O Seat Leon é um carro que tem todos os ingredientes para ser um sucesso de vendas. Especialmente a versão Cupra, tem muitos argumentos para contribuir para a imagem deste modelo, tento tido no passado ano uma visibilidade grande, face às batalhas que travou pelo record na pista de Nurburgring para viaturas de tração frontal.
A JE Design, uma empresa que acompanhamos as suas criações ao longo dos anos, tem tido uma especialização gradual para modelos da marca Seat e apresenta agora uma gama de preparações para as várias versões do Leon.
A preparação proposta pela JE Design assenta essencialmente nas jantes, suspensão, travões, redução de peso e aerodinâmica. A componente de alteração do motor não foi abordada, propositadamente.
Para comprovar a potencialidade da sua preparação, a JE Design colocou à prova o seu carro com o Seat Leon Cupra Perormance Pack na pista de Sachsering. O Leon widebody da JE Design conseguiu bater o record da pista com 1:35,75 minutos, assim como conseguiu ser mais rápido 4 segundos que a versão de série Performance Pack. Os testes foram conduzidos pela revista AUTO BILD SPORTS CARS.
A asa traseira da JE Design ajusta automaticamente em 15º ao passar os 100km/h e ao travar, a velocidades a cima de 120km/h, a sua inclinação passa a 30º para optimizar a distância de travagem. Outras alterações foram também fundamentais, principalmente ao nível do comportamento do carro.
Os guarda-lamas mais alargados possibilitaram a colocação de jantes pneus mais largos, conseguindo uma distância entre vias maior, dando mais suporte nas curvas.
A preparação, possui ainda uma suspensão KW Clubsport, travões Stoptech na frente e jantes ATS GTR de 18 polegadas. Os pneus usados foram os Dunlop Direzza na medida 265/35 R18.
Foi adaptado um sistema de escape com controlo da saída de escape. A redução de peso foi conseguida através da remoção dos acentos traseiros, troca da bateria por uma Braille.
Jochen Eckelt, CEO e director técnico da JE Desing faz questão de dizer que todos os componentes estão aprovados pela TUV e são legais para utilização em estrada (obviamente noutros países que não Portugal).