NISMO – 30 anos de sucesso

A NISMO foi fundada em 1984, pela junção de dois departamentos desportivos da Nissan, o Publication Division 3 e o Special Car Testing Division. O objectivo inicial era especializar a NISMO no desporto automóvel e apoiar as equipas locais nas várias provas em que estavam envolvidas.

Tuning e competição

A palavra NISMO é precisamente criada pela abreviatura das palavras NISsan Motorsport. No entanto a marca está também muito envolvida ao nível do Tuning. A NISMO desenha e controi uma larga gamas de produtos aftermarket para os Nissan, incluindo kits de carroçaria e componentes aerodinâmicos como spoilers ou ailerons, mas também jantes, componentes para suspensões e para upgrade aos motores dos Nissan.

nismo-tuning

A Nismo está para a Nissan, como a AMG está para a Mercedes-Benz ou a M Division está para a BMW. É o laboratório onde os componentes de alta performance para estrada e pista são preparados.

A marca NISMO é inclusivamente um nome sonante para todos os entusiastas de automóveis, principalmente os que se interessam mais pelo Tuning de carros japoneses.

O culto ao Nissan Skyline

A marca NISMO está também intimamente ligada ao culto que existe hoje em relação ao Nissan Skyline. Foi em 1989 que a NISMO lançou o lendário Nissan Skyline R32. No campo desportivo o percurso do Skyline é notório. Venceu 29 das 29 corridas que efectuou no Campenato Japones GT Grupo A, tendo sido campeão durante 4 anos consecutivos. Este modelo venceu ainda o Campeonato Australiano de viaturas de Turismo, onde recebeu a sua alcunha, de um jornalista local, o “Godzilla”.

O Skyline R32 foi também muito alterado para estrada, tendo ganho um grande culto entre os tuners, primeiro no Japão e depois em todo o mundo.

Nissan-Skyline-GT-R-R34-Nismo-Z-tune

Mais tarde a NISMO lançou o Skyline R34 V-Spec Z-Tune, uma versão muito rara e exclusiva, com 500cv obtidos de um motor de 2.8l. Tornou-se um carro muito desejado entre os entusiastas do Tuning. Apenas 20 unidades foram construídas. Foram também convertidas algumas a partir do modelo original.

Depois, em 2004, a Nissan lançou o Fairlady Z preparado pela NISMO. Na europa, este modelo foi vendido com o nome Nissan 350Z e rapidamente se tornou um sucesso, também entre os entusiastas do Tuning.

O ano de 2008 seria igualmente marcante. Foi o lançamento do Nissan GT-R, um carro de altas performances, mas muito mais acessível do que um superdesportivo normal. Automaticamente o GT-R fortaleceu a imagem do grupo, tendo ganho muitos fans por todo o mundo. A história do GT-R está também intimamente ligada aos circuitos.

nismo-nissan-gt-r

Não menos importante foi o facto de que a Nissan e a NISMO terem lançado, em parceria com o a Sony, o projeto Nissan GT Academy. A ideia poderia ser arriscada ao início, que era colocar os ávidos jogadores de consolas a correr em circuitos reais, ao volante dos carros da Nissan. Lucas Ordonez foi o primeiro jogador a tornar-se um piloto e a ter sucesso no mundo do automobilismo, mas outros se seguiram como o Português Luis Faísca.

São muitos os Skyline que se deslocam à sede da NISMO, um edifício em Omori nos arredores de Tóquio. Os carros vêm para fazer upgrades de vários tipos, a revisão ou simplemente para tirar fotografias no exterior da fábrica.

2015-nissan-gt-r-nismo-track-package-nordschleife-lap-times

Para assinalar o trigésimo aniversário da NISMO, a Nissan começou a celebração dos seus 30 anos de engenharia pioneira promovendo eventos em todo o mundo incluindo actividades em grandes eventos de desportos motorizados nos EUA e na Europa.

Desde 1984 que os engenheiros da NISMO têm vindo a criar o ADN de desempenho japonês único da Nissan através de uma série de projectos pioneiros de alto desempenho. Actualmente no seu trigésimo ano, a empresa está a começar o seu projecto mais importante até à data: a criação do Nissan GT-R LM NISMO, o representante da Nissan para disputar a categoria LM P1 em Le Mans em 2015.

historia da nismo

“A começar pelo primeiro presidente da empresa, Yasuharu Namba, o sucesso da NISMO que conhecemos actualmente é o resultado do trabalho árduo e sacrifício dos nossos muitos antecessores”, afirmou o presidente da NISMO, Shoichi Miyatani. “De igual modo, a empresa também não poderia ter crescido desta forma sem o apoio de todos os nossos fãs, patrocinadores e empresas perceiras. Quero agradecer a todos pelo apoio ao longo destes anos”.

“Desde a fundação da empresa há 30 anos, todos trabalharam diligentemente e contribuíram para o nosso sucesso e desempenho em pista. Como resultado da paixão e das conquistas alcançadas com este sucesso, a ‘NISMO’ tornou-se um símbolo do desempenho Nissan”, continuou Shoichi.

“Vamos continuar a aprimorar as nossas capacidades técnicas, manter o nosso empenho em vencer, preservar o nosso espírito pioneiro e aumentar a admiração pela marca Nissan. No ano que vem vamos participar na categoria de topo das 24 horas de Le Mans pela primeira vez em 17 anos. Enquanto empresa e com o apoio dos nossos fãs, iremos encarar este novo desafio com todo o empenho e dedicação que temos!”, concluiu.

#30YearsOfMaverick

#30YearsOfMaverick (30 anos de pioneirismo) começou no passado dia 17 na sede da NISMO em Yokohama, no Japão, onde o aniversário foi celebrado pelas pessoas que desempenharam um papel importante na história da NISMO, num evento em que foi feita uma retrospectiva sobre alguns dos projectos que captaram a atenção do público ao longo dos últimos 30 anos. As celebrações vão prosseguir em diversos eventos de desportos motorizados.

“Ao longo de 30 anos a NISMO dedicou-se a projectos que outros diziam ser impossíveis. A Nissan e a NISMO têm assumido riscos para impulsionar a inovação dentro e fora das pistas e a maioria destes projectos pioneiros acabou por receber muita aclamação, mas também não tememos o falhanço. É isto que define uma atitude verdadeiramente inovadora – não é apenas o slogan de uma empresa”, afirmou Darren Cox, Director Global de Marketing e Vendas da NISMO.

“A NISMO esteve sempre preparada para desafiar os limites ao longo dos últimos 30 anos e vai manter a mesma mentalidade no futuro”, continuou. “Temos grandes desafios no horizonte incluindo a expansão da gama de automóveis de estrada NISMO, a abertura do incrivelmente bem-sucedido programa Nissan GT Academy em mais mercados e – naturalmente – o desafio de enfrentar a Audi, a Porsche e a Toyota em Le Mans no próximo ano”.

A Nissan estará presente no fim-de-semana de 18 e 19 de Outubro no autódromo do Estoril, onde decorrerá a última prova da European Le Mans Series e que tudo indica verá a consagração de uma equipa de LMP2 com motor Nissan sagrar-se campeã desta temporada. Miguel Faísca, campeão europeu da GT Academy 2013, alinhará ao volante de um protótipo LMP2 da Greaves Motorsport.

Deixe um Comentário