Quem acompanha o fórum ou esteve atento ao concurso tuning deste ano, certamente que ficou a conhecer este excelente projecto com base no Nissan 300ZX twin-turbo. Este foi o projecto vencedor destacando-se dos restantes, mesmo tendo em conta a forte concorrência e a qualidade e quantidade dos projectos a concurso.
No entanto os utilizadores premiaram o empenho e trabalho realizado pelo Sky, praticamente fazendo ele próprio todas as alterações. O projecto foi apresentado, em estado original em Agosto de 2007. Desde esse dia, as alterações sucederam-se e o Sky foi fazendo as actualizações, tal como provam as mais de 80 páginas que compõem o tópico do projecto no fórum.
O resultado foi conseguido, um carro com performances dignas de tirar o folego, ao mesmo tempo mantendo uma estética com os traços originais, mas com pormenores que marcam a diferença. É um carro que se tenta destacar do tuning que se faz normalmente em Portugal, tendo ido beber muita da inspiração ao que se faz no Japão e EUA.
Alterações mecânicas
Provavelmente este é o projecto já publicado aqui no TOL, em que a lista de alterações ao nível do motor é maior. Nada foi esquecido ou deixado ao acaso. O bloco foi todo trabalhado e o interior polido, foram alterados os pistons e bielas, trocadas as árvores de cames, e todas as peças possíveis de serem melhoradas. Até os canais interiores do bloco foram trabalhados, o que mostra toda a dedicação a este carro por parte do Sky.
Foi também trabalhada a admissão e o escape. O sistema de escape original foi trocado por uma linha de escape em inox. Os intercoolers também foram substituídos por uns 60% maiores. Os injectores foram substituídos por uns da Nismo de 740cc, necessário para alimentar os cavalos do motor.
A componente electrónica também foi toda revista. Uma centralina reprogramável Nistune, controlador Boost Blitz SBC ID III spec R, etc, permitem ajustar as alterações às condições de utilização pretendidas. A transmissão também foi reforçada com embraiagem cerâmica e volante de motor mais leve.
Igualmente importante quando se altera bastante a capacidade de um motor, é conseguir que o carro fique mais seguro. Assim, tanto a suspensão como os travões foram revistos. Ao nível da suspensão foram escolhidos uns coilovers Megan racing EZ series, que permitem a regulação independente de cada mola e amortecedor. Foram também trocados os casquilhos e colocados reguladores de camber tanto à frente como atrás. Os travões foram melhorados trocando os discos, por uns ventilados e ranhurados e as pastilhas trocadas por umas EBC Red stuff. Para reduzir a fadiga foram também trocados os tubos por uns de malha de aço da Godridge e trocado o óleo pelo Shell donax Yb.
Exteriormente, o carro tem uma estética muito interessante e praticamente não foi alterado nada. O destaque é para o novo pára-choques frontal Nismo Jspec 99. Na traseira foi ainda colocado um aileron Kamari Z em fibra de vidro, que consegue uma redução de peso face ao original. Mas são sem dúvida as excelentes jantes Rota Grid de 18’’ que marcam a diferença, tendo diferentes larguras em cada eixo. Os pneus são nas medidas 245/50 e 265/35 R18 respectivamente no eixo frontal e traseiro.
O interior foi ainda revisto com uns bancos em pele e regulação eléctrica. A iluminação interior foi também alterada com o recurso a LED. Mas nenhum pormenor foi esquecido, como comprova por ex a mais recente troca da bateria, por uma mais leve.
O carro tem excelentes prestações e tal como já foi dito, o recente primeiro lugar obtido no concurso tuning do TOL é um excelente prémio para a dedicação do Sky. Acreditamos também que o projecto não está terminado. Quem quiser seguir ao detalhe este projecto pode visita-lo no fórum.
TOL: há quanto tempo possui este carro?
SKY: Cerca de 4 anos (2007).
TOL: Quando começaram as alterações?
SKY: 2 meses Depois da sua compra.
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2011?
SKY: Suspenção e principalmente Jantes.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
SKY: Existem ainda alguns pontos a melhorar, assim como existem sempre novos updates no mercado, mas o essencial já está feito.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
SKY: JDM.
TOL: Que inspirações tiveste?
SKY: Inspirei me em muitos projetos JDM e alguns USDM.
TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
SKY: Por vezes Daily, outras vezes uso ao fim de semana e tambem para aliviar o stress.
Características Técnicas
motor e transmissão | Pistons wiseco 88mm Bielas eagle JWT mild cams 260/.368″ 210 @.050″ JWT HD valve springs JWT HD VTC springs Cabeças trabalhadas (camaras e canais) Capas bielas/cambota clevite77 revestidas a ceramica Injectores oleo VG N/A Bomba oleo trabalhada sem restrictor Juntas cabeça Cometic 89mm/1.4mm Bloco faciado 0.10mm Cabeças Faciadas 0.10mm Parafusos Cabeça e cambota ARP Kit juntas Motor OEM NISSAN kit Destribuição OEM NISSAN Cabelagem EFI OEM NISSAN Rampas injectores 300degree Injectores nismo 740cc Termostato nismo Bloco trabalhado, Interior polido, Canal Central agua trabalhado, relas novas Colector admissao Trabalhado AMZ stage 2 turbos Colectores AMS AEM water/Methanol injection AEM wideband Linhas escape inox Downpipes 2.4´ Linhas 2.4´ X final 2.5´ e saídas 4´ Centralina Reprogramavel Nistune Volante motor mais leve XTD Embraiagem ceramica XTD Tubo malha aço bomba embraiagem CZP chromoly clutch pivot ball Poli cambota aluminio Velas NGK iridium IX 8 Filtro gasolina SL 55AMG Filtro oleo KN Oleo Fuchs TITAN 10w50 Anticongelante GlycolShell auto 50/50 Dupla admissão Intercoolers goodspeed 60% maiores Hardpipes em aluminio Bujão magnetico Dump valves Z1 motorsport Controlador Boost Blitz SBC ID III spec R Controlador Blizt R VIT Tampão Radiador Nismo Radiador agua Nismo Radiador oleo Nismo |
chassis | Coilovers Megan racing EZ series 2011 regulagem independente da mola, 15 niveis de damper. Reguladores camber atras e frente Casquilhos triangulos,barras, caixa direcção Energy suspension |
travões | Disco ventilados e ranhurados CNR Pastilhas EBC RED Tubos malha aço goodridge Oleo travões Shell donax YB Bombas travão reconstruidas OEM |
rodas | Jantes Rota grid Drift 18´ 8.5 pneus 245/40/18 continental sportcontact 3 18´ 9.5 pneus 265/35/18 Toyo R888 GG |
exterior | Parachoques frontal Nismo J spec 99 Aleiron traseiro Kamari Z em fribra vidro mais leve que original 3ª luz stop OEM Xenon 6000K Leds minimos/matricula |
interior | Bancos em Pele e regulação electrica iluminação em Leds (Luzes Quadrante, interior) Amplificador BOSE Auto radio DVD scott |
Outros | Veio Transmissão AMZ lightweight Short shift Bateria Lightweight Espaçadores charriot traseiro em aluminio Tubagens diversas CZP em silicone Porcas em aluminio Valvulas invisiveis Valvulina Redline MT90 caixa velocidades Valvulina Shell spirax 80w90 Diferencial EGR OFF AIVs OFF |