Informações sobre obras nas estradas

A Estradas de Portugal (EP) lançou o site http://www.estradas.pt, ferramenta que permite aos automobilistas calcular o itinerário para uma viagem, ver as estradas que estão em obras ou consultar imagens do trânsito em tempo real.

Disponível em www.estradas.pt e em m.estradas.pt (no caso do acesso ser feito a partir de telemóvel), o site foi desenvolvido em parceria com a Microsoft Portugal e representa um investimento em tecnologia, a três anos, de 80.000 euros, avançou João Morgado, da EP, durante a apresentação do portal, que decorreu esta tarde em Almada.

Além das imagens do trânsito em tempo real, provenientes das câmaras que a EP tem instaladas nas estradas portuguesas, o portal disponibiliza também informações sobre dados de tráfego, meteorologia, restauração, farmácias, hospitais e postos de abastecimento.

No entanto a EP está a adicionar “mais funcionalidades” a este site, avançou o director do Gabinete de Sistemas de Informação da EP, Rui Ribeiro. “Num futuro breve poderá ser possível aos utentes pedirem informações à EP e recebe-las por SMS [mensagem escrita]”, exemplificou Rui Ribeiro.

Para o presidente da EP, Almerindo Marques, o lançamento deste site “vai ao encontro de uma necessidade efectiva dos utilizadores das estradas”, ao mesmo tempo que permite à empresa “melhorar a qualidade do serviço público que presta”.

A informação do portal aparece espalhada num mapa, onde existem vários sinais que indicam as ocorrências. Clicando nesses ícones, aparece descrita a informação associada. Numa barra lateral, vão aparecendo as ocorrências detectadas, sendo que podemos pesquisá-las por zona (no separador Ocorrências). Pode inclusivamente aplica-se filtros à informação visualizada.

Outra funcionalidade interessante deste portal, é o facto de podermos ver o trânsito através das câmaras espalhadas pelas estradas portuguesas. Para isso basta clicar em “Câmaras”, pesquisar pelo local pretendido e ter a sorte de existir câmaras nos nossos locais de interesse.

Este portal transmite a informação com um tempo de atraso em cerca de 15 minutos. Também está disponível um widget para download.

Deixe um Comentário