Psicopatia e procura de sensações

O primeiro estudo efectuado em Portugal com bases científicas que se debruçou sobre a problematica da personalidade dos chamados tuners e streetracers, foi efectuado pelo Nuno Gonçalo, utilizador do tuning.online.pt.

Este trabalho foi realizado no âmbito do seu curso de Psicologia. O Nuno disponibilizou uma versão reduzida que demonstra que há características diferentes entre as personalidades de ambos os grupos de individuos. O trabalho encontra-se disponível no formato pdf. Faça o download psicopatia_tuning.

Este estudo investiga a relação entre a psicopatia e a procura de sensações, utilizando uma amostra constituída por tuners e street racers. A amostra é constituída por 106 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos (M=25,3 e DP=7,9). Foram utilizadas, a escala Levenson’s Self-Report Psychopathy Scale (LSRP; Levenson, Kiehl & Fitzpatrick, 1995) para avaliar a variável psicopatia, e a escala Arnett Inventory of Sensation Seeking (AISS; Arnett, 1994) para avaliar a variável procura de sensações.

Os resultados obtidos mostram existir uma correlação positiva e significativa entre as sub-escalas de psicopatia e a sub-escala intensidade da procura de sensações. Obtiveram-se valores médios mais elevados nos street racers para as escalas de psicopatia e procura de sensações do que nos tuners.

Autor: Nuno Gonçalo

Deixe um Comentário