Jantes e pneus largos: a importância no tuning

Os pneus largos estão há muito tempo associados ao tuning e aos carros desportivos.A utilização de pneus mais largos tem vantagens e desvantagens, mas é certo que esteticamente contribuem muito para a aparência de um carro. É por isso importante saber em que consiste a troca de umas jantes e de pneus mais largos num carro.

Qual é o impacto na performance e segurança?

Se inicialmente a instalação de pneus largos num carro era sinónimo de garantir uma maior aderência e uma maior rapidez sobretudo nas curvas, hoje já não é tanto assim.

Os pneus largos são hoje procurados sobretudo pela sua força de tracção, para garantir uma maior performance do veículo durante a sua condução.

As jantes estão diretamente relacionadas com o potencial de aceleração e potência, sobretudo no arranque. Isto acontece sobretudo nos carros mais recentes de diesel ou com motores turbos.

No entanto, não é só esta performance adicional que é acrescida ao instalar pneus mais largos. A segurança também é um aspeto importante e que constitui uma vantagem ao usar pneus mais largos. O capacidade de um carro travar mais rapidamente e numa menor distancia também é maior quando um pneu é mais largo pois o atrito é maior.
Contudo pneus mais largos são também mais propensos ao aquaplanning e fazem eventual-mente com que o consumo do carro também aumente, quando comparados com outros de menor largura.

Um acessório para o tuning

Os pneus mais largos são conhecidos por serem algo procurado por todos os amantes do tuning ou daquelas pessoas que querem melhorar o aspeto do seu carro. Combinados a uma jante apropriada, os pneus largos conseguem dar um aspeto dinâmico, bonito e potente ao carro, especial-mente se combinados com um ligeiro rebaixamento da carroçaria.

Contudo, tal como em qualquer outro pneu, é necessário adquirir um pneu de qualidade e perfeitamente adaptado ao carro.

Se escolher um pneu demasiado largo para o seu veículo, isso pode ter o efeito contrário. Pode provocar uma diminuição da performance e, acima de tudo, da segurança, tendo ainda a possibilidade de não ser legar ou de tocar na carroçaria.

Apesar do efeito bonito, e do style do carro, uma jante e pneu mais largo pode proporcionar ao seu carro, não coloque o aspeto visual acima da sua segurança. Lembre-se que um carro perfeitamente adaptado ao tuning, é acima de tudo um carro com uma excelente performance e mais seguro.

A performance do carro é a combinação de um excelente motor, de excelentes funcionalidades, conforto, design e segurança. A escolha de um pneu para o carro deve garantir todos estes aspetos, pois ao deixar algum de fora, estará certamente a transformar um carro que fica longe do que irá desejar.

As vantagens de um pneu mais largo são várias, mas nem sempre ideais para uma condução no do dia-a-dia. Um pneu mais largo é sinónimo de uma maior aderência e de uma grande diferença na condução.

Deixe um Comentário