Medição da potência do motor através do registo sonoro

Determinação da potência de um motor através do registo sonoro da Aceleração dos 0 aos 100km/h

Não é todos os dias que se tem a oportunidade de publicar trabalhos ciêntificos deste calibre. O João Paulo Pinto disponibilizou um trabalho seu, onde se apresenta uma metodologia para o cálculo da potência de um automóvel unicamente através do som da aceleração dos 0 aos 100Km/h. É uma técnica usada em espionagem na F1 entre equipas rivais.

Este trabalho foi apresentado numa cadeira do curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra onde foi classificado de 19 valores em 20. Para download do trabalho som.

Sumário
Neste trabalho determinou-se a potência de um automóvel a partir da análise de uma gravação sonora de um ensaio de aceleração real de 0 a 100 Km/h. Nele fez-se recurso a uma análise baseada num algoritmo de transformação rápida de fourier(FFT – Fast Fourier Transform) para analisar o sinal sonoro e, a partir desta análise, efectuou-se uma outra energético-cinemática para determinar a potência à roda do veículo. A análise efectuada envolveu programas como o Excel, Matlab, Fortran eTecplot.

(…)Analisando o registo sonoro determinaram-se as frequências das explosões nas câmaras de combustão do motor ao longo do ensaio. Com estas frequências, e sabendo qual o tipo de motor do automóvel, calculou-se a frequência de rotação domotor.

Se desprezarmos os instantes em que a embraiagem é utilizada podemos saber a velocidade a que a viatura se está a deslocar, através da relação da velocidade de rotação do motor, da relação de transmissão e do diâmetro da roda(…)

Autor: João Paulo Pinto

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