O Mini é um dos carros mais importantes da indústria automóvel tendo até sido considerado o segundo carro mais influente do século XX. O MINI actual, concebido pela BMW está longe de ser um carro económico, tal como foi concebido por Sir Alec Issigonis, no entanto é um carro que goza de uma imagem muito forte e distinta, com um design estilizado e novos argumentos para um público que procura algo diferente.
Em Portugal existem excelentes projectos tuning com base Mini, demonstrando mais uma vez que é possível termos tuning ao nível do que de melhor se pode fazer. Este é certamente um deles, um carro que foi bastante melhorado desde que foi adquirido, possuindo alterações a todos os níveis que o tornam mais atraente e que certamente não passa desapercebido na estrada.
Trata-se de um MINI Cooper de 2002 de cor amarela. Certamente o amarelo não é uma cor do agrado de todos, mas com as alterações efectuadas, não restam dúvidas que o carro ficou brutal. Quando comparamos com as fotografias originais (que não publicamos), as diferenças são notórias.
Mas vamos às alterações. Começando pelo exterior, o carro tem um Kit Aero JCW, capot do Cooper S e Spoiler GP. Outros detalhes que fazem a diferença são as grelhas do para-choques traseiro com fundo preto, tejadilho preto, antena pequena ALTA, os frisos dos vidros forrados a vinil preto e a remoção da escova limpa vidros traseira.
Surgem depois alguns componentes em carbono como o tampão de gasolina, as capas dos espelhos retrovisores e a entrada de ar JCW. Também houve alterações ao nível dos farolins em que foi retirado o cromado, foram aplicados uns piscas laterais transparentes, colocados LEDs na iluminação da matrícula e as ópticas frontais são do modelo facelift com a Joeymod. Foi ainda efectuado o revestimento do chassi Cooper S R56.
Também o interior foi alvo de alterações consideráveis. Foram usados materiais de primeira qualidade como o carbono e a Alcântara conforme passaremos a descrever. A fibra de carbono está presente na manete de velocidades M7, na manete de travão de mão JCW, nas pegas das portas e nos downtubes.
Por sua vez a Alcântara foi usada na forra do tejadilho e nos pilares, assim como no fole de travão de mão e na manete de velocidades. O excelente volante multifunções de 3 braços JCW também tem parte forrada a Alcântara e é certamente um dos componentes que mais se destaca, dando uma imagem bastante desportiva ao interior. Há ainda a destacar o Radio de CDs OEM proveniente da versão facelift, os GP Dials, ScanGauge e leds brancos KM. Também os frisos interiores foram pintados de preto brilhante. Para finalizar, foram usados tapetes com decoração Xadrez da JCW.
Mas um bom projecto tem que ter sempre alterações que melhoram o desempenho do carro e este MINI está também muito bem preparado. O motor foi alterado ao nível do sistema de escape com uns colectores OBX e um escape do MINI Cooper S R56, em que foi também retirado o catalisador. Foi colocada uma Bobine msd e trocados os cabos de velas pelos Magnecor KV80, assim como as velas, pelas Denso IK20. A respiração do motor foi melhorada com o recurso a uma admissão de ar BMC CDA.
Conforme se pode ver nas excelentes fotos do André Vieira, o carro está com uma postura excelente. O chassis foi melhorado com reforços da versão Cooper S R52 (a vermelho na foto), mas também foi aplicada uma barra KW. Os coilovers são provenientes da D2 racing, e os casquilhos foram trocados pelos da Powerflex, que garantem um desempenho em estrada melhorado.
As jantes são as Tenzo- R DC-5, em preto mate, que garantem um contraste excelente com o amarelo do chassis, numa combinação de cores muito exclusiva e desportiva.
Olhando com mais cuidado para as fotografias, podemos ver como pequenos detalhes podem fazer uma diferença grande, no entanto este projeto tem alterações muito bem pensadas, e que se adequam certamente ao tipo de utilização que o dono pretende. Mais uma vez o recurso a componentes de outros modelos da marca, com o kit e acessórios da JCW ou de versões mais recentes, apresentam-se como uma escolha acertada, mantendo a qualidade do conjunto ao mais alto nível.