparação não fica nada a dever a essas e tem a particularidade de ainda poder evoluir bastante, principalmente mecanicamente.

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Ainda que numa cor discreta mas muito bonita, o trabalho que a Auto Design Tuning de Ílhavo realizou com o kit de carroçaria é notável. Os pára-choques integram-se perfeitamente no design do carro, com as aberturas para intercooler e travões no frontal. Estes adaptam-se ao alargamento de 7cm para cada lado na traseira, e de 2cm na frente. O alargamento foi feito de raíz pela Auto Desing, assim como as embaladeiras. Este kit já está a ser comercializado pela empresa Auto Design, que tem bastante experiência neste tipo de transformações e criações.

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A escolha das jantes de 18’’ não poderia ter sido melhor. Este modelo da Blitz é bastante popular no estrangeiro e encaixam perfeitamente no design do Supra. Os pneus usados são na medida 245/40 R18 no eixo frontal e 275/35 R18 no eixo traseiro.

Outros detalhes completam o exterior, tal como o tampão de gasolina Sparco, as ópticas e farolins de uma versão mais recente. Note-se que o capot e o aileron são os de origem.

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Um carro deste tipo já é bastante eficiente dinamicamente para suportar as velocidades para que foi dimensionado. No entanto ao nível do chassis foi melhorado com o Eibach Pró Kit, barras estabilizadoras TRD e amortecedores Kyb AGX. O poder de travagem foi melhorado com recurso a discos Rotora e tubos de malha de aço Goodridge.

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O motor Twin Turbo é muito potente mas poderá ainda haver uma conversão no futuro para um kit com um único turbo que produzirá uma potência maior. O imponente intercooler que ocupa a parte frontal é da Greedy, outro gigante na preparação deste tipo de motores e que produz com componentes de elevada qualidade. O sistema de escape também foi alterado, tendo agora 80mm de diâmetro e onde o catalisador também suprimido.

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A limitação de velocidade máxima também foi retirada. Mas muitos outros componentes foram alterados no motor, cuja potência ronda os 500cv, podendo-se por ex até do interior ver dados de potência, acelaração e muito mais com recurso ao Blitz Power Meter I-D 3. Apenas para referência, a caixa deste modelo é automática.

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O interior é muito envolvente, com todos os comandos virados para o condutor ou piloto, segundo o ponto de vista. Mas o que se destaca é a excelente combinação entre a pele preta e o carbono. Manómetros são 7 e estão colocados no interior e indicam deste a pressão do turbo, pressão de óleo, mistura, etc, sem falar nos dispositivos Blitz que dão ainda mais informação ao condutor sobre o funcionamento do carro.

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Mas as alterações e a qualidade das mesmas estendem-se ainda à componente de car-áudio, preparada para concorrer na vertente de Sound Quality. Os componentes estão muito bem colocados, sempre que o espaço diminuto dos dois lugares frontais, o permitem. A mala tem uma estética muito bem conseguida, com os dois subwoofers e três amlificadores muito bem colocados esteticamente e mais uma vez com o recurso ao carbono para complemento.

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Em jeito de conclusão, resta-me dar os parabéns ao Batmax pelo empenho e resultado conseguido neste projecto tuning. O carro é uma excelente base e todas as alterações foram muito bem conseguidas. Acredito que para muitos o carro devesse ter outra cor ou ter a carroçaria decorada de vinyl, mas na minha opinião está muito melhor assim. O impacto causado pelo Supra nos últimos eventos em que estive presente foi grande. Certamente que continuaremos a ver este carro nos grandes eventos tuning, eventualmente com mais alterações.

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Características Técnicas

motor e transmissão Intercooler frontal Greedy
Sistema escape completo Blitz de 80mm de diâmetro
Tubo RMM para supressão catalisador
Tubo de radiador superior PHR
Greddy Bost Cut Controller
Admissão de ar Apex
B&M Super Cooler
Velas NGK
Extensão de cabos da centralina Autosports
Ventoínha Spal
Bosst Controller Blitz SBC-ID 3
Blitz Power Meter I-D 3
Blitz SBC-ID Harness
Correia de distribuição Power Enterprise
Placa de carbono para o motor MVP Motorsports
Válvula Blow off Tial
chassis Amortecedores Kyb AGX
Barras estabilizadoras TRD
Eibach Pro Kit
travões Discos de travão Rotora
Tubos malha de aço Goodridge
rodas Jantes Blitz Z2 Tripartidas 9×18 e 10×18” tripartidas
Bridgestone Potenza S-03 245/40R18 275/35R18T
exterior Kit Auto Design Tuning
Para-choques Frente e Trás e Embaladeiras
Alargamento da carroçaria
Supressão da antena e esquicho limpa vidros
Tampão de gasolina Sparco
Opticas e farolins do mod 1999 com kit Xenon
Rede Lumma tuning
interior Interior modificado com recurso a carbono
Volante Momo Jet com cubo modificado
Punho travão de mão Momo Pitstop
7 manómetros
Bancos modificados e estofados em pele
Som Fonte IVA W200Ri
Colunas SPX 107 e SPX17x2
Conjunto 3 vias topo Alpine
Colunas atras SPX177
Conjunto de 2 vias
Amplificador PDX-4.150
Amplificador PDX-4.150
Amplificador PDX-1.1000
Processador PXA-H701
Subwoofer SWX1242D x 2
Alarme Beeper Heat
Condensador 2F Audiotop
Camera de Marcha-Atras

Atualmente o carro está diferente e deixamos aqui algumas fotografias que mostram a evolução deste projecto.

O Supra teve também um detalhe integral feito pela Maximo Detalhe.

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