Este é sem dúvida alguma o melhor projecto tuning Português que surgiu este ano. Este projecto iniciou-se em 2005, mas o gosto e paixão que o Batmax tem pelo Toyota Supra já vem de há longos anos. Este super-desportivo é sem dúvida alguma uma excelente base para o tuning, mas normalmente estávamos habituados a ver boas preparações provenientes dos EUA e Japão. Esta preparação não fica nada a dever a essas e tem a particularidade de ainda poder evoluir bastante, principalmente mecanicamente.
Ainda que numa cor discreta mas muito bonita, o trabalho que a Auto Design Tuning de Ílhavo realizou com o kit de carroçaria é notável. Os pára-choques integram-se perfeitamente no design do carro, com as aberturas para intercooler e travões no frontal. Estes adaptam-se ao alargamento de 7cm para cada lado na traseira, e de 2cm na frente. O alargamento foi feito de raíz pela Auto Desing, assim como as embaladeiras. Este kit já está a ser comercializado pela empresa Auto Design, que tem bastante experiência neste tipo de transformações e criações.
A escolha das jantes de 18’’ não poderia ter sido melhor. Este modelo da Blitz é bastante popular no estrangeiro e encaixam perfeitamente no design do Supra. Os pneus usados são na medida 245/40 R18 no eixo frontal e 275/35 R18 no eixo traseiro.
Outros detalhes completam o exterior, tal como o tampão de gasolina Sparco, as ópticas e farolins de uma versão mais recente. Note-se que o capot e o aileron são os de origem.
Um carro deste tipo já é bastante eficiente dinamicamente para suportar as velocidades para que foi dimensionado. No entanto ao nível do chassis foi melhorado com o Eibach Pró Kit, barras estabilizadoras TRD e amortecedores Kyb AGX. O poder de travagem foi melhorado com recurso a discos Rotora e tubos de malha de aço Goodridge.
O motor Twin Turbo é muito potente mas poderá ainda haver uma conversão no futuro para um kit com um único turbo que produzirá uma potência maior. O imponente intercooler que ocupa a parte frontal é da Greedy, outro gigante na preparação deste tipo de motores e que produz com componentes de elevada qualidade. O sistema de escape também foi alterado, tendo agora 80mm de diâmetro e onde o catalisador também suprimido.
A limitação de velocidade máxima também foi retirada. Mas muitos outros componentes foram alterados no motor, cuja potência ronda os 500cv, podendo-se por ex até do interior ver dados de potência, acelaração e muito mais com recurso ao Blitz Power Meter I-D 3. Apenas para referência, a caixa deste modelo é automática.
O interior é muito envolvente, com todos os comandos virados para o condutor ou piloto, segundo o ponto de vista. Mas o que se destaca é a excelente combinação entre a pele preta e o carbono. Manómetros são 7 e estão colocados no interior e indicam deste a pressão do turbo, pressão de óleo, mistura, etc, sem falar nos dispositivos Blitz que dão ainda mais informação ao condutor sobre o funcionamento do carro.
Mas as alterações e a qualidade das mesmas estendem-se ainda à componente de car-áudio, preparada para concorrer na vertente de Sound Quality. Os componentes estão muito bem colocados, sempre que o espaço diminuto dos dois lugares frontais, o permitem. A mala tem uma estética muito bem conseguida, com os dois subwoofers e três amlificadores muito bem colocados esteticamente e mais uma vez com o recurso ao carbono para complemento.
Em jeito de conclusão, resta-me dar os parabéns ao Batmax pelo empenho e resultado conseguido neste projecto tuning. O carro é uma excelente base e todas as alterações foram muito bem conseguidas. Acredito que para muitos o carro devesse ter outra cor ou ter a carroçaria decorada de vinyl, mas na minha opinião está muito melhor assim. O impacto causado pelo Supra nos últimos eventos em que estive presente foi grande. Certamente que continuaremos a ver este carro nos grandes eventos tuning, eventualmente com mais alterações.
Características Técnicas
motor e transmissão | Intercooler frontal Greedy Sistema escape completo Blitz de 80mm de diâmetro Tubo RMM para supressão catalisador Tubo de radiador superior PHR Greddy Bost Cut Controller Admissão de ar Apex B&M Super Cooler Velas NGK Extensão de cabos da centralina Autosports Ventoínha Spal Bosst Controller Blitz SBC-ID 3 Blitz Power Meter I-D 3 Blitz SBC-ID Harness Correia de distribuição Power Enterprise Placa de carbono para o motor MVP Motorsports Válvula Blow off Tial |
chassis | Amortecedores Kyb AGX Barras estabilizadoras TRD Eibach Pro Kit |
travões | Discos de travão Rotora Tubos malha de aço Goodridge |
rodas | Jantes Blitz Z2 Tripartidas 9×18 e 10×18” tripartidas Bridgestone Potenza S-03 245/40R18 275/35R18T |
exterior | Kit Auto Design Tuning Para-choques Frente e Trás e Embaladeiras Alargamento da carroçaria Supressão da antena e esquicho limpa vidros Tampão de gasolina Sparco Opticas e farolins do mod 1999 com kit Xenon Rede Lumma tuning |
interior | Interior modificado com recurso a carbono Volante Momo Jet com cubo modificado Punho travão de mão Momo Pitstop 7 manómetros Bancos modificados e estofados em pele |
Som | Fonte IVA W200Ri Colunas SPX 107 e SPX17x2 Conjunto 3 vias topo Alpine Colunas atras SPX177 Conjunto de 2 vias Amplificador PDX-4.150 Amplificador PDX-4.150 Amplificador PDX-1.1000 Processador PXA-H701 Subwoofer SWX1242D x 2 Alarme Beeper Heat Condensador 2F Audiotop Camera de Marcha-Atras |
Atualmente o carro está diferente e deixamos aqui algumas fotografias que mostram a evolução deste projecto.
O Supra teve também um detalhe integral feito pela Maximo Detalhe.