Normalmente queixamo-nos muito que em Portugal o tuning tem pouca qualidade e que normalmente são sempre os projectos estéticos que são reconhecidos. Este Peugeot 206 Turbo é mais uma prova de que em Portugal também se faz tuning de qualidade, o que acontece também é que muitas vezes estes projectos não são devidamente divulgados.
Outro dos pontos a favor deste projecto é que as alterações foram pensadas e realizadas praticamente todas pelo Spyro. Não sendo mecânico, nem trabalhando com electrónicas de motores, mais valor se deve dar ao trabalho realizado pelo Spyro. Afinações, troca de motor, reprogramação da centralina, tudo foi feito pelo dono, em casa, claro com o recurso a algumas oficinas e bancos de potência como por ex o da Vilauto.
Para que não fiquem dúvidas que em Portugal se fazem excelentes preparações, este projecto tem muitas parecenças pela evolução que teve com o Corsa turbo já apresentado aqui no TOL.
Com uma base bastante popular ao nível do tuning, o Peugeot 206, mas com uma motorização de entrada de gama com fracas performances, o Spyro transformou este 206 num carro absolutamente bruto no que concerne ao andamento (a visualização do video no final do artigo não deixa dúvidas), com uma potência que mais do que duplicou relativamente à de origem, sendo que os objectivos não vão ficar por aqui segundo sabemos.
Troca de motor e aplicação de turbo
A troca de motor e aplicação de alterações em inúmeros componentes não deve ter sido nada fácil. Inclusivamente alguns dos componentes foram construídos pelo Spyro, como exemplo pode-se indicar os colectores de escape, componente que tem muita teoria inerente ao seu funcionamento e que demoraram cerca de 2 dias a construir. A evolução efectuada ao nível do motor demonstra grande conhecimento e capacidade de por em prática esses conhecimentos.
O correcto dimensionamento e escolha de um turbo é sempre uma tarefa bastante complicada e que determina a potência e eficiência do motor. O turbo que o 206 tem agora aplicado é o Garrett gt2871rs. Para além da aplicação do turbo, muitos outros componentes tem que ser alterados, o bloco reforçado, a embraiagem, etc. Até a caixa de velocidades foi alterada com relações de transmissão escolhidas de acordo com os requisitos de um projecto deste tipo.
Mas nem só de motor vive este 206. Como sempre dizemos aqui no TOL, o aumento das performances deve ser acompanhado por alterações na suspensão, chassis e sistema de travagem de modo a que o carro possa suportar com mais segurança o andamento. Mesmo neste campo as alterações são as correctas, com a aplicação de uns coilovers KW e barras estabilizadoras, mas também travões Brembo com discos de maior dimensão.
Exteriormente as alterações são visíveis, mas mantendo as linhas originais do 206, que tanto sucesso fizeram. Foi por isso aplicado o kit de carroçaria do 206 GTI, com jantes também de origem Peugeot em 17’’ , as ópticas tem fundo preto e foram aplicados angel eyes. O resultado final é muito bom.
Para mais detalhes sobre o projecto recomenda-se a leitura das alterações na ficha técnica e o acompanhamento do projecto no fórum. Parabéns Spyro.
TOL: há quanto tempo possui este carro?
Spyro: Desde o ano 2000.
TOL: Quando começaram as alterações?
Spyro: Passado um ano de ter o carro
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2008?
Spyro: Novo setup de motor
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Spyro:O objectivo é chegar aos 400cv com este novo setup, e montar um lsd devido a falta de tracção.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Spyro: Acho que não há um estilo para o classificar, é o meu gosto pessoal
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2008 e porquê?
Spyro: A melhor alteração foi a aquisição do novo turbo.
TOL: Que inspirações tiveste?
Spyro: Basicamente a inspiração veio dos carros britânicos, em que e mais normal este tipo de preparação
TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
Spyro: O carro agora é essencialmente usado para trackdays
Características Técnicas
motor e transmissão | Motor 206 1.6 16v Cames 106 gti Polies 106 gti Tuches/molas 106 gti Pistões forjados da Wossner Bielas forjadas Colector de admissão alumínio c2vts Rampa de injecção c2vts Injectores de 470cc (brevemente 950cc) Bomba de gasolina Walbro Regulador de pressão de gasolina 4.5 bar Dump valve fse Radiador de óleo Mocal 13 linhas Adaptador radiador de oleo com termóstato da Mocal Intercooler Seat Ibiza Cupra Ventoinha da Spal de 350mm Turbo Garrett gt2871rs ar.86 Colector de escape inox Wastegate externa 38mm Megasquirt a controlar ignição, injecção, pressão do turbo etc.. Sonda wideband da techedge Sonda egt Bobine de ignição msd Velas denso iridium Linha de escape directa 60mm Embraiagem reforçada TDE , disco de embraiagem sem molas e 5 pastilhas de cobre (diafragma duplo) Oil catch tank Cabo de embraiagem/braço reforçado Caixa de velocidades BE4R com ratios customizados Transmissões 206 hdi Mangas de eixo 206 gti Apoio traseiro do motor 307 1.6 16v Apoio da caixa de velocidades feito a medida |
chassis | Barra frontal AA Coilovers kw v1 Barras estabilizadoras do GTI |
travões | Pinças brembo 406 coupe Discos 283mm Bomba de travões/servo freio 206cc (vai ser trocada) Tubos em malha de aço Óleo 5.1 Condutas de ar para os travões |
rodas | Jantes 17″ 206 RC Jantes 406 HDI 15″ slicks 200/580 (trackdays) |
exterior | Xenon 6k Ópticas angel eyes fundo preto (angels desligados) Kit exterior 206 gti incluindo guarda lamas Grelha frontal evo Friso da mala sem símbolo Farolins traseiros evo Frisos todos pintados a cor |
interior | Apoio de manómetros duplo Manómetro de pressão óleo/turbo igr Bancos em pele/Alcântara 206 2.0 gti Consolas puxadores etc 206 rc |
Som | Stock fora um rádio Blaupunkt mp3 |
Boas quanto é que ficou o carro para ficar assim?
Obrigado
Quanto custa o projeto pra deixar o Peugeot desse jeito
Quanto ficou no total as alterações