Seat Ibiza XF 436cv

Há carros que ficarão certamente no imaginário de todos aqueles que de certa forma estiveram ou estão envolvidos no mundo do tuning. Para muitos de nós, este é certamente um deles. O Ibiza XF do Bruno Carvalho é um projeto de referência e como tal merece novamente um grande destaque aqui no TOL, não só pelo nível que atingiu, mas porque o projeto terá agora uma nova etapa.

seat Ibiza Xf

Lembramos que em março de 2010, este Seat Ibiza ganhou o concurso tuning aqui do site, sendo já na altura já uma referência e com muitas alterações que o distinguiam de outros projetos similares.

Entretanto o projeto foi evoluindo e a prova disso é que no banco de potência, a mecânica 130 PD mediu uns impressionantes 436cv sem recurso a nitro ou metanol! Um valor impressionante e difícil de atingir, mas que certamente é um prémio para todos os envolvidos na evolução deste motor.

motor seat ibiza xf

O Ibiza foi adquirido em 2005 semi-novo, pois sempre foi um modelo que o Bruno gostou pois tinha já sido possuidor de um Ibiza GT Tdi 110cv. No entanto este modelo, com a mecânica PD 130cv, tinha outro potencial de evolução. Este projeto começou a ser alterado em 2009. Foram trocados muitos componentes no carro, em que foram experimentados vários turbos, trocados vários conjuntos de injetores, intercoolers, radiadores ou sistema de escape. Tudo com vista a obter a melhor configuração possível e atingir um patamar muito exclusivo.

motor tdi tuning

A mecânica é surpreendente, em que se destaca o turbo GTB2260VK de última geração c/MFS 69mm, a eletrónica da MKK Performance, os injetores do Ibiza Cupra com bicos injetores +120% Firad e o intercooler reforçado do Cupra. Para se atingirem os valores referidos, todos os pormenores são importantes. As tubagens do Intercooler foram todas revistas, com um diâmetro de 70mm e a linha de escape anterior foi alterada para uma nova com 76mm de diâmetro.

A admissão é feita frontalmente com uma tubagem de 80mm até à caixa do filtro de ar. Foram colocados 3 radiadores! 1 radiador de óleo e dois radiadores de gasóleo. O sensor MAP foi alterado para um com limite de 4 Bar para que a eletrónica possa controlar corretamente a pressão do turbo…

A transmissão também foi revista e a embraiagem é um ponto crítico sempre, tendo sido reforçada com prensa Sachs Racing nova. A caixa é também agora uma FJW longa.

Nesta preparação, o Bruno reforça que o mais difícil foi ultrapassar a barreira dos 400cv, no entanto, conforme se pode visualizar no gráfico de potência, os resultados são surpreendentes.

teste potencia ibiza xf

Com esta última mecânica com mais de 400cv o carro tem uma condução surreal, a aceleração é uma coisa incrível equiparando-se a um supercarro. Em menos de 1 KM o XF atinge os 250klm/h. O Bruno garante que todos os que tiveram o privilégio de dar uma volta no XF ficaram bastante surpreendidos com o poder de aceleração do carro.

Mas uma preparação deste tipo exige que haja alterações aa muitos outros níveis. É o caso dos travões e da suspensão. Também aqui houve várias evoluções e as escolhas foram-se adaptando à potencia disponível. Atualmente o Ibiza possui na frente um conjunto de travões Brembo provenientes do Seat Leon Cupra R. Na traseira a escolha recaiu num conjunto de discos ventilados de 256mm provenientes do Audi S3.

travoes suspensão ibiza xf

A suspensão foi revista com a instalação de uns coilovers Weitec GT. Na frente foi ainda colocada uma barra anti-aproximação da Seat Sport.

As jantes são as superleggera em 16’’, um modelo que garante o melhor compromisso em termos de performances.

componentes carbono

Mas há mais motivos de destaque nesta preparação. Desde logo a quantidade de componentes em carbono usados quer no interior quer no exterior. Por um lado garante o menor peso do conjunto, o que é importante para as performances. Por outro, esteticamente, o carbono continua a ser um componente de eleição para todas as preparações de cariz mais racing.

interior carbono ibiza

Assim, o interior está com montes de peças em carbono. O tablier foi sem dúvida uma das alterações mais difíceis de conseguir. Foram feitos vários testes, vários moldes até acertar o conjunto. Foi também revestido a alcântara com costuras vermelhas. Conforme se pode facilmente visualizar nas fotografias aqui disponibilizadas, o carbono foi usado desde a consola central até às portas.

Interior Seat Ibiza Xf

Outras alterações de relevo inclui o interior completo Cupra, novo e original, um volante FR2008 e os bancos Recaro do Seat Leon FR. A mascara do quadrante é retro iluminada da Seat Sport. Complementa o conjunto de fábrica um navegador original Sear SDNS.

O controlo da pressão do turbo é feito visualmente por um manómetro de pressão do turbo STRI e existe ainda um importante manómetro de EGTs também da STRI.

Exteriormente o carro poderá confundir-se com um vulgar Ibiza, mas um olhar mais atento, facilmente permitem identificar as diferenças e notar o bom gosto que existiu nesta preparação, mesmo não sendo essa a prioridade.

O carbono casa perfeitamente com o cinza do carro e neste caso o capot em carbono, o difusor traseiro, grelha frontal, os retrovisores, capas de faróis e aileron do Cupra em carbono são fundamentais para marcar a diferença.
Os faróis da frente são de Xenon originais, assim como os traseiros de fundo preto, também da Seat Sport. Foi aplicada película nos vidros e os pilares das portas foram também revestidos em carbono.

Trata-se assim de uma preparação que está bastante homogénea e em que todos os elementos foram trabalhados com o objetivo de ter um carro único e que sem dúvida proporciona sensações únicas ao volante.

Um projeto deste tipo requer também o envolvimento de várias pessoas e empresas e não deixaríamos esta oportunidade para os destacar também, nomeadamente Sam Motorport (Samuel) – 914398689; AT Performance (Daniel e Júlio), TXP (Tó) e MKK Performance (XTC).

Este projeto foi assim muito importante para o Bruno que se empenhou em evoluir o carro até este nível. No entanto mais recentemente, porque a família cresce, porque existem outras oportunidades, o carro estava muitas vezes parado e não era usado.

O Bruno tomou assim a difícil decisão de vender o carro, mas continua em contacto com o novo dono e ajudará sem dúvida nas evoluções que o carro possa vir a ter.

Por tudo o que este projeto representa para o seu mentor, assim como para todos os que acompanham e gostam de conhecer o que de melhor se faz ao nível de preparações turbo diesel em Portugal, nada como dar-lhe o devido destaque com mais um artigo.

Características Técnicas Seat Ibiza XF Bruno Carvalho

motor e transmissão Turbo novo GTB2260VK ultima geração c/MFS 69mm
Cam Pipercam 272º Nova
Injetores Ibiza Cupra
Bicos Injetores +120% Firad
Touches Inma Black
Sensor map 4Bar
Embraiagem reforçada com prensa Sachs Racing Nova
Caixa FJW Longa
Intercooler Cupra reforçado Novo
Tubagens de IC novas em 70mm
1x Radiador de Óleo
2x Radiadores de Gasóleo
Linha de escape nova em 76mm com panela final
Pá de admissão frontal com tubagem de 80mm até caixa de filtro
Admissão na blindagem para arrefecimento do turbo

chassis Coilovers Weitec GT
Barra AA Seat Sport
travões Travões Frente Brembo Leon Cupra R
Travões de traz ventilados 256mm Audi S3
Jantes Jantes Superleggera 16″
exterior Faróis da Frente Xénon Originais
Faróis de traz fundo preto originais Seat Sport
Pelicula nos 6 vidros
Grelha frontal em carbono
Espelhos retrovisores em carbono
Capas faróis de nevoeiro em carbono
Pilares das portas em carbono
Aileron Cupra em carbono
Difusor para-choques traz em carbono
interior Tablier em alcântara com costuras vermelhas
Interior totalmente em carbono
Manómetro de pressão turbo STRI
Manómetro EGT STRI
Máscara quadrante retro iluminada Seat Sport
Interior completo preto Cupra novo e original
Volante FR 2008
Bancos Recaro Leon FR
Navegador Original Seat SDNS
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