A empresa de tuning TIJ-Power é bastante reconhecida dentro dos possuidores de carros da marca Seat. O seu foco no passado no Seat Leon, fez com que a empresa enveredasse novamente por melhorar a nova versão do Leon.
Esta preparação que aqui apresentamos, com base num Seat Leon 5F Cupra, tem alguns pormenores interessantes, que tornam o carro muito mais atractivo, para além de terem sido pensados em conjunto, para conseguir um projecto bastante homogéneo.
A TIJ-Power começou por alterar a suspensão, recorrendo a um kit de coilovers da KW, compatível com o sistema DDC de origem, permitindo o ajuste da suspensão nos 3 modos, Confort, Sport ou Cupra. Estes ajustes permitem um comportamento dos amortecedores de forma bastante diferente, sendo que o módulo Cupra é bastante desportivo, podendo facilmente ser usado em pista. A altura ao solo também ficou agora mais reduzida com a introdução dos coilovers.
Ao nível das jantes, a escolha recaiu sobre as OZ Superturismo LM na media 8×19 na frente e 9.5×19 na traseira, com pneus 235/35 R19. A cor das jantes, em cinza escuro condiz com a cor da carroçaria. No entanto, se o cliente pretender usar o carro em trackday, a empresa recomenda a utilização de 8.5×18 nos dois eixos com 235/40 R18 semi-slicks.
Este Cupra tem também um sistema de escape de 76mm de diâmetro, que pode ser bastante ruidoso. Isto deve-se ao facto de que o dono e criador da empresa Thorsten Meier, gostar habitualmente deste tipo de sistemas de escape, nomeadamente por usa-los também em competição, nas várias provas de rampas que faz na Alemanha.
Ao nível do motor também houve alterações. O intercooler de origem foi trocado por um da Forge, e a centralina foi depois reprogramada com o software da TIJ-Power para atingir os 375cv de potência e 489Nm de binário. Estes números têm como consequência 290km/h de velocidade máxima.
A empresa está agora a trabalhar numa nova versão, desta vez com 450cv.