Conselhos sobre a pressão dos pneus

A pressão dos pneus tem impacto na condução, no comportamento do carro em curva, na travagem e também na eficiência de combustível do seu carro. Além disso, um pneu com a pressão errada terá um desgaste mais rápido e não uniforme, podendo também colocar a segurança em risco.

Cumprir com as especificações de pressão aconselhadas é uma prática de grande importância para a segurança do seu veículo.

Pressão incorrecta

Um pneu pouco cheio, ou com baixa pressão, provoca um sobreaquecimento e pode provocar a deterioração dos constituintes do pneus e provocar até o rebentamento do pneu. O desgaste da faixa de rolamento será acelerado nas laterais do pneu e o consumo de combustível aumenta. Os efeitos de conduzir com um pneu com pouca pressão podem não ser imediatos.

Um pneu com uma pressão mais elevada, vai ter uma superfície de contacto com o asfalto menor, pondo em risco a segurança do automóvel e provocando um desgaste não uniforme do mesmo. O risco de rebentamento ao embater em obstáculos ou objectos aumenta também.

Deve assim verificar a pressão dos pneus idealmente uma vez por mês. Uma variação brusca de temperatura, mudança de estação do ano, etc, obriga também a uma correcção da pressão. Os carros que possuem pneu suplemente, devem também ter este pneu na pressão correcta para o caso de ser necessária a sua utilização.

pressao do pneus

Verificação da pressão dos pneus

verificacao-pressao-pneusA verificação da pressão dos pneus deve ser feita sempre a frio. A utilização do carro provoca o aumento a pressão dentro dos pneus por aquecimento e esta pode aumentar até 20% durante a utilização. Por isso só em caso de extrema necessidade deve verificar a pressão com os pneus quentes. Um pneu quente está com pouca pressão se tiver uma pressão inferior à pressão a frio recomendada. A pressão volta ao normal quando os pneus arrefecem.

Se por qualquer motivo tiver que verificar a pressão numa área de serviço na auto-estrada, e se os seus pneus estiverem quentes, adicione 0.3 bars à pressão indicada, em seguida e logo que possível, controle de novo a pressão quando os pneus estiverem frios.

O valor aconselhado da pressão dos pneus

Se mantiver os seus pneus com a pressão correcta, reduzirá os custos de manutenção. O valor aconselhado para cada veículo estão indicados no manual do carro e existem tamb´m etiquetas fixadas com estes valores junto ao tampão de combustível ou junto às portas ou porta-luvas para fácil consulta.

Deve-se ter sempre em conta o tipo de utilização do veículo, como utilização de atralados, viagem com carro cheio, etc.

Informações adicionais

Cada fabricante automóvel testa, seleciona e faz a homologação de diferentes pneus para cada modelo de carro, segundo critérios de conforto, peso, de performance, de tamanho, etc. Os índices de peso e de velocidade são dois critérios muito importantes para a selecção de pneumáticos e determinam a pressão a aplicar aos seus pneus.

Um pneu, com o passar do tempo, perde pressão por causas naturais, mas isto também pode acontecer devido a outras fugas de ar devidas a: furos, válvulas em mau estado ou inexistentes, problemas nas jantes. Deve ter em conta que a tampa da válvula funciona como um vedante suplementar do ar, devendo, por isso, estar sempre em boas condições.

Num dos lados do pneu, encontrará também a pressão máxima permitida para esse pneu em particular. Alguns pneus possuem uma pressão máxima de 32 PSI, outros estão desenhados para 44 PSI. Verifique os seus pneus para ver qual é a pressão máxima aconselhável. É habitual ter os pneus umas quantas libras abaixo da pressão máxima mas não muito. Nunca exceda essa pressão.

Muita gente confunde a medida em que se define a pressão dos pneus, nomeadamente bar com PSI. Para converter é só aplicar a fórmula bar x 14,5 = PSI

bar é uma unidade praticamente equivalente à “atmosfera”, mais concretamente 105 Pascal
PSI significa “Libra por polegada quadrada”

Tabela resumo de equivalência (bar para PSI)
1,8 = 26
1,9 = 27,5
2,0 = 29
2,1 = 30,5
2,2 = 32
2,3 = 33,5
2,4 = 35
2,5 = 36
2,6 = 38
2,7 = 39
2,8 = 41
2,9 = 42

Conselhos pressão dos pneus – checklist

Aqui fica um resumo da informação descrita anteriormente

  • Seguir os conselhos do construtor da viatura ou do fabricante do pneu, especialmente no que se refere às condições de utilização
  • Comprovar a pressão dos pnues com os pneus frios
  • Com pneus quentes deverá adicionar 0,3 bar à pressão recomendada pelo construtor do veículo. É conveniente voltar a comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios.
  • Nunca esvaziar um pneu quente
  • Mesmo que os pneus estejam insuflados com azoto, deve-se continuar a comprovar frequentemente as pressões e o estado geral do pneu

4 Comentários

  • tenho uma bmw 525i! e gustava de saber a pressao certa dos peneus! a frente tenho 245/35/19 e atraz 275/30/19 a marca dos peneus é Vredestein ULTRAC SESSANTA

  • tenho um peugeot 106 e gostaria de saber a pressão correcta, quer á frente, quer a trás os pneus são 185/55/r14.obrigada

  • Caros amigos
    Qual a pressão correcta para os pneus:
    205 50 R17 de um Peugeot 2008 /1.6
    e-HDI 92 cavalos Allure de 2015.

    muito grato

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