Este é o impressionante Oettinger 500R. A estreia mundial aconteceu a 13 de Maio em Wörthersee, levando a mítica marca preparadora da Volkswagen a regressar aos dias de glória.
Com uma relação peso/potência de 2,83kg por cv, uns incríveis 3,4s para acelerar de 0 a 100km/h e uma velocidade máxima de mais de 300km/h, 518cv de potência e tracção às 4 rodas, são as principais características para descrever este excelente trabalho do histórico preparado alemão.
Que fique claro que não se trata de um carro de exposições! Trata-se de um carro que está legalizado para a estrada e que pretende ter alto desempenho em curva e performances fora de série. O barulho infernal do seu motor de 5 cilindros, não deve permitir uma conversa junto ao carro…
Este Oettinger 500R é disponibilizado como uma edição especial. O preço contudo não foi definido ainda mas é provável que nesta versão base custe cerca de 150.000€. Estarão disponíveis brevemente mais evoluções com 600, 650 e 750cv.
Este carro foi ainda desenvolvido em tempo record. Foram precisos apenas 3 meses e meio para o desenvolvimento do carro até chegar à apresentação do modelo. O protótipo desenvolvido por Rolf Schepp à escala 1:4 foi protestado no túnel de vento.
De baixo do capot não falta o know-how da Oettinger. São muitas as alterações no motor 2.5 TFSI, nomeadamente um novo turbo, reprogramação da centralina, pistons forjados, admissão de ar VWR, circuito de refrigeração revisto, intercooler a água e sistema de escape. Para ter um bom desempenho em pista, o carro está também equipado com um diferencial autoblocante e embraiagem específica. Com estas alterações a potência é de 518cv, obtidos às 6100rpms. O binário máximo é de 680Nm às 3600rpms.
O carro teve ainda alterações ao nível dos eixos e nos travões. Os travões são de alta-performance com maxilas de 6 êmbolos, com 380mm de diâmetro na frente. A suspensão é proveniente da KW, sendo que é o modelo Clubsport com tecnologia de competição. As jantes são da marca ATS na medida 10×20’’ com pneus Dunlop Sport Maxx 275/25 R20. Para o uso em trackdays, a Oettinger equipa o carro com jantes de competição ATS na medida 10×18 e neste caso com pneus 285/30 R18 (Dunlop Direzza).
Desportivo, extravagante e único: este é o interior do Oettinger 500R. Um interior exclusivo onde se destacam as backets em alcantara preta com costuras laranja, mas muitos outros detalhes nas portas, volante, etc fazem deste carro um sonho para qualquer entusiasta automóvel.
Foram apresentadas muitas novidades em Wörthersee, por parte da Audi, Skoda e Volkswagen, mas esta é sem dúvida a maior surpresa!