Em princípio durante a próxima semana escrevo um pouco sobre o filtro de ar... Ainda vou tirar uma ou duas fotos a uns pormenores que convém mencionar
ESPECIFICAÇÕES
MOTOR 1.3 VVT-i
Código do motor 2SZ-FE
Nº cilindros 4 em linha
Mecanismo de válvulas 16 válvulas, DOHC comando por corrente
Sistema de injecção Injecção Electrónica de Combustível (EFI)
Cilindrada 1298
Diâmetro x curso 72,0 x 79,7
Taxa de compressão 10,0:1 (ou 10.5:1 segundo algumas fontes)
Potência máxima(cv/rpm) 87/6000
Binário máximo(Nm/rpm) 122/4200
Corte de injecção (rpm) ~6750
PERFORMANCES
Velocidade máxima (oficial) 175 km/h
Aceleração (oficial) 0-100 km/h 12.1 seg
Aceleração (oficial) 0-400 m 18.1 seg
Velocidade máxima 199km/h (valor maximo do quadrante)
Aceleração 0-100 km/h ~10seg
Aceleração 0-400 m n.d.
Coeficiente aerodinâmico 0.30
Transmissão Dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo MacPherson com braço inferior em L e barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido de torção com barra estabilizadora
TRAVÕES
Dianteiros Travões de disco
Traseiros Tambores (cortesia do mercado francês )
Assistência à travagem ABS e EBD
JANTES E PNEUS
Pneus 195/45 r 16; Michelin Pilot Primacy e ContiSportContact
Jantes AEZ; 7,5J; 16''; ET35
Alterações | Manutenção
Alterações e manutenções realizadas:
Filtro de ar KN
Oleo Visco 7000 Sport (5w40)
Velas Denso IRIDIUM
Molas TTE (menos 30mm à frente; menos 40mm atrás)
Barra AA dianteira OMP
Ponteira maravilha em aluminio :lol
Alterações a realizar:
Barra AA traseira
Reforços inferiores
Amotecedores (bilstein, koni, KYB?)
parachoques traseiro de YTS (mkI)
Spoiler TTE
..........
Considerações
FILTRO DE AR KN:
Não sendo nada de milagroso, é um bom investimento! Tem uma capacidade de filtragem excelente, cheguei a ter a entrada da admissão até ao filtro com um pó muito fino e depois do filtro estava absolutamente imaculado! Já fiz perto de 20000 km com ele, uma manutenção entretanto, e nada de negativo a apontar. A manutenção é fácil, eficiente, e relativamente barata!
Em termos de resultados práticos na condução, o motor anda muito melhor. Acelera melhor, particularmente a passar as 2000rpm e melhor ainda nas 4000rpm, onde supostamente anda o binário máximo. Nesta rotação passou a ouvir-se mais a admissão a puxar ar. O barulho do motor alterou ligeiramente, sentido-se ligeiramente mais a partir das 3000rpm, mas longe de comprometer o conforto acustico! Alias, continuo a achar que o motor se ouve muito pouco!!!!
Em suma, aconselho vivamente!
Preço de custo: 57€ (filtro) + ~15€ (kit de limpeza para 8/12 lavagens)
Filtro de óleo TRD:
Não há muito a dizer sobre este consumível, uma vez que os ganhos que se possam ter são de certa forma 'invisíveis'. Segundo a marca, ha ganhos em termos de resistência do filtro, melhor capacidade de filtragem e circulação do oleo, melhor capacidade manter a pressão do mesmo, etc.
A única referência que tenho para já é que, uma vez que estou a usar um oleo equivalente ao anterior (semi-sintético 10W40 ) o carro está a fazer consumos melhores com mais facilidade, parece-me mais disponível a quente, e fazia nos primeiros 3000km após a revisão um certo 'ressoar' em desaceleração... Actualmente não tenho notado nada... talvez por andar com a musica mais vezes ligada!
Oleo ELF Evolution 5w30
Fui comprar o dito óleo 5W30 para o yaris. Algures numa norauto, um ELF Evolution em garrafão de 5l (dá para 2 revisões).
O carro está suavezinho, nota-se uma diferença descumunal no trabalhar a frio!!! Responde muito melhor, como se já estivesse quente!! Claro que nao ando a abrutar com o motor frio, mas nota-se que desenvolve muito melhor do que com os semi-sinteticos 10W40 que usei antes.
Em quente o carro está mais solto, principalmente em baixas, sobe bem de rotação, responde bem ao acelerador. Está superior sem sombra de dúvidas!!!
Em princípio esta muda vai dar até aos 50.000 e daí em diante mudo o oleo de 10 em 10.000km
Resta saber se o motor vai consumir algum óleo (espero bem que nao ) e como ele vai sair na proxima revisão!
Pneus | Bridgestone Turanza ER300 185/60r14
São os que montei em substituição de 4 maravilhosos Energy aos 35000 km.
Ainda não rolei o suficiente com eles, mas há já claras melhorias!!! Muito mais estável seja qual fôr a velocidade, em recta ou curva, sem passageiros ou com carro cheio! O carro entra em curva de forma mais directa e mantem a trajectória de forma bastante linear! Impecável. Em consequência, sentem-se mais as limitações do conjunto mola-amortecedor pelas características que tem, ou seja, uma vez que o pneu em vez de escorregar, agarra, obrigando a suspensão a 'trabalhar' mais. Nada que nao se resolva, mas tenho que me habituar às reacções... Em relação à influencia dos pneus na travagem, nao posso ainda dizer muito.
Já rolei 800/900 Km (nao sei a certo ) e estão dentro do esperado!
No passado fim-de-semana a caminho de Gouveia estava expectante pra fazer o melhor pedaço de estrada da viagem (algures entre Mangualde e Gouveia).
Assim por alto, a parte gira começa com uns 3km a descer com algumas curvas que vao sendo mais fechadas até uma sequencia verdadeiramente carroussel (entre o ponto 1 e 2)!! De seguida ha uma curva larga ainda em descida seguida de recta. Nesta parte mais fechada sente-se mais uma reacção que nao tinha previsto com a mudança... No geral posso entra mais rapido em curva, inserir melhor, dar mais acelerador em apoio e sair em força (aqui é onde tou a começar a sentir o motor curtinho.... quero mais!!!!!!). O carro vai mesmo muito certinho, se tiver que apertar a saida ele segue certinho. Acontece é que agora a suspensão é mais esforçada, e ao recuperar 'atira-me' mais o carro. Nao o faz sair da trajectória, nem nada que se pareça, mas um gajo agora anda facilmente aos trambolhões dentro do carro com o aumento de forças geradas (nota mental, pensar seriamente em alterar os bancos ).
Onde o carro não está tão superior é nessa curva larga que falo acima (mesmo onde é o ponto 2). Por ser a descer o carro fica um bocado descompensado e nao dá pra fazer muito mais rapido... antes fazia a 75/80, agora fiz a 80/85. Contudo gostei muito de algo que eu queria manter: soltar a traseira só com um jeitinho no acelerador É mesmo muito simples, completamente em apoio e com algum acelerador, levanta-se o pé ligeiramente, e ele começa logo a soltar-se! E menos 'falso' do que antes, facilmente se leva ao sítio!
Entre o ponto 2 e 3 (continuação de descida até ao mondego e atravessamento da ponte) nada de especial. mas daí pra frente, as primeiras duas curvas foi muito estranho: estava a entra com mais ávontade, mas deu-me uma sensação muito estranha de ter o carro a afundar!!! Tava mesmo a pensar que tivesse furado Foi mesmo só impressão. Afinal era a primeira vez que estava a passar ali com pneus novos. Daí pra frente fui apalpando o comportamento do bichito... Em UpHill é que isto brinca!!!!! Tava a fazer as curvas sempre a pelo menos 10km/h mais que antes, e ainda a "medo"! Muito controlado, a permitir fazer uma trajectória limpa e a corrigir se necessário ao longo da curva (antes era igual ao litro ). Mesmo bom bom bom!!
Fora de estradinhas, em AE ele tá muito bonzinho. Tá mais firme (e hirto, digo eu) e dá confiança suficiente para apanhar umas multas quilhadas e ficar sem carta.... Andar a 150 é muito devagar, digo já! Com os energy nos 'finalmentes' a 170 parecia que sentia o carro a andar nas nuvens!! Parecia que nao sentia nada da estrada no volante... Agora nem 'virando' o quadrante tenho essa sensação! Ah, e nao me pareceu que o fizesse mais lento... nada mesmo
Ainda em falta, fica uma apreciação sobre comportamento em chuva...
Molas TTE sem barra AA
As ditas molas rebaixaram o Yaris em aproximadamente 30mm à frente e 40mm atrás. Dado que me interessa manter o carro mais subido na traseira, subi-a com umas bases em Nylon da A.R.T.
Naquilo que interessa, a condução do carro, as molas fazem o esperado: Reduzem o rolamento em apoio e consequentemente aumentam o grip. Para os fãs do liftoff oversteer, não, não desaparece, nem com 195/45 r16 e um offset no limite! O carro entra muito bem em curva, aguenta-se a velocidades estupidas e nao fica demasiado duro. Alias, o setup com amortecedores de serie é confortável qb em serra com piso irregular/abrasivo. Onde o desconforto se faz sentir mais é em nacionais ou AE, a media velocidade, pois como o carro acompanha mais a inclinação da estrada, sentem-se essas oscilações como forças laterais - se é que me faço entender. Também nos buracos e valas não há milagres! Doi! :lol
Em relação a outras questões práticas levantadas fruto da menor distância ao solo, com o setup final que tenho (traseira com bases da A.R.T.) não tenho problemas de maior. A frente bate nos passeios mas como eu ando muito a pé e vejo a maior parte dos condutores que deixa a frente em cima do passeio como umas bestas, nunca me habituei a estacionar dessa forma. Resumindo, problema algum, para mim entre frente baixa e passeios. Mesmo com 3 pessoas no carro, é raro raspar em rampas de acesso ou rampas de passeios. Está no ponto!
Barra AA OMP
Depois de mais de um ano com a barra na garagem, finalmente a barra está no sítio.
Diferenças na condução? Estabilidade aumentada largamente, a frente está muito mais precisa na introdução em curva e ao longo da mesma, mantendo a trajectória com mais precisão, não havendo agora necessidade de compensar certas reacções em apoio. Muito linear.
Em uphill é uma coisa deliciosa. Travar deixa de ser uma necessidade para ser algo a evitar. Basta largar o acelerador, virar e deixar a frente agarrar. Impecável!! Logicamente que ao ter a frente mais agarrada, sente-se melhor a traseira a escorregar. Muito previsível!! Comparativamente com o setup de série, talvez seja mesmo estes os pontos essenciais! Previsibiildade e precisão acrescidas!
Consumos
Boas na parte dos pneus tb tens os 195 40 R16 k fikava msm bem no carro
Seat Leon FR 04
MBpower
com as oz chrono fica escelente...
mt louco mesmo....
boa sorte co projecto!
tens ai uma boa maquina....
Também ando para comprar uma velas dessas, dissem que se nota diferença no rendimento do carro.
Mas já fizeste alguma coisa ao carro?!
Fiquei sem perceber!
Mercedes A45 AMG
Mini F56 JCW
Mini R53 JCW
Fiat 124 Special T
Fiat Coupe 20VT
BMW M4
Acho que as backets nesse carro e um erro. Talvez um reforco de conforto nos teus actuais, e um forro fossem o mais aconselhavel. O spoiler.. tambem nao gostei, mas de resto parece-me bem. []
finalmente um yaris no tuning!! hehehe
eu adoro o yaris, foi o carro que me ensinou a curvar e nunca me deixou envergonhado, até uma vez a subir a ic-22 um tdi de 130cvs nao me deixou mtooooo para trás.. isto com um 998cc. hehehhe
essas jantes na foto desse yaris são realmente lindas e caiem mto bem no carro! e eu que sempre achei as superlegera as mais lindas do mundo!!
o teu é de quantas portas??eu sou um fanatico por carros de 3portas e se tivesse um yaris de 3portas até o herdava da minha mãe..mas como é de 5
a unica coisa que fazia na traseira do yaris era tirar os simbolos, letras e fechadura..ficava uma traseira lisa..apenas os farois e matricula cá em baixo..pensa nisso!
e força para o projecto!
CDTi
Ele ia em 6ª tu em 2ª, nao?Mensagem Original de uncolonized
Se realista pah! :p
Built, not bought!
tdas as opçoes me paracem bem, mas as ultraleggera iam cair mto bem...
knt ao resto, so de rever o xokes da TTE, n gramo os farolins ou k é neles...ms tb isso tiravas e tapavas os buracos...
força c o projecto!
Cumpz...
Força com isso, queremos ver isso acabado
não, partimos os dois de um semáforo a descer a calçada de carriche..mas a curva de ic-22 nao é qualquer um que a dá a mais de 130km/h, e ele ia com a namorada.. lolMensagem Original de FrEaKZoIdE
bem, mas nao vou interferir mais..eu sei a pedrada que o yaris tem, e quem já o conduziu sabe bem aquilo que anda! claro, que não anda mais que um tdi 130cv, e ai estou a ser realista :p
CDTi
A "pedrada" que um yaris 1.0cc tem?Mensagem Original de uncolonized
Levou com algum calhau?
P.S- para um 1.0cc anda bem mas...calma aí pessoal!
Mercedes A45 AMG
Mini F56 JCW
Mini R53 JCW
Fiat 124 Special T
Fiat Coupe 20VT
BMW M4
Ora bem. Arranjei maneira de ter valores mais correctos a partir dos videos que tenho do yaris e assim tenho novos valores e mais fiáveis!!
Agora as desculpas
Logo até aos 50km ha uma vantagem para o filtro que desaparece até aos 100km/h porque eu deixei o carro chegar ao corte em primeira
Tinha o telemovel á frente e não me apercebi que tinha que fazer a passagem de caixa mais cedo!
De qualquer forma a partir daqui, os valores compoem-se a favor do filtro
Resta dizer que falta fazer novas contas mas com Ultimate, uma vez que ele tá actualmente com galp 98, bem inferior à Ultimate!!!
Espero que os valores se tornem mais expressivos aí!
Queria só terminar a dizer que o filtro não é nenhum santo milagreiro, nem que dá 500cv nem nada disso!!! O certo é que o carro está com um andamento mais estável, não precisa de tanto acelerador qd começa a subir, o CB mostra inclusivamente menos consumo instantaneo nestas situações!!!! Menos 1l/100km pelo que vi!!
Na 5ª feira a vir de aveiro comparei o consumo, só em AE, de aveiro a mangualde..... Antes, a andar na casa dos 140, 150 km/h gastava 8l/100km e agora gastou 7.1!!! nada mau!!!
Para já, ainda sem andar a ultimate tem feito menos 1l aproximadamente!!
Quando estiver a andar de novo a 100% com ultimate, vou voltar a tentar fazer a melhor media entre aveiro-gouveia-aveiro!! O melhor que fiz até aqui, sem filtro, foi 4.5l/100km. vamos ver daqui pra frente que valores consigo obter! Escusado será dizer que fazer esta media é uma seca!!!! A velocidade na AE e no ip5 anda não passa dos 90 pra não gastar muito
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