Há carros que ficarão certamente no imaginário de todos aqueles que de certa forma estiveram ou estão envolvidos no mundo do tuning. Para muitos de nós, este é certamente um deles. O Ibiza XF do Bruno Carvalho é um projeto de referência e como tal merece novamente um grande destaque aqui no TOL, não só pelo nível que atingiu, mas porque o projeto terá agora uma nova etapa.
Lembramos que em março de 2010, este Seat Ibiza ganhou o concurso tuning aqui do site, sendo já na altura já uma referência e com muitas alterações que o distinguiam de outros projetos similares.
Entretanto o projeto foi evoluindo e a prova disso é que no banco de potência, a mecânica 130 PD mediu uns impressionantes 436cv sem recurso a nitro ou metanol! Um valor impressionante e difícil de atingir, mas que certamente é um prémio para todos os envolvidos na evolução deste motor.
O Ibiza foi adquirido em 2005 semi-novo, pois sempre foi um modelo que o Bruno gostou pois tinha já sido possuidor de um Ibiza GT Tdi 110cv. No entanto este modelo, com a mecânica PD 130cv, tinha outro potencial de evolução. Este projeto começou a ser alterado em 2009. Foram trocados muitos componentes no carro, em que foram experimentados vários turbos, trocados vários conjuntos de injetores, intercoolers, radiadores ou sistema de escape. Tudo com vista a obter a melhor configuração possível e atingir um patamar muito exclusivo.
A mecânica é surpreendente, em que se destaca o turbo GTB2260VK de última geração c/MFS 69mm, a eletrónica da MKK Performance, os injetores do Ibiza Cupra com bicos injetores +120% Firad e o intercooler reforçado do Cupra. Para se atingirem os valores referidos, todos os pormenores são importantes. As tubagens do Intercooler foram todas revistas, com um diâmetro de 70mm e a linha de escape anterior foi alterada para uma nova com 76mm de diâmetro.
A admissão é feita frontalmente com uma tubagem de 80mm até à caixa do filtro de ar. Foram colocados 3 radiadores! 1 radiador de óleo e dois radiadores de gasóleo. O sensor MAP foi alterado para um com limite de 4 Bar para que a eletrónica possa controlar corretamente a pressão do turbo…
A transmissão também foi revista e a embraiagem é um ponto crítico sempre, tendo sido reforçada com prensa Sachs Racing nova. A caixa é também agora uma FJW longa.
Nesta preparação, o Bruno reforça que o mais difícil foi ultrapassar a barreira dos 400cv, no entanto, conforme se pode visualizar no gráfico de potência, os resultados são surpreendentes.
Com esta última mecânica com mais de 400cv o carro tem uma condução surreal, a aceleração é uma coisa incrível equiparando-se a um supercarro. Em menos de 1 KM o XF atinge os 250klm/h. O Bruno garante que todos os que tiveram o privilégio de dar uma volta no XF ficaram bastante surpreendidos com o poder de aceleração do carro.
Mas uma preparação deste tipo exige que haja alterações aa muitos outros níveis. É o caso dos travões e da suspensão. Também aqui houve várias evoluções e as escolhas foram-se adaptando à potencia disponível. Atualmente o Ibiza possui na frente um conjunto de travões Brembo provenientes do Seat Leon Cupra R. Na traseira a escolha recaiu num conjunto de discos ventilados de 256mm provenientes do Audi S3.
A suspensão foi revista com a instalação de uns coilovers Weitec GT. Na frente foi ainda colocada uma barra anti-aproximação da Seat Sport.
As jantes são as superleggera em 16’’, um modelo que garante o melhor compromisso em termos de performances.
Mas há mais motivos de destaque nesta preparação. Desde logo a quantidade de componentes em carbono usados quer no interior quer no exterior. Por um lado garante o menor peso do conjunto, o que é importante para as performances. Por outro, esteticamente, o carbono continua a ser um componente de eleição para todas as preparações de cariz mais racing.
Assim, o interior está com montes de peças em carbono. O tablier foi sem dúvida uma das alterações mais difíceis de conseguir. Foram feitos vários testes, vários moldes até acertar o conjunto. Foi também revestido a alcântara com costuras vermelhas. Conforme se pode facilmente visualizar nas fotografias aqui disponibilizadas, o carbono foi usado desde a consola central até às portas.
Outras alterações de relevo inclui o interior completo Cupra, novo e original, um volante FR2008 e os bancos Recaro do Seat Leon FR. A mascara do quadrante é retro iluminada da Seat Sport. Complementa o conjunto de fábrica um navegador original Sear SDNS.
O controlo da pressão do turbo é feito visualmente por um manómetro de pressão do turbo STRI e existe ainda um importante manómetro de EGTs também da STRI.
Exteriormente o carro poderá confundir-se com um vulgar Ibiza, mas um olhar mais atento, facilmente permitem identificar as diferenças e notar o bom gosto que existiu nesta preparação, mesmo não sendo essa a prioridade.
O carbono casa perfeitamente com o cinza do carro e neste caso o capot em carbono, o difusor traseiro, grelha frontal, os retrovisores, capas de faróis e aileron do Cupra em carbono são fundamentais para marcar a diferença.
Os faróis da frente são de Xenon originais, assim como os traseiros de fundo preto, também da Seat Sport. Foi aplicada película nos vidros e os pilares das portas foram também revestidos em carbono.
Trata-se assim de uma preparação que está bastante homogénea e em que todos os elementos foram trabalhados com o objetivo de ter um carro único e que sem dúvida proporciona sensações únicas ao volante.
Um projeto deste tipo requer também o envolvimento de várias pessoas e empresas e não deixaríamos esta oportunidade para os destacar também, nomeadamente Sam Motorport (Samuel) – 914398689; AT Performance (Daniel e Júlio), TXP (Tó) e MKK Performance (XTC).
Este projeto foi assim muito importante para o Bruno que se empenhou em evoluir o carro até este nível. No entanto mais recentemente, porque a família cresce, porque existem outras oportunidades, o carro estava muitas vezes parado e não era usado.
O Bruno tomou assim a difícil decisão de vender o carro, mas continua em contacto com o novo dono e ajudará sem dúvida nas evoluções que o carro possa vir a ter.
Por tudo o que este projeto representa para o seu mentor, assim como para todos os que acompanham e gostam de conhecer o que de melhor se faz ao nível de preparações turbo diesel em Portugal, nada como dar-lhe o devido destaque com mais um artigo.
Características Técnicas Seat Ibiza XF Bruno Carvalho
motor e transmissão |
Turbo novo GTB2260VK ultima geração c/MFS 69mm Cam Pipercam 272º Nova Injetores Ibiza Cupra Bicos Injetores +120% Firad Touches Inma Black Sensor map 4Bar Embraiagem reforçada com prensa Sachs Racing Nova Caixa FJW Longa Intercooler Cupra reforçado Novo Tubagens de IC novas em 70mm 1x Radiador de Óleo 2x Radiadores de Gasóleo Linha de escape nova em 76mm com panela final Pá de admissão frontal com tubagem de 80mm até caixa de filtro Admissão na blindagem para arrefecimento do turbo |
chassis | Coilovers Weitec GT Barra AA Seat Sport |
travões | Travões Frente Brembo Leon Cupra R Travões de traz ventilados 256mm Audi S3 |
Jantes | Jantes Superleggera 16″ |
exterior | Faróis da Frente Xénon Originais Faróis de traz fundo preto originais Seat Sport Pelicula nos 6 vidros Grelha frontal em carbono Espelhos retrovisores em carbono Capas faróis de nevoeiro em carbono Pilares das portas em carbono Aileron Cupra em carbono Difusor para-choques traz em carbono |
interior | Tablier em alcântara com costuras vermelhas Interior totalmente em carbono Manómetro de pressão turbo STRI Manómetro EGT STRI Máscara quadrante retro iluminada Seat Sport Interior completo preto Cupra novo e original Volante FR 2008 Bancos Recaro Leon FR Navegador Original Seat SDNS |
Qual é o contacto de vocês tenho um trabalho para fazer no meu carro