Momentos de Condução

Grandes momentos de condução e pilotagem

Ver um piloto cheio de talento a controlar um carro de corrida numa pista é como assistir a um artista a trabalhar na sua obra-prima. Neste artigo destacamos alguns dos melhores vídeos de condução e pilotagem que estão disponíveis no youtube.

Muitos destes vídeos marcaram também a história do automobilismo recente, por terem servido de inspiração para muitos outros que se seguiram. Outros simplesmente mostram a perícia de alguns pilotos e a potência e performance das máquinas em pista. Lembramos mais uma vez que pode ver muitos outros vídeos excelentes na secção de vídeos de carros aqui do TOL. Se tens uma sugestão de um vídeo, envia para admin @ tuning.online.pt.

Hans Stuck em Nürburgring

Primeiro ele ultrapassa um Porsche, depois outro e finalmente um terceiro, isso antes de deixar a parte nova da pista de Nurburgring. Depois a forma como ataca as curvas é impressionante. A pista é também uma das mais míticas. Para além disso o som do BMW M3 GTR é bestial. Como qualquer piloto de topo, parece que é uma tarefa simples. Um vídeo para rever várias vezes.

Ken Block em Gymkhana

Quando foi divulgado este primeiro vídeo de Ken Block em Gymkhana ele rapidamente se tornou um sucesso da internet. Neste vídeo Ken Block faz coisas muito originais que não tinham sido vistas antes.

Fangio no Mónaco

É uma outra época. O mestre pilotando um D50 pelas ruas do Mónaco ainda pela manhã. Repare-se na falta de protecção da pista e os carros estacionados na rua. O som dos pneus, as trocas de velocidade, as saídas de traseira, quando um carro anda bem e o motor soa harmoniosamente, o ruído transforma-se em música e o piloto é o director de orquestra.

Ari Vatenen na Ilha de Man

Já imaginaram o que aconteceria se o piloto de um carro de rali fosse tão rápido que o co-piloto não conseguisse ler as indicações o suficientemente rápidas. Neste vídeo pouco falta. É impressionante a rapidez com que se sucedem as curvas e as lombas, parecendo que muitas vezes o carro não vai passar.

Cena da perseguição em Bullit

Steve McQueen em Bullitt numa das melhores cenas de perseguição em cinema de todos os tempos. A cena começa inofensiva em que os carros brincam nas ruas de San Francisco. Depois começa a persseguição. São muscle cars, com burnouts, travagens, saltos, tiros e muito mais.

Walter Röhrl

Esta compilação já seria excelente se fossem apenas três minutos de vídeo onboard com os fans de rally a sair do caminho do Audi Quattro. Mas este vídeo é acompanhado de filmagem do trabalho de pés e mãos do Walter. Algumas das cenas são no Rally de Portugal.

Ruf CTR Yellowbird em Nürburgring

Trata-se de um trabalho de apresentação da Ruf, com o Ruf CTR no circuito mais desafiante do mundo, Nurburgring. O vídeo mostra ainda algumas brincadeiras feitas com um carro que na altura é dos mais rápidos no circuito. Quando comparado com outros vídeos de Porsche actuais dá para ver como evoluíram os carros. Atenção à forma como muitas das curvas são feitas, com o Ruf totalmente de lado em derrapagem.

Climb Dance

Ari Vatanem está de volta, desta vez ao volante de um Peugeot 405 bestial a fazer a subida de Pike’s Peak. Este vídeo, Climb Dance teve vários prémios na época, e mesmo que não os tivesse conseguido, ainda seria considerado um dos melhores vídeos automobilísticos. Atneção por volta do 3min 25s quando Ari usa a mão para bloquear a luz do sol e mesmo assim não tira o pé do acelerador. Este vídeo influenciou muitos outros que se seguiram sobre Pike’s Peak.

C’était un Rendezvous

O director Claude Lelouch fez esta curta metragem com uma câmara, um carro, num belo cenário, a cidade de Paris. O piloto é o próprio Lelouch, o carro permaneceu um mistério durante anos. “Foi um encontro” é um curta-metragem (menos de 10 minutos) feito em 1976 por Claude Lelouch, mostrando uma viagem de alta velocidade por Paris. O filme foi filmado num Mercedes 6.3 e o som de um Ferrari 275 GTB foi adicionado depois quando o piloto fez o percurso novamente. Talvez tenha inspirado muitos outros filmes que se seguiram como Getaway in Stockholm.

Dean Evans em Bathurst

Mount Panorama, mais conhecida como Bathurst, é uma espécie de Nürburgring do hemisfério sul: um circuito citadino com partes em montanha, pista estreita, quase nenhuma escapatória, sem contar uma variação de altitude de 174 metros. Evans ultrapassa 11 carros no vídeo (sem considerar os carros que são superados duas vezes).

Deixe um Comentário