Já o dissemos muitas vezes no Gam3r, um volante é o acessório fundamental para desfrutar dos melhores jogos de condução. Mas nem sempre é fácil encaixar o volante e os pedais no espaço onde jogamos, principalmente se a PlayStation estiver ligada à TV da sala.
É certo que muitos jogadores se viram forçados a ser criativos, e construíram as suas próprias cadeiras com suporte para o volante e os pedais, mas nem todos temos jeito para a bricolage. Quem quiser comprar uma cadeira feita por profissionais e compatível com os principais volantes do mercado já tem algumas (poucas) ofertas.
Encontrar uma destas cadeiras à venda numa loja em Portugal é como encontrar uma agulha num palheiro. Ainda são brinquedos caros e que apenas interessam a um pequeno nicho de mercado. Na internet podem encomendar um PlaySeat no site PlaySeatsPT. O PlaySeat Evo é o modelo mais avançado da marca, e o único que realmente vale a pena comprar. Foi este modelo que testámos, e não podíamos estar mais satisfeitos com os resultados.
Seguindo as instruções, duas pessoas demoraram cerca de 40 minutos a montar o PlaySeat. Esta primeira montagem só tem que ser feita uma vez na vida, a partir daí pode desmontar o PlaySeat em 3 peças para arrumação ou transporte e voltar a montar em 5 minutos.
Os materiais são excelentes, e a robustez do conjunto oferece total confiança. O PlaySeat é compatível com diversos modelos de volantes e funciona bem com todos eles. No caso do G25 podemos mesmo aparafusar as peças aos suportes para obter a máxima estabilidade possível. A cadeira é confortável e a posição do volante e pedais ajusta-se de modo a obter a posição ideal para cada piloto virtual.
Há ainda alguns acessórios para melhorar ou expandir a funcionalidade do PlaySeat. Destacamos o suporte para a caixa de velocidades do Logitech G25. Este acessório é essencial para quem optar por este volante e quiser usar a caixa.
Apesar do preço elevado, recomendamos vivamente o PlaySeat a todos os gamers que queiram tirar o máximo de diversão dos simuladores de condução.
Volante Logitech G25
A Logitech tem uma longa tradição no fabrico de acessórios para consolas, em particular volantes para simuladores de condução. O G25 é o volante topo de gama e foi criado a pensar nos gamers mais exigentes. Além do volante, este conjunto inclui os pedais e a caixa de velocidades.
A primeira diferença que salta à vista em relação aos outros volantes é a caixa de 6 velocidades num suporte independente. As mudanças podem funcionar em modo de 6 velocidades ou sequencial, bastando para isso rodar um botão. Além das mudanças também temos vários botões para controlar a PlayStation como num comando normal. Esta é a peça mais fraca do conjunto, sentimos alguma fragilidade nas mudanças e é necessário algum treino para nos adoptarmos ao sistema de 6 velocidades.
Olhando para os pedais também encontramos uma novidade. São 3! Ou seja, temos embraiagem além dos 2 pedais habituais. As peças metálicas fazem destes pedais os mais semelhantes com pedais verdadeiros que já vimos numa consola. O toque final é a diferença da resistência que cada pedal oferece, tal como num carro de verdade.
O volante é a cereja no topo do bolo, com um aspecto muito simplista e real já que os botões estão presentes na caixa de velocidades. No volante há apenas 2 botões vermelhos e as manetes que também podem ser usadas para as mudanças, ao estilo da Formula 1. Este volante, com force feedback, dá a sensação mais autêntica de condução que é possível tirar de um jogo de computador. O controlo proporcionado está alguns furos acima dos volantes mais baratos, e não se compara a um comando tradicional.
Os puristas da condução dirão que nenhum simulador se compara à sensação de conduzir um automóvel real. É natural que assim seja (por agora), são apenas jogos para nos entreter. O facto é que um volante como o G25 eleva esse entretenimento a outro nível.
A excelente qualidade de construção e os materiais do G25 têm um preço. Esse preço ronda os 300 euros, muito dinheiro para um simples controlador de jogos. Se não tens pais ricos e não és mesmo fanático dos simuladores de condução, há volantes a metade do preço que já são muito bons. Mas se queres o melhor, abre os cordões à bolsa porque a diferença nota-se.
Todo este aparato precisa de um local próprio para ser montado. Uma secretária é suficiente, mas para desfrutar do G25 é fundamental ter uma cadeira própria para jogar. Usámos um PlaySeat Evo que vamos analisar em separado brevemente.
Resta falar nos jogos, sem eles de nada nos serve tanto hardware. Felizmente a PlayStation 3 está muito bem servida de jogos de condução, compatíveis com os volantes Logitech. Para esta análise usámos o Need For Speed: Pro Street e o Colin McRae: DiRT. Dois excelentes jogos que ganham muito com este acessório. Destacamos o NFS pela sua capacidade de usar a caixa de velocidades e a embraiagem.
Estamos à espera ansiosamente do GT5 para por à prova o melhor volante com o melhor jogo. Até lá temos passado muitos bons momentos com os jogos já disponíveis.
(review cedida por gam3r.net)