Peugeot 206 Turbo – tuning by Spyro

Normalmente queixamo-nos muito que em Portugal o tuning tem pouca qualidade e que normalmente são sempre os projectos estéticos que são reconhecidos. Este Peugeot 206 Turbo é mais uma prova de que em Portugal também se faz tuning de qualidade, o que acontece também é que muitas vezes estes projectos não são devidamente divulgados.

Outro dos pontos a favor deste projecto é que as alterações foram pensadas e realizadas praticamente todas pelo Spyro. Não sendo mecânico, nem trabalhando com electrónicas de motores, mais valor se deve dar ao trabalho realizado pelo Spyro. Afinações, troca de motor, reprogramação da centralina, tudo foi feito pelo dono, em casa, claro com o recurso a algumas oficinas e bancos de potência como por ex o da Vilauto.

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Para que não fiquem dúvidas que em Portugal se fazem excelentes preparações, este projecto tem muitas parecenças pela evolução que teve com o Corsa turbo já apresentado aqui no TOL.

Com uma base bastante popular ao nível do tuning, o Peugeot 206, mas com uma motorização de entrada de gama com fracas performances, o Spyro transformou este 206 num carro absolutamente bruto no que concerne ao andamento (a visualização do video no final do artigo não deixa dúvidas), com uma potência que mais do que duplicou relativamente à de origem, sendo que os objectivos não vão ficar por aqui segundo sabemos.

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Troca de motor e aplicação de turbo

A troca de motor e aplicação de alterações em inúmeros componentes não deve ter sido nada fácil. Inclusivamente alguns dos componentes foram construídos pelo Spyro, como exemplo pode-se indicar os colectores de escape, componente que tem muita teoria inerente ao seu funcionamento e que demoraram cerca de 2 dias a construir. A evolução efectuada ao nível do motor demonstra grande conhecimento e capacidade de por em prática esses conhecimentos.

O correcto dimensionamento e escolha de um turbo é sempre uma tarefa bastante complicada e que determina a potência e eficiência do motor. O turbo que o 206 tem agora aplicado é o Garrett gt2871rs. Para além da aplicação do turbo, muitos outros componentes tem que ser alterados, o bloco reforçado, a embraiagem, etc. Até a caixa de velocidades foi alterada com relações de transmissão escolhidas de acordo com os requisitos de um projecto deste tipo.

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Mas nem só de motor vive este 206. Como sempre dizemos aqui no TOL, o aumento das performances deve ser acompanhado por alterações na suspensão, chassis e sistema de travagem de modo a que o carro possa suportar com mais segurança o andamento. Mesmo neste campo as alterações são as correctas, com a aplicação de uns coilovers KW e barras estabilizadoras, mas também travões Brembo com discos de maior dimensão.

Exteriormente as alterações são visíveis, mas mantendo as linhas originais do 206, que tanto sucesso fizeram. Foi por isso aplicado o kit de carroçaria do 206 GTI, com jantes também de origem Peugeot em 17’’ , as ópticas tem fundo preto e foram aplicados angel eyes. O resultado final é muito bom.

Para mais detalhes sobre o projecto recomenda-se a leitura das alterações na ficha técnica e o acompanhamento do projecto no fórum. Parabéns Spyro.

TOL: há quanto tempo possui este carro?
Spyro: Desde o ano 2000.

TOL: Quando começaram as alterações?
Spyro: Passado um ano de ter o carro

TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2008?
Spyro: Novo setup de motor

TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Spyro:O objectivo é chegar aos 400cv com este novo setup, e montar um lsd devido a falta de tracção.

TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Spyro: Acho que não há um estilo para o classificar, é o meu gosto pessoal

TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2008 e porquê?
Spyro: A melhor alteração foi a aquisição do novo turbo.

TOL: Que inspirações tiveste?
Spyro: Basicamente a inspiração veio dos carros britânicos, em que e mais normal este tipo de preparação

TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
Spyro: O carro agora é essencialmente usado para trackdays

Características Técnicas

motor e transmissão Motor 206 1.6 16v
Cames 106 gti
Polies 106 gti
Tuches/molas 106 gti
Pistões forjados da Wossner
Bielas forjadas
Colector de admissão alumínio c2vts
Rampa de injecção c2vts
Injectores de 470cc (brevemente 950cc)
Bomba de gasolina Walbro
Regulador de pressão de gasolina 4.5 bar
Dump valve fse
Radiador de óleo Mocal 13 linhas
Adaptador radiador de oleo com termóstato da Mocal
Intercooler Seat Ibiza Cupra
Ventoinha da Spal de 350mm
Turbo Garrett gt2871rs ar.86
Colector de escape inox
Wastegate externa 38mm
Megasquirt a controlar ignição, injecção, pressão do turbo etc..
Sonda wideband da techedge
Sonda egt
Bobine de ignição msd
Velas denso iridium
Linha de escape directa 60mm
Embraiagem reforçada TDE , disco de embraiagem sem molas e 5 pastilhas de cobre (diafragma duplo)
Oil catch tank
Cabo de embraiagem/braço reforçado
Caixa de velocidades BE4R com ratios customizados
Transmissões 206 hdi
Mangas de eixo 206 gti
Apoio traseiro do motor 307 1.6 16v
Apoio da caixa de velocidades feito a medida
chassis Barra frontal AA
Coilovers kw v1
Barras estabilizadoras do GTI
travões Pinças brembo 406 coupe
Discos 283mm
Bomba de travões/servo freio 206cc (vai ser trocada)
Tubos em malha de aço
Óleo 5.1
Condutas de ar para os travões
rodas Jantes 17″ 206 RC
Jantes 406 HDI 15″ slicks 200/580 (trackdays)
exterior Xenon 6k
Ópticas angel eyes fundo preto (angels desligados)
Kit exterior 206 gti incluindo guarda lamas
Grelha frontal evo
Friso da mala sem símbolo
Farolins traseiros evo
Frisos todos pintados a cor
interior Apoio de manómetros duplo
Manómetro de pressão óleo/turbo igr
Bancos em pele/Alcântara 206 2.0 gti
Consolas puxadores etc 206 rc
Som Stock fora um rádio Blaupunkt mp3

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