A Nissan conquistou o título do RECORDE DO GUINNESS para o drift mais rápido. O recorde foi quebrado a uma velocidade de 304,96 km/h e um ângulo de 30 graus utilizando um Nissan GT-R de 2016 especialmente afinado. Masato Kawabata, o campeão japonês de drift e detentor do título da série de drifting japonesa, destronou o anterior detentor do recorde Jakub Przygoński da Polónia. O recorde foi alcançado durante um evento especial que teve lugar no Aeroporto Internacional Fujairah, nos Emiratos Árabes Unidos.
O recordista Nissan GT-R foi desenvolvido com o apoio e coordenação dos especialistas da NISMO. Foi afinado para 1.380 cv para estabelecer este recorde e adaptado de modo a que toda a potência fosse dirigida às rodas traseiras. O GT-R foi preparado pela GReddy Trust e extensivamente testado na instalação Fuji Speedway no Japão com Kawabata ao volante. O automóvel foi preparado para ser ágil mantendo no entanto as suas características de estabilidade e de condução inspiradora de confiança, essenciais quando se pretende efetuar estes feitos difíceis.
“A Nissan conquistou novamente um título do RECORDE DO GUINNESS e fez história a nível internacional pela quinta vez no Médio Oriente”, disse Samir Cherfan, Diretor Executivo da Nissan Médio Oriente. “O Nissan GT-R é um dos mais icónicos super automóveis do mundo, mostrando uma e outra vez as suas incríveis capacidades tendo claramente demonstrado ser o líder a nível de desempenho ao derrotar os melhores automóveis de drift existentes. O fato de este feito ter sido alcançado nos Emirados Árabes Unidos torna-o ainda mais especial para a nossa região. Alcançar este incrivelmente difícil recorde mundial foi uma clara demonstração da emoção que trazemos ao Médio Oriente com a marca NISMO”.
O Aeroporto Internacional de Fujairah foi estrategicamente escolhido pela sua longa pista de aterragem com 3 km, que foi considerada suficientemente longa para o desafio. Desde o início que a Nissan pretendia efetuar o drift a uma velocidade superior a 300 km/h e Kawabata que lidera a série de drifting japonesa pela Team Tokyo foi escolhido de entre um grupo de pilotos de competição altamente especializados.
“Estamos entusiasmados por sermos os anfitriões de um evento tão emocionante”, disse Mohammed Al Salami, Presidente do Aeroporto Internacional Fujairah. “Mais uma vez os Emirados Árabes Unidos alcançam um novo título do RECORDE DO GUINESS. Este país está sempre pronto a ajudar indivíduos e empresas a criar história e o pessoal do Aeroporto Internacional Fujairah foi capaz de auxiliar esta tentativa de recorde enquanto mantinha uma estrita segurança, indispensável em instalações como as nossas.”
Cherfan também agradeceu ao pessoal e à gestão do aeroporto pelo seu apoio dizendo, “o Aeroporto Internacional Fujairah foi o local perfeito para esta tentativa de recorde mundial e a enorme quantidade de apoio que recebemos a todos os níveis foi inestimável. Foi necessário preparar uma oficina num dos hangares do aeroporto e só tínhamos cinco dias para preparar tudo, incluindo o Nissan GT-R de 2016 especialmente afinado, peças sobresselentes, pneus e todos os outros equipamentos que precisavam de processos e verificações estritas pela segurança. Sem a dedicação e incansável assistência de todos no Aeroporto Internacional Fujairah não teríamos conseguido e desejo expressar o meu sincero agradecimento a todos os envolvidos”.
Mohammed Al Falasai da Prodrift Academy UAE comentou: “A Prodrift Academy UAE, em parceria com a Nissan Médio Oriente, tem orgulho em participar com o recorde do Guinness World Records para o drift mais rápido. A dedicação e trabalho árduo de todos os envolvidos permitiu-nos alcançar o nosso objetivo conquistando este novo recorde. Através dos nossos programas de treino especial, a Prodrift Academy e a Nissan vão continuar na vanguarda do drifting no Médio Oriente”.
Os técnicos da GReddy Trust’s trabalharam no local para a preparação do Nissan GT-R de 2016 nos três dias anteriores ao evento e só tiveram três tentativas para quebrar o recorde em conformidade com as estritas diretrizes definidas pelo Guinness World Records. Também receberam apoio a nível de pessoal de logística e técnicos da Prodrift Academy, um banco do condutor da Recaro, jantes de liga leve especiais da RAYS e os pneus de drift especialmente concebidos para esta proeza pela Toyo Tyres.