O Opel Corsa é um carro que sempre foi bastante popular no tuning Português. Houve sempre bons projectos com base no Corsa A e Corsa B, mas curiosamente, tardou a que se começassem a ver bons projectos com base no Corsa C. Não é o caso actualmente, pois existem já uma mão cheia de bons projectos com esta base, tal como o projecto que divulgamos agora, com a curiosidade de ser um modelo de 5 portas, mais difícil de conseguir um bom resultado final.
O Corsa C 1.3CDTI do Luis Ribeiro exibe agora uma estética espectacular com uma postura irrepreensível, rodando numas BBS RM de meter inveja a muitos outros carros. Desde que foi comprado o carro sofreu uma evolução considerável, em que todo o destaque vai para o rebaixamento e para o conjunto de jantes escolhidas, que assentam aqui quase na perfeição.
As Jantes são as BBS RM de 15″ possuindo 7.5″ de largura na frente e 8″ atras. O acabamento do centro das jantes é em dourado e o rebordo continuou polido. A medida dos pneus é 185/45 R15. O que se pode dizer mais destas jantes? É um modelo clássico e que são perfeitas para quem gosta de German Style. Mas para o conjunto ficar perfeito, precisa de um rebaixamento à “altura”. Assim o Corsa foi colado ao asfalto, através de uns Coilovers V-Maxx regulados para o mínimo de altura. Para conseguir esta postura, foi ainda regulado o camber nos coilovers e trabalhados os guarda-lamas. O resultado é o que se pode ver nas imagens e pode ser mais facilmente comprovado ao vivo.
A restante componente estética está cheia de detalhes que tornam o Corsa mais exclusivo. As ópticas e os farolins foram substituídos por outros de fundo escuro, sendo que as ópticas frontais foram alteradas em casa e as de trás são da versão GSI. Também se pode notar os farolins de nevoeiro pintados de amarelo.
Na frente identifica-se também um elemento que é quase fundamental numa preparação destas, a grelha sem símbolo Irmscher…bem, parece, mas esta foi desenhada e construída à medida. Ao longe não se notam as diferenças. Mas esta é apenas a primeira versão, o Luis tem nos seus planos aperfeiçoar o design. Foram ainda colocadas na frente as grelhas do GSI e o spoiler frontal do Renault Laguna “cola” a frente ao asfalto, conjugando-se perfeitamente na frente e conseguindo uma estética perfeita. Na traseira foi colocado um spoiler e a panela final foi alterada para não ficar visível do exterior.
No interior o carro também sofreu algumas alterações interessantes. O tejadilho e pilares forrados a veludo preto dão um aspecto interior de mais qualidade, que se conjugam com os LEDs interiores todos brancos, a cor do rádio, mas também do fundo de quadrante plasma, que se pode ver numa das fotos. Outros detalhes como o manómetro de pressão do turbo colocado no lugar do ventilador ou os pedais do GSI, completam o conjunto.
A nível mecânico as alterações não são muitas mas certamente deram o seu trabalho. O motor foi substituído por um do Opel Astra H, de 90cv que levou uma reprogramação, tendo agora o carro cerca de 110cv. Também foi colocado um filtro de ar da FK. Os discos de travões foram também substituidos por uns perfurados da Zimmermann, para melhorar a travagem.
Este é certamente um projecto para a acompanhar de perto, que exibe já um excelente nível.
Características Técnicas
motor transmissão | Motor Opel Astra H 90cv + repro a 110cv Filtro ar FK |
chassis | Coilovers V-Maxx all way down |
travões | discos Zimmermann |
rodas | Jantes BBS RM 7.5″ frente e 8″ atraz com 185/45 R15 |
exterior | Grelha Frontal Irmscher em fase de acabamento Grelhas frontais GSI Aileron Irmy Panela OEM trabalhada para não se ver Spoiler frontal Renault Laguna Farolins GSI Farois fundo negro farois de nevoeiro amarelos Antena Tipo VW |
interior | Fonte OEM com iluminação toda branca Interior todo em Leds brancos Tejadilho e pilares Forrados a veludo preto Fundo Plasma iluminação branca Pedais GSI Manometro pressao Turbo |
Som | Colunas frontais Kenwood 160W Colunas trazeiras Kenwood 170W |
Boas.. Alguem me sabe dizer onde posso arranjar a iluminacao toda em branco incluindo em plasma no quadrante para a corsa c 1.7 dti??
Cumpimentos
Olá, eu gostaria de saber qual a marca do quadrante deste corsa c.
Obrigado